TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm de RH

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

2014

RESUMO

Nesta Atividade prática Supervisionada, foram estudados os conceitos de importantes temas ligados ás teorias administrativas e organizacionais e,também,apresentar modelos de gestão,desde a abordagem clássica até as tendências atuais,propondo uma relação entre eles.

Palavras-chave: Teorias administrativas e organizacionais; abordagem clássica; tendências atuais;gestão de pessoas.


                                                          ABSTRACT

Supervised practice in this activity, the concepts of important topics related to administrative and organizational theories and also provide management models, from classical approach to the current trends, proposing a relationship between them were studied.

Keywords: administrative and organizational theories; classical approach; current trends, people management.

Sumário

1-Introdução __________________________________________________6

2- Mudança Organizacional e Gestão de Pessoas ______________________7

3- Organização Escolhida_________________________________________9

4- Análise da Situação da Empresa_________________________________13

5-Conclusão ___________________________________________________15

6- Bibliografia___________________________________________________16

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar claramente todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas, foi desenvolvido seguindo cuidadosamente os passos de cada etapa. Detalhar e explicar cada processo de forma independente, sendo assim, fazer uma análise do que é necessário para que a área de Recursos Humanos possa desempenhar com sucesso seu papel dentro das organizações e demonstrar de forma clara o processo para motivar bem as pessoas a trabalharem melhor. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. 

Gestão de Pessoas é um conjunto de habilidades que o gestor - seja ele um gerente, supervisor, diretor ou chefe- deve ter para lidar com os funcionários de sua empresa. O gestor deve ser capaz de delegar tarefas, aconselhar, motivar, e planejar metas para os seus colaboradores. O Curso tem por objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para que o aluno possa ao final, compreender e aplicar vários aspectos gerenciais imprescindíveis para o sucesso de qualquer empreendimento ou organização.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido à globalização. Este movimento representa uma superação com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras.  Um número cada vez maior de competidores chega cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz-se, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento a velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. As pessoas, com todas essas mudanças,passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido as tendências do mercado atual.Essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas.

 Contudo Gestão de Pessoas é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso, que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões.

Conceito de Gestão de Pessoas: É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

Conceitos de RH ou de Gestão de Pessoas Diferentes autores têm diferentes  conceitos sobre Gestão de Pessoas: Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho (6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (205.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com