TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica Idalberto Chiavenato

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTABÉIS

TRABALHO EM GRUPO

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

                                          NOME                                                     CÓDIGO

                                 Alessandra Tavares da Fonceca                 4014535

Fernanda Norato de Oliveira Lemes                4011046

       Isaac da Silva Gonçalves                                  4014560

Maurício Kendi Kanesiro                        4014055

Ribeirão Preto

2015

Aula 11 - Monitoramento e controle

Página: 77

Com certeza você tem metas a cumprir em sua empresa. Pesquise de que forma seu trabalho hoje poderia ser medido, levando em consideração as quatro perspectivas do BSC.

Resposta: Trabalho: Limpeza de piscinas e pedras de quintal;

Levando em consideração as perspectivas da BSC, meu trabalho pode ser medido da seguinte forma:

PERSPECTIVA FINANCEIRA:

- % de aumento do faturamento: O quanto a empresa está faturando por conta dos trabalhos realizados.

PERSCEPTIVA DO CLIENTE:

- % de satisfação e de melhoria na imagem da empresa: O quanto os trabalhos realizados obtém o resultado esperado no olhar dos clientes.

PERSCEPTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO:

- % de aumento na produtividade: Melhoria do clima organizacional, rotatividade do pessoal e de treinamentos e capacitações, fazendo referência ao quanto à empresa se importa em manter seus funcionários atualizados com o mercado, evoluindo-os junto com a empresa e o quanto isso é aprovado por eles.

PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS:

- % de melhoria na qualidade e de aumento da eficiência: Os quão bem feitos estão sendo realizados os trabalhos;

- % de reclamação dos clientes: Além dos ouvidos, estabelecer uma porcentagem para que se possam corrigir os problemas.

Aula 12 - Empresas como sistemas

Página: 82

Michael Porter economista, professor da Harvard Business School e a maior autoridade em estratégia da atualidade, afirmou que o principal foco das organizações não deve ser o crescimento do faturamento, mas a estratégia em si. Para ele a estratégia “é mais importante do que qualquer projeção de crescimento de mercado”.

Reúna-se com seu grupo e comente essa afirmação:

Resposta: Michael Porter, considerado uma das principais autoridades mundiais em estratégia competitiva, difundiu a ideia de que estratégia ou posicionamento estratégico consiste em realizar um conjunto de atividades distinto da dos competidores, que signifique maior valor para os clientes e ou crie um valor incomparável a um custo mais baixo desta forma estratégia organizacional e a determinação dos objetos, em longo prazo de uma empresa, e a doação dos cursos de ação e a alocação dos recursos necessários para alcançar objetivos. A estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria. Ele apresenta três estratégias genéricas de competição: liderança no custo, total diferenciação e enfoque. A estratégia de liderança no custo e de diferenciação busca a vantagem competitiva em um limite amplo de segmentos industriais, enquanto a estratégia do enfoque visa a uma vantagem num seguimento estreito.

Como o próprio nome nos diz a estratégia é “conjunto de ações para alcançar um fim”, para Porter, criador de várias estratégias, entre elas, análise de SWOT, para identificar nossas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, essa é uma excelente ferramenta para ser usada em uma nova empresa ou quando estamos para fazer algumas mudanças organizacionais. Outra ferramenta que podemos citar são as cinco forças, onde podemos fazer uma análise abrangente, atuando em áreas de suma importância para organizações, são elas, ameaça de entrada de novos concorrentes e de produtos substitutos, negociação dos fornecedores (barganha) e poder de negociação dos clientes. Essas ferramentas trarão para as empresas uma visão macro do mercado onde ela atuará, podendo assim corrigir, para obter maior sucesso organizacional.

Aula 14 - Parcerias

Pagina: 92

Com base no que estudamos como podemos explicar o que Lewis quis dizer?

Resposta: Através dos estudos apresentados no capítulo em questão, pode-se concluir que Lewis assemelha as condições conjugais de um casamento com as características das parcerias feitas pelas organizações.

Da mesma forma que não se pode afirmar que um casamento irá durar por um longo período de tempo e que ainda não se pode afirmar que a escolha matrimonial feita pelos noivos no que diz respeito ao companheiro ou à companheira, foram escolhas certas, não se pode afirmar que as parcerias feitas pelas empresas são as certas a se fazer. Ao longo do tempo, o casal vai analisando as características um do outro, se adaptando, exigindo que a outra parte mude certos aspectos peculiares, a empresa também precisa analisar e se adaptar a todas as empresas das quais se faz parceria. Assim como em um casamento, a parceria entre uma ou mais empresas pode acabar caso as partes envolvidas não se entendam e não cheguem em mútuo acordo. Portanto, pode-se concluir que as parcerias são muito importantes para as empresas, pois é através delas que as mesmas poderão expandir seu mercado, melhorar seus produtos e, consequentemente, atingir o objetivo principal de todas as organizações, que é maximizar os lucros auferidos.

Aula 15 - Aprendizagem

Página: 96

Know-how é um termo em inglês que significa “saber como”. O Know-how de uma empresa é o conjunto de conhecimentos práticos que lhe proporciona vantagens competitivas. Mas além do know-how, uma empresa também deve possuir o “know-why”. Pesquise e descubra o que é o know-why e porque ele é essencial para que as empresas gerem vantagens competitivas.
Resposta: O know-why, ou “saber porquê” consiste em uma ferramenta de gestão organizacional semelhante ao know-how. O know-why é essencial para as empresas gerarem vantagens competitivas porque é através dele que a empresa pode saber como agir em determinadas situações do seu cotidiano, podendo, portanto realizar as atividades almejadas no seu perfil estratégico da forma mais eficiente possível. Através do know-why busca a melhor forma de se executar os processos organizacionais, em trabalha de forma conjunta com o know-why permite saber o propósito de cada atitude tomada pela organização, permite saber a importância dos valores dos trabalhos desenvolvidos pela empresa, fazendo-se assim uma medida importantíssima para a gestão da empresa gerir-se como um todo, seja no que diz respeito aos colaboradores, ao à empresa em si e aos produtos e serviços oferecidos pela mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com