TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrador no terceiro milênio

Por:   •  23/9/2018  •  Resenha  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

        [pic 1][pic 2]

Centro de Educação Superior de Inhumas

Faculdade de Inhumas – Facmais

Instituto Superior de Educação

Curso de Administração

Istefany de Carvalho Marinho

Walker Antônio de Novais Martins

Resenha Critica

O Administrador no Terceiro Milênio

Professor: MS João Augusto

Inhumas GO

2017

RESENHA

MARINHO, Istefany de Carvalho.

MARTINS, Walker Antônio de Novais.

“O ADMINISTRADOR NO TERCEIRO MILÊNIO”

 BARBOSA, Anielson. O administrador do terceiro milênio, Universidade da Paraíba – Centro de Ciências Sociais Aplicadas – João Pessoa - Paraíba.

Anielson Barbosa da Silva, Brasileiro Doutor em Engenharia de Produção, com área de concentração em Gestão de Negócios, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Mestrado em Administração com área de concentração em Organizações e Recursos Humanos, pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Professor Adjunto IV do Departamento de Administração. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (2011-2013). Coordenador do Consórcio Doutoral da Anpad (2015). Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Foi Coordenador da Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD (2013-2014) e Membro do Comitê Científico da Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD (Biênio 2009-2010 e 2011-2012). Fundador do Observatório de Pesquisa e Prática em Administração (OPPA). Publicou 55 artigos em periódicos especializados, 3 livros publicados/organizados, 7 capítulos de livros e 86 trabalhos em anais de eventos. Orientou 61 trabalhos de conclusão de Curso de Graduação, 9 de Especialização, 19 dissertações de mestrado e 2 teses de Doutorado. Atualmente orienta 2 dissertações de Mestrado e 4 de Doutorado. Membro do Corpo Editorial Científico da RAE - Revista de Administração de Empresas da FGV/EAESP e Membro do Conselho Editorial da Revista Organizações e Sociedade - O & S. Recebeu 10 prêmios e títulos. Interesse de pesquisas nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Universitária. 

  • Desempenho Administrativo

O artigo sob comento é produto atual de pesquisa do autor na área empresarial, Na parte I ele nos mostra a necessidade de empresas se tornarem organizações de aprendizagem. “As organizações estão diante um macrossistema marcado pela incerteza que provoca a necessidade de mudanças inter e intraorganizacionais”. No presente artigo o administrador que atua nas organizações tem papel de extrema importância, ele é a ferramenta que mais necessita de manutenção, pois é quem transforma por isso precisa de um perfil atual de renovação. As empresas mudam e encontram os melhores meios para alcançar os objetivos e a excelência, e quem visa o melhor caminho é o administrador que aplica o conhecimento renovado no dia adia da empresa aplica estratégias e conhecimentos para o sucesso organizacional.

Embora seja validos a citação do autor em relação às organizações e seus administradores de que, o método de execução esteja ultrapassado. Devemos entender que não vamos alcançar o sucesso e a excelência com grandes modificações de conhecimento de todos os envolvidos e estratégias organizacionais, pois este novo mundo competitivo dos negócios é um grande complexo inexplicável, que a todo o momento muda e esta fora de controle, tal conceito aprofunda ainda mais o alcance pelo sucesso da organização, pois o ambiente organizacional e o bem estar humano são pontos de grande importância nesse meio, e de repente programar algo novo sem mudar a base antiga e desgastada acarreta e ações e omissões improdutivas.

  • O papel do administrador

Na parte II ele nos trás o administrador como um agente de transformação organizacional. “O administrador deve estar consciente de que uma das maneiras de transformar a organização é através da educação organizacional de negócios continuada”, que na atualidade a habilidade que precisa ser desenvolvida é do pressuposto básico para a competitividade, a sociedade da informação trouxe a mudança aplicando o novo modo de encarar clientes fornecedores e concorrentes, se tornando em apenas um investindo em tecnologia melhoria nos atendimentos e serviços e aprendendo com concorrentes, provocando a aproximação dos colaboradores das organizações e dando o direito a todos de expressar opinar e criticar, mas ainda existem muitas empresas que não estão aptas ao novo método e estão fadadas ao fracasso. É impossível transformar a organização sem a participação de todos os envolvidos, uma organização de aprendizagem é uma organização habilitada para criar, adquirir r transferir conhecimento.

Por outro lado o argumento de Barbosa, não é tão completo para que todos da organização contribuam em prol do sucesso, é preciso sem duvida do líder para moldar essas pessoas, Segundo Katz (1955), “O sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é”.

Ele não relata muito sobre o modo de agir do administrador que num olhar individual e sem duvida essencial, sabemos que para transformar o administrador aprende dentro e fora da empresa conhecimento de recursos humanos, pois trabalha com pessoas e o muito complicado e saber orientar e conseguir fazer com que todos os atores da organização vistam a camisa e dar o Maximo de si é essencial, pois um colaborador que não ter a quem seguir ou se inspirar ele não muda e não causa mudança dentro da empresa. Para levar sua empresa a excelência, o administrador deve ter espírito empreendedor, aceitar desafios, assumir riscos e possuir um senso de inconformismo sistemático. Somente assim o administrador pode conduzir sua empresa a uma situação melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com