TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Estratégica a Partir do Administrador Idalberto Chiavenato

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

ADERICH, Mara. Jornalista. IN______. Revista Brasileira De Administração: Visão estratégica. 104ª ed. Brasília - DF; Editora RBA, Janeiro/ Fevereiro 2015 (P. 10 - 14).

Juliane Oliveira Cunha

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Juoliveirac@outlook.com

Visão Estratégica

Numa entrevista viável e compreensível tanto para acadêmicos quanto para práticos da área de Administração. Recentemente Mara Aderich procurou abordar a visão estratégica a partir do Administrador Idalberto Chiavenato, tendo como foco a área de administração no Brasil. Idalberto Chiavenato, Presidente do Instituto Chiavenato, consultor, professor e conferencista das principais Universidades de Administração do Brasil, Espanha e América Latina, possui dois títulos Honoris Causa no exterior por sua contribuição à área de Recursos Humanos.

Nas perguntas iniciais a jornalista faz uma introdução de como as empresas estão lhe dando com as crises e insatisfação de seus funcionários. O professor destacou que a administração esta em intensas mudanças, transformações positivas e negativas, transformações que além de serem importantes são perigosas para algumas organizações. Destaca que as RH trata de gente, suas competências e realizações, que as empresas são constituídas de conjuntos integrados de pessoas que dão o seu melhor na organização, dessa forma precisando receber algo como retorno para os investimentos pessoais ou coletivos, sendo esse o arcabouço que proporciona feedback adequado tornando os colaboradores engajados e satisfeitos.

Na fase seguinte buscou saber do professor como ele ver o ensino da administração e a profissão nos dias de hoje, além de buscar informações de como a filosofia e a pedagogia lhe auxiliaram como administrador. Chiavenato enfatiza que o ensino da administração requer novas posturas e práticas devido a constante mudança no mundo, que o aluno seja participante ativo e proativo não só um espectador enfatiza o foco do ensino deve ser o aprender e incorporar conhecimento e competência sem estar preso a somente transmitir temas e conceitos e que na profissão é importante que o administrador seja preparado. A cerca da filosofia e pedagogia destacou que ambas estão sendo importante, na primeira ele pode ter uma visão ampla do mundo e já a segunda pode dar-lhe facilidade na comunicação e didática que dão um grande amparo na hora de passar seus conhecimentos através de seus livros.

Finalizando, as perguntas abordadas por Mara deram uma maior ênfase na administração pública em se tratando de Brasil, a situação politica do país, o caminho a ser seguido, o quer seria feito para melhorar a administração pública e também quais conselhos para quem pretende atuar na área de administração pública. O Professor e administrador Idalberto Chiavenato frisou que o Brasil passa por um momento de total des-Administração Destaca a administração como as seguintes palavras: “Precisamos de Administradores e de estrategistas, e não de curiosos, amadores ou políticos. O lugar de políticos e na politica e não na administração”. Já em relação a quem pretende atuar na administração pública, Chiavenato deixa claro que esta é uma profissão diferente das demais, envolve competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com