TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acompanhando os Ciclos de Vida das Famílias

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 10

Curso Técnico Saúde com Agente

Atividade disciplina 23: Acompanhando os Ciclos de Vida das Famílias - Saúde da Mulher

Nome: RAFHAEL DI ANGELO

Preceptor: Arkena Cristini de Moura Pereira

Entrevista – Visita Domiciliar

Paciente Ursula Kulina

Idade 36 anos

Profissão: Manicure e dona do lar

Bairro Montanhês

Ursula Kulina é moradora da minha área de abrangência, mãe de dois filhos homens de 3 e 11 anos, tem uma enteada de 19 anos, casada com Valtercley professor a cerca de 12 anos.

Para a realização desta atividade, o(a) estudante ACS deverá seguir o roteiro de perguntas abaixo, adequando-o para o perfil de mulheres identificado nas visitas domiciliares.

 Perguntar para a mulher como ela está se sentindo e se tem alguma queixa referente a sua saúde.

Está se sentindo bem no momento, porem está fazendo uso de medicamentos para tratar da tireoide no qual foi diagnosticada com hipotireoidismo e ouve uma enorme perca de peso, está tratando com medicamentos.

 Perguntar qual é a data da sua menstruação. (Caso a menstruação esteja atrasada, deverá perguntar quanto tempo de atraso).

Dia 5 à 10 do mês, está em dia e não está em atraso

 Em situação de climatério (menopausa), o(a) ACS deverá falar sobre o manejo dos sintomas do climatério adotando hábitos de vida saudáveis, medidas comportamentais e autocuidado. Encaminhar a mulher para avaliação da equipe de saúde a fim de que seja feita uma avaliação mais detalhada.

Não se encontra nesse momento.

 Perguntar se existe possibilidade de estar grávida. (Se o tempo de atraso for superior a 15 dias).

Não há suspeita no momento

 Caso o fluxo menstrual esteja regular, o(a) ACS deverá realizar os seguintes questionamentos:

- Qual o método anticoncepcional utilizado no momento? Caso a mulher responda que não faz uso, é importante identificar o motivo pelo qual ela não faz uso de nenhum método e orientar sobre as vulnerabilidades. Investigar se a mulher não usa método anticoncepcional devido ter feito laqueadura ou o companheiro ter feito vasectomia. Se a resposta de não estar fazendo o uso de qualquer método contraceptivo não tiver relação ao procedimento cirúrgico da laqueadura e/ou vasectomia, o(a) ACS deverá identificar se a mulher está tendo ou teve algum problema com o método anticoncepcional utilizado. Caso a resposta seja positiva, identificar qual problema apresentado. É importante identificar se não seria uma situação para atendimento na unidade de saúde a fim de que a mulher venha a receber as devidas orientações/condutas.

No momento faz uso de preservativo e não está utilizando nenhum outro tipo de planejamento ou método anticoncepcional, quando utilizou há alguns anos verificou um grande ganho de peso, má circulação e irritabilidade no qual decidiu por não mais usar métodos anticoncepcionais como pílulas ou injeção, Foi orientado a continua se cuidando com vem fazendo com o uso do preservativo e também a caso queira repensar sobre o uso de anticoncepcionais ou realizar um planejamento domiciliar a ida ate a unidade de saúde nos dias que tem consultas de enfermagem, além da orientação sobre o preventivo, relatou que o marido tem intenção de realizar a vasectomia e foi dada as devidas orientações.

- Caso a mulher use anticoncepcional oral, identificar qual o horário que ela faz o uso das pílulas e se ela se esquece de fazer uso nos dias e horários estabelecidos.

Quando utilizou a alguns anos ela tomava certinho como orientado pela enfermeira, porem não mais faz o uso.

- Caso a mulher use anticoncepcional injetável, identificar qual o dia no mês (ou se é a cada 3 meses) que é feita a administração do injetável.

Não faz.

- Caso seja necessário, encaminhar a mulher para atendimento na unidade de saúde.

Foi orientada sobre os atendimentos na unidade.

  Se a mulher estiver na faixa etária entre 25 a 64 anos, é importante verificar a regularidade com que realiza o exame citopatológico (preventivo para câncer de colo do útero).

A paciente encontrasse com 36 anos e foi orientada a realizar o exame em nossa unidade de saúde.

 Perguntar qual foi a data da realização do último preventivo. Perguntar se a mulher foi buscar o resultado e se passou por consulta para apresentar o resultado. Se a resposta sobre a consulta for negativa, deve-se orientar a mulher sobre a rotina da unidade de saúde e tentar agilizar essa consulta.

A Paciente não realiza o exame preventivo a cerca de dois anos, na ultima vez estava normal e ela teve o retorno com a enfermeira que deu as orientações.

 O(A) ACS deverá falar sobre a importância da regularidade em realizar o exame preventivo e a prevenção do câncer de colo do útero.

Foi dado toda orientação, com as recomendações sobre o exame, a importância de fazer de realizar o preventivo ao menos uma vez ao ano, a consulta com a enfermeira a rotina de atendimentos na unidade e quais os benefícios e como o exame pode contribuir para a saúde da mulher, a paciente já fez o exame, porém está a mais de dois anos sem realiza-lo.

 O(A) ACS deverá reforçar as orientações referentes ao preparo para a coleta de amostra para o exame preventivo, caso a mulher tenha um preventivo agendado.

Foi orientada sobre os dias e horários que tem o atendimento do preventivo, a forma de conseguir a vaga que em nossa unidade é pela procura e demanda do dia para cada enfermeira, assim também fizemos as orientações sobre a melhor data, sobre como proceder antes do exame, o prazo para esse exame ser entregue e que após o resultado estiver disponível para que volte a consultar com a enfermeira.

 Se a mulher estiver na faixa etária entre 50 a 69 anos, é importante verificar a regularidade com que realiza o exame de rastreamento para o câncer de mama (mamografia).

No momento se encontra com 36 anos, foi dada a orientação sobre os cuidados, o auto exame e quando se deve busca atendimento.

 Perguntar qual a data da realização da última mamografia. Perguntar se a mulher foi buscar o resultado e se passou por consulta para apresentar o resultado. Se a resposta sobre a consulta for negativa, deve-se orientar a mulher sobre a rotina da unidade de saúde e tentar agilizar essa consulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (328 Kb)   docx (782.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com