TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrador e Mestre em Administração

Por:   •  2/10/2023  •  Monografia  •  8.042 Palavras (33 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CIENTÍFICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS

[pic 2]

ARTIGO – ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO

Francisco José da Costa

Administrador e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Administração pela EAESP/FGV. Bolsista do Convênio Funcap/CNPq E-mail: franze@franzecosta.com


Recebido em: 21/10/2007 Aprovado em: 20/03/2008

Alexandre Araujo Cavalcante Soares

Administrador e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

E-mail: aacsoares@hotmail.com

RESUMO

O propósito deste artigo é analisar como os estudantes de Administração avaliam a exigência de produção científica no curso, especialmente na disciplina de Monografia. A revisão de literatura indicou cinco tópicos de análise: interesse pessoal na disciplina de Monografia (interesse); interesse na carreira acadêmica (carreira); percepção de impacto educacional e profissional do conhecimento da disciplina (impacto); domínio dos requisitos operacionais para desenvolvimento de uma monografia (domínio); percepção de necessidade da disciplina (necessidade). Foi desenvolvido estudo de campo, com dados coletados junto a 124 estudantes de instituições de ensino superior na cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão e análise de cluster. Os principais resultados foram: (1) os estudantes, em geral, são avessos à disciplina; (2) o interesse dos estudantes é influenciado especialmente pela percepção de impacto e de necessidade da disciplina; (3) nos grupos delineados na análise de cluster, três no total, foi observado que aproximadamente três em cada cinco estudantes são críticos da disciplina de Monografia e os demais estão medianamente satisfeitos. Os resultados, apesar de limitados por uma amostragem não probabilística, podem servir de suporte de informação para o processo de planejamento das ações de formação por professores e coordenadores de curso.

Palavras-chave: Cursos de Administração, Formação Científica, Currículo.

ANALYSIS OF THE SCIENTIFIC PREPARATION IN MANAGEMENT COURSES: THE STUDENT POINT OF VIEW

ABSTRACT

An analysis was made of the management graduate student evaluations of the course requirement of scientific production, especially in the monograph discipline. A survey of literature on the subject defined these important aspects: interest in the monograph discipline (interest); interest in the academic career (career); educational and professional impact of the discipline (impact); ability to write a monograph (ability) and need for the discipline in the course (necessity). A field study collected these returns from 124 students of institutions of higher education in the city of Fortaleza. Data were evaluated by means of descriptive, regression and cluster analysis techniques. Results disclosed that: (1) there was an aversion to the discipline; (2) interest was influenced by the perception of the impact and necessity of the discipline and

(3) in the three groups identified by cluster analysis, three out of every five students were critical of the monograph discipline whereas the others were basically satisfied. These results, while limited for this type of sampling, may be useful for educational planning.

Key words: Management Courses, Scientific Formation, Curriculum.

  1. INTRODUÇÃO

A orientação científica da formação em Administração no Brasil vem-se consolidando fortemente nos últimos 20 anos, em paralelo à sua vocação historicamente prática e orientada ao mercado empresarial. No entanto, conforme argumentam Bertero, Caldas e Wood Jr. (2005), a produção científica, que teve um grande crescimento quantitativo nesse período, tem ainda sérios problemas de qualidade e consistência.

A verificação das condições colocadas para o incentivo da pesquisa acadêmica ajuda a compreender esse quadro, tanto no que diz respeito ao crescimento quantitativo quanto no que se refere à pobreza qualitativa. Com efeito, nos últimos 10 anos proliferaram os eventos acadêmicos, além de periódicos da área de Administração, ampliando-se os espaços para publicações. Por outro lado, a exigência de publicação imposta pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aos pesquisadores fez com que os vários centros de pesquisa (especialmente os vários programas de pós-graduação stricto sensu) passassem a funcionar orientados para a produção intensa de artigos para publicação, o que influenciou fortemente o problema da publicação de baixa qualidade.

No caso específico dos cursos de graduação, a pressão por uma orientação científica parece ter-se intensificado a partir dos anos 1990, com o surgimento da demanda por trabalhos de conclusão de curso (os TCCs), na maioria das vezes um trabalho monográfico de natureza científica e com diversas outras nomenclaturas (Projeto de graduação, Projeto experimental, dentre outras). Em uma primeira análise, a proposição de uma monografia científica para graduandos pareceu atender a uma demanda de vivência de experiência acadêmica por parte do graduando, como forma de levá-lo a vivenciar plenamente as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, o tripé das instituições de formação superior (especialmente universitárias).

Passados já vários anos de exigência de produção


quantitativos, já mostrou seus resultados. A análise exploratória da literatura apontou diversos estudos que focalizam a atividade científica brasileira, expressa em artigos publicados em eventos e periódicos, como mostram Bertero, Caldas e Wood Jr. (2005), e que apresentam uma visão bastante abrangente e completa dessa produção, especialmente em nível de pós-graduação. Por outro lado, praticamente não se avaliou consistentemente os resultados do esforço e da orientação científica nos cursos de graduação em Administração.

Acredita-se que o encaminhamento de esforços sistemáticos para avaliar os resultados dessa prática seja um desafio para pesquisadores e professores brasileiros, porque se trata agora de considerar não apenas a quantidade de publicações (pois a maioria dos trabalhos sequer foi submetida a qualquer evento ou periódico), mas também a percepção dos agentes envolvidos diretamente no processo. Dessa forma, acredita-se ser necessário avaliar as perspectivas dos professores, dos coordenadores de curso e especialmente dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)   pdf (320.3 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com