TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: Estudo da Motivação

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Motivação

Estamos abordando o estudo da motivação, das necessidades, dos motivos, dos estímulos e a maneira como trabalhar a motivação humana na empresa.

A motivação leva você a agir em direção a um objetivo, a direção inicia um comportamento e a persistência mantém esse comportamento.

Ao estudar os motivos humanos verificamos que é através da conduta do individuo, de forma direta ou não, de forma verbal ou não verbal, que poderemos entender os seus motivos, isto é, as condutas que os levam a agir.

A motivação pode levar você a uma direção, de tal forma que você esteja interessado em atingi-la, porem pode ser teimosa e leva-lo a persistir a alcançar o objetivo.

Geralmente se tem avaliado apenas a satisfação no trabalho, através de escalas de comportamento dos empregados.

Isto é feito relacionando-se situações de trabalho e pedindo que os empregados se expressem através de uma escala de valores. Através dela, os empregados anotam como se sentem no trabalho.

Outra linha de pesquisa partiu para investigar situações de trabalho (método situacional). Assim, pede-se a um empregado que responda a questão como:

- Você acha importante que o seu supervisor elogie o seu trabalho?

Diversas pesquisas realizadas em diversas empresas, em diferentes ocasiões, chegaram a conclusão de que os empregados deram mais importância aos seguintes fatores:

Segurança no trabalho, indenização, oportunidade de progresso, benefícios e informação aos empregados sobre sua posição ocupacional.

Com isso, o objetivo é levantar um rol de situações que motivem os empregados a trabalhar e de necessidades e expectativas.

A motivação humana tem muitas facetas. A denominação e a enumeração dos motivos humanos são quase uma tarefa sem fim porque elas podem decorrer de pessoas e comportamento variados.  

Bibliografia:

Municucci, A. Psicologia aplicada à administração. -5.ed.-São Paulo: Atlas, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com