TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Científica e Clássica da Administração

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.

Abordagens Científica e Clássica da Administração:

Explique e exemplifique as diferenças nas abordagens cientifica e clássica. (Explique pelo menos uma de cada)

Você deverá, além do livro texto, pesquisar em outros livros, até mesmo pela Internet – não copie, cópia é plagio, e isto é crime; e faça suas considerações destas diferenças.

Administração Científica

Modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e que se baseia na aplicação do método científico com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Tudo era baseado no improviso, os funcionários aprendiam a executar suas atividades somente observando com os outros faziam, com isso cada um inseria um modo, maneira e tempo para exercer a tarefa. Taylor percebeu que se fazia necessário padronizar as tarefas, ele estudou cada passo, cada movimento e tempo. Também se preocupou em realizar treinamentos dos funcionários, até mesmo nos cargos de direção da fábrica.

Além do trabalho braçal, Taylor entendeu que a padronização das ferramentas e máquinas, e prêmios para incentivar a produtividade eram vitais para que esse sistema funcionasse.

ORT – Organização Racional do Trabalho

Visando sempre a melhoria da eficiência na execução das tarefas, Taylor fundamentou sua teoria em alguns elementos que relato no quadro abaixo:

Fundamento Ação Melhoria

Estudo de tempos e movimentos Se estudava a melhor maneira e o menor tempo para se executar a tarefa, funcionário tinha que seguir à risca o estudo. Ganho na produtividade e capacidade de se estimar a produção baseada em tempos de cada tarefa.

Fadiga Humana Tentava-se organizar as tarefas e do local de trabalho de

maneira tal que exigisse menos esforços dos operários. Diminuição do cansaço do trabalhador e consequentemente aumento da produtividade

Especialização do trabalhador Cada trabalhador se tornava especialista na tarefa que executava Funcionário conseguia manter os padrões da tarefa, fazendo movimentos precisos e em tempo menor.

Cargos e tarefas Tarefa é a atividade a ser realizada e cargo é o conjunto de tarefas. Dessa forma, os cargos eram criados levando-se em consideração as tarefas que necessariamente deveriam ser exercidas, buscando-se sempre a simplificação e especialização do trabalho. De acordo com os cargos, é possível padronizar a remuneração de acordo com os mesmos

Incentivos por produção Taylor acreditava que era necessário incentivar o trabalhador de acordo com o que o mesmo produzisse Aumento da motivação pessoal

Local de trabalho Elementos como equipamentos, localização das máquinas, iluminação, ventilação e outros referentes à estrutura física do local de trabalho, também exerciam influência sobre o serviço prestado. Ganho na produtividade

Total padronização Não só as tarefas deveriam ser unificadas. Havia preocupação, também, com a padronização das máquinas, ferramentas, matérias-primas

Supervisão Taylor acreditava que não deveria haver somente um chefe central. As tarefas deveriam ser supervisionadas nas mais diversas áreas por pessoas especializadas naquela tarefa. Supervisão dividida em cada etapa da tarefa, garantia a diminuição dos erros.

Administração Clássica

É a corrente administrativa predominante na primeira metade do século XX e que enfatiza a estrutura organizacional e os princípios universais da administração. Foi iniciada por Henri Fayol. A teoria clássica surgiu na França em 1916.

Fayol definiu, ademais, os elementos do processo administrativo, quais sejam: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. De acordo com Fayol a empresa possui seis funções básicas, são elas:

• Funções técnicas: produção de bens e serviços;

• Funções comerciais: compra venda e permuta;

• Funções financeiras: captação e gestão de capitais;

• Função de segurança: proteção e preservação dos bens e pessoas;

• Funções contábeis: inventário, registros, balanço, custos e estratégia;

• Funções administrativas: coordena as funções acima citadas;

Administração Cientifica X Administração Clássica

Administração Cientifica Administração Clássica

Introduzida por Taylor Fayol

Surgiu Estados Unidos Europa

Foco Divisão do trabalho, tarefas e separação por cargos Estrutura organizacional, disposição do setores e relação entre os mesmos

Resumo A administração cientifica se caracteriza pela ênfase na tarefa

realizada pelo operário A teoria clássica caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.

Princípios 1. Princípio do planejamento;

2. Princípio da preparação dos colaboradores;

3. Princípio do controle;

4. Princípio da execução 1. Divisão do trabalho;

2. Autoridade e responsabilidade;

3. Disciplina;

4. Unidade de comando;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com