TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Científica e Clássica da Administração

Por:   •  11/6/2018  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO GERAL – UA 03

Aluno: Wallace de Oliveira Queiroz        

Polo: Sertãozinho-SP        Turma: EAD                                                                 

Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.

Abordagens Científica e Clássica da Administração:

Explique e exemplifique as diferenças nas abordagens cientifica e clássica. (Explique pelo menos uma de cada)

A partir de estudos e leituras realizados em documentos e artigos, descrevo aqui as principais diferenças entre as Abordagens Científica e Clássica da Administração:

A Administração Científica foi idealizada por Frederick Taylor, o qual iniciou suas atividades na indústria desde o chão de fábrica. Esta administração foi baseada nos procedimentos vivenciados pelo próprio autor, modelando o padrão de administração em “pirâmide”, conceituando suas variáveis a partir de sua origem, levando em conta os métodos de fabricação, ferramentas aplicadas, incentivos salariais para aumento da produção, entre outros. Acreditava que o empregador e o empregado deveriam ter plena prosperidade com a atividade exercida.

Como exemplo pode-se citar o início das indústrias em linha de produção. Cada colaborador era especializado em uma atividade, realizava somente aquilo, sem se preocupar no conjunto da atividade, e recebia incentivos por produzir mais, sem se preocupar com qualidade ou gestão dos recursos materiais.

A Administração Clássica teve como seu precursor Henri Fayol. Este se formou em engenharia e sempre trabalhou na indústria em altos cargos de gestão, o que explica sua visão de “organização do trabalho”. Sua proposta era de uma atividade planejada em organização, com a subdivisão de tarefas com departamentos, ou pessoas, específicas para cada subdivisão. Suas subdivisões eram funções contábeis, administrativas, de segurança, financeiras, comerciais e técnicas. Este modelo denomina que as funções administrativas comandem as demais funções, permitindo a unidade de comando. Aqui os interesses individuais devem estar abaixo dos interesses da instituição ou empresa.

Como exemplo, podemos apontar o modelo atual utilizado pela grande maioria das empresas, onde o administrador cria cargos de supervisão e acompanhamento de atividades, porém, centraliza as decisões e estratégias de da empresa, no âmbito administrativo do negócio. A diferença é que houve a “humanização” dos colaboradores, antes vistos como “máquinas de produção”.

Feedback

Nota

8,0 / 10,0

Avaliado em

quinta, 9 Mar 2017, 15:57

Avaliado por

[pic 2][pic 3]JOVELINO SERGIO SERAPHIM

Comentários de feedback

[pic 4]

Olá Wallace:

Consideramos muito bom mesmo o nível da sua atividade. Mostrou a diferença das duas abordagens e citou exemplos que facilitam ao avaliador, pois mostram que você assimilou bem o conteúdo, mas cabem alguns acréscimos.

Na Administração Científica além do que escreveu – métodos de fabricação, ferramentas aplicadas e incentivos – Taylor também se preocupou com o estudo do tempo padrão de produção, supervisão funcional.

Na abordagem Clássica era preciso detalhar as atividades propostas por Fayol para organizar a empresa. Por exemplo: Comercial (compra, venda e troca). A importância desse tópico se deve ao fato de que, com poucas variações, essa divisão permanece na atualidade.

Faltou mencionar a fonte ou as fontes que usou. Isso próprio de trabalhos como esse.

Abraços, Prof. Jovelino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com