TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura de uma empresa de calçados sustentáveis

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Empreendorismo        4

2.1.1        Modelo do negócio        4

2.2        Homem, cultura e sociedade        5

2.3        Gestão de projetos – gestão de escopo        6

2.4        Modelos de gestão        7

2.5        Legislação social e trabalhista        8

2.5.1        Licença-Maternidade        8

2.5.2        Proteção contra incêndios        8

2.5.3        Intervalo intrajornada        9

2.5.4        Acordo Coletivo        9

3        CONCLUSÃO        11

Referencias................................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

Hoje, os fatores de produção tradicionais – capital, trabalho e recursos naturais – já não são suficientes para assegurar o progresso. Cada vez mais, o conhecimento e a tecnologia assumem papel estratégico no processo de desenvolvimento econômico.

Contudo, apenas o acúmulo de conhecimento também não é suficiente. É necessária à sua aplicação, é necessário que ele se torne tangível, ou em última instância, é necessário inovar, aplicar o conhecimento na solução de problemas concretos.

Na verdade, a capacidade de inovar se tornou um dos fatores mais relevantes na determinação da competitividade das empresas e da economia em geral. Porém, os problemas que essas empresas e economias vêm enfrentando envolvem cada vez mais transformações, tomadas de decisões e desenvolvimento de soluções que nem sempre podem ser embasadas em experiências anteriores.

O atual sistema de produção está em crise. Mudanças climáticas, crises financeiras e um futuro incerto vêm levando os empresários a reverem suas ações. No setor calçadista, especificamente, a contaminação e os resíduos gerados são preocupantes. Assim, a preocupação com a implantação de um sistema de gestão que contemple as questões ambientais passa a ser um diferencial vantajoso para as empresas. As empresas do setor calçadista estão visualizando maneiras diferentes para competir, trabalhando com foco além dos preços baixos, consequentes de volume de produção, para pensar em flexibilidade produtiva, inovação, qualidade e diversidade de modelos.

No decorrer deste trabalho, será apresentado um modelo de negócio; Os impactos positivos e negativos a uma empresa de calçados pode provocar na comunidade local; É também elaborado uma declaração de Escopo; E comentado sobre a Legislação Social e Trabalhista.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  EMPREENDORISMO

No Brasil, anualmente surgem inúmeros novos negócios, em todas as áreas e setores da economia. A vontade de ser dono da própria empresa, colocar em prática diferentes ideias e inovar aumenta cada vez mais, principalmente com a tecnologia que possibilita a criação de novos empreendimentos, como os startups e o e-commerce.

O empreendedor é alguém que sai do seu lugar comum e produz algo novo, que ainda não exista no mercado. Usa a criatividade e imaginação para inovar, transformando uma ideia em algo concreto. É uma pessoa sonhadora, com espirito de liderança e, acima de tudo, determinação para fazer as coisas de fato acontecerem.

Este é o objetivo da criação da empresa de calçados sustentáveis, inovar com qualidade; O projeto de criação desta empresa, será detalhado ao decorrer deste trabalho, demonstrando seus limites e aperfeiçoamentos necessários.

  1. Modelo do negócio

Para a criação da empresa Calçados sustentáveis, foi elaborado um modelo do negócio de acordo com o modelo Canvas.

Chamado em Português de Canvas de Modelo de Negócios ou Quadro de Modelo de Negócios, ele foi criado pelo inovador Alexander Osterwalder. Ele acreditava que apenas palavras não eram suficientes para compartilhar o modelo de negócios.

Era necessário ter uma forma visual para esboçá-lo, pois quando se começa a desenhar o modelo é que as discussões se tornam claras.

Veja abaixo o modelo de negócios da empresa:

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20]

  1. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

As relações sociais do homem são tidas pelas relações que o homem mantém com a natureza, onde desenvolve suas práticas, ou seja, o homem se constitui a partir de seu próprio trabalho, e sua sociedade se constitui a partir de suas condições materiais de produção, que dependem de fatores naturais (clima, biologia, geografia...) ou seja, relação homem-Natureza, assim como da divisão social do trabalho.

Impactos positivos e negativos que a empresa de calçados pode provocar para comunidade local:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com