TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública e Gestão de Pessoal

Por:   •  26/6/2018  •  Artigo  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 15

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A GESTÃO DE PESSOAS

REGINA CÉLIA DE MOURA BUENO

Estiva Gerbi-SP

2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A GESTÃO DE PESSOAS

REGINA CÉLIA DE MOURA BUENO

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Administração Pública.

Estiva Gerbi-SP

2018

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A GESTÃO DE PESSOAS

Regina Célia de Moura Bueno

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e considerar as práticas desempenhadas pela gestão pessoal em municípios pequenos, entretanto, outros objetivos fizeram parte da pesquisa, como abordar as competências do departamento de recursos humanos; tratar aspectos referentes à gestão de pessoal no setor público; identificar a base teórica que ampara as ações desempenhadas pela gestão de pessoal e enfatizar limitações e alternativas para o gestor de pessoas possa e enumerar os benefícios obtidos por implementar uma área exclusiva de recursos humanos. Numa administração pública, não se presta apenas serviços, mas também conduz e governa com objetivo de alcançar o bem comum, satisfazendo todo um coletivo, para isso, é necessário que estejam bem sintonizados todas as esferas administrativas, para que as necessidades do cidadão sejam atendidas e os ditames legalistas sejam cumpridos de forma planejada e ordenada. É imprescindível que os funcionários públicos sejam qualificados, competentes tecnicamente, humanamente e gerencialmente, para que as demandas sejam atendidas com eficiencia e eficácia, sempre observando a ética cívica, atingindo os resultados e utilizando os recursos com coerencia.

Palavras chave: recursos humanos, gestão pessoal, administração pública.

  1. INTRODUÇÃO

Em nosso país, a Administração Pública, segundo a Constituição Federal de 1988, está constituída e relacionada ao Estado cujo pilar possui três elementos, a saber: povo, território e soberania, onde o Estado Brasileiro é um Estado Democrático de Direito, e o agir público é decorrente da lei, onde as ações e as competências estão todas bem definidas na lei.

A Gestão de Pessoas, antigamente conhecida como Recursos Humanos, desenvolvia uma função bem operacional, desde preparar uma folha de pagamento até o atribuir a higienização do chão da repartição pública.  Marras (2001) relata sobre o início dos Recursos Humanos:

Taylor e Fayol são responsáveis pelo surgimento do movimento da administração científica ou escola clássica. (…) Nesse período e sob tal influência nasceu a função do chefe de pessoal propriamente dita. (...) Alguém deveria contabilizar as entradas e saídas; os pagamentos, os vales, os descontos e as faltas. Cabia ao então chefe de pessoal ‘informar’ eventuais irregularidades e advertir ou despedir os faltosos (MARRAS, 2001, p. ).

Muito embora tenha começado dentro de funções tão limitadas, e até conturbadas, hoje a administração de pessoas desenvolve um papel de liderança, muito mais autocartismo, isto é, com melhores condições sociais e de trabalho para as hierarquias inferiores, democracia no trabalho e motivação humana. Dentro da esfera pública a administração de pessoas pode-se dizer que é a principal do Governo.

A administração pública é elemento dominante de um governo, é o próprio governo em ação. Gerenciar, organizar, decidir, direcionar são primordiais e são outorgados por lei ao poder público.

O presente artigo fundamenta-se em várias leituras realizada sobre a Administração Pública voltada a Gestão de Pessoal, a qual é representada por organizações e pessoas. Os objetivos e a missão das organizações dependem das pessoas que as constituem. Na visão pessoal, é através das organizações que elas alcançam os objetivos pessoais em um tempo mínimo, com pouco esforço e conflito. O surgimento das organizações aconteceu com o intuito de aproveitar a sinergia dos esforços das pessoas que ali trabalham em conjunto. Sem organizações e pessoal não existiria a Gestão de Pessoas (CHIAVENATO, 2008).

De acordo com Gemelli e Filippim (2010) “A administração pública tem nos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, seu norteador para buscar soluções práticas para as exigências e anseios da coletividade”. Sendo assim, o papel da gestão de pessoas é o de conciliar os objetivos estratégicos da administração pública aos artifícios de desenvolvimento de pessoas.

É insuficiente e de difícil acesso a quantidade de material voltada à área da gestão de pessoal no setor público, talvez por causa dos diferentes nomes que foram atribuídos para descrever ou mesmo justificarem essa atividade cujo objetivo é gerenciar o pessoal nas organizações, os quais foram: departamento de pessoal; departamento de recursos humanos; gestão de recursos humanos; gestão de pessoas ou ainda administração com pessoas.

Para Chiavenato (2008)

A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes (Ibid., p. 08).

Deste modo surgiram as seguintes questões, com as quais a problematização deste trabalho foi delimitada: Como é tratada a questão “Gestão de Pessoal” dentro da Administração Pública? Quais as características e instrumentos necessários que um processo administrativo deve ter? Portanto, esse estudo dá uma visão distinta da gestão de pessoal de uma Administração Pública Municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com