TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.906 Palavras (24 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 24

Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

                

São Paulo,

2016


10.1 O marketing e as organizações

O marketing é a ferramenta primordial para ajudar a organização, pois mostra como as decisões devem ser tomadas e como as empresas precisam dessa estratégia como uma auxiliadora, cada estratégia tem seu diferencial para que se destaque das concorrentes, pois, pode acontecer delas se aproveitarem das falhas da empresa e se sobressaírem no mercado. O marketing é o básico que uma empresa deve ter para conseguir se destacar no mercado. Pois, ele é o todo que representará o produto ou serviço da empresa no ponto de vista do consumidor.

Porém, o marketing envolve toda a empresa no geral, e não somente é delegado a um especialista, qualquer um que esteja envolvido com a definição e a execução da estratégia necessita ter conhecimentos de marketing.

Entretanto, é de extrema importância as decisões de marketing, pois caso não seja tomado as decisões corretas, pode haver um mal desempenho da organização fazendo com que os concorrentes passem a frente.

10.1.1 Conceito de Marketing

        Marketing vem a ser uma das ferramentas mais importantes no mercado hoje em dia. Para falar de marketing podemos utilizar de três palavras para descrevê-la, a primeira sendo Mercadização que é a menos utilizada também por uma questão estilística, tem a Comercialização que da uma ideia um pouco limitada do conceito de Marketing, pois além de Comercialização também podemos entendê-la como Propaganda de Produtos. Assim a palavra que melhor se aproxima dos conceitos de Marketing é a Mercadologia que se trata do estudo das técnicas de ferramentas para a promoção, venda, distribuição e precificação de bens e serviços. Porém mesmo com essas palavras podendo descrever o conceito de Marketing as pessoas optam por utilizar a palavra em inglês para colocar em prática tais ferramentas.
        Sendo assim, o Marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas que tem o principal objetivo de agregar valor á determinadas marcas de produtos a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público alvo, os consumidores.

10.1.2 Uma visão histórica da administração de marketing

          O marketing já se encontrava no período pré-histórico, há cerca de 150 mil anos quando o homem começou a se comunicar e, portanto, a trocar. Muita coisa aconteceu, mas não foi no decorrer deste período que a disciplina de marketing se desenvolveu.

        Durante muito tempo o comércio restringiu-se as troca, e no decorrer do século XX, com o desenvolvimento dos meios de produção em massa, que o marketing se estabeleceu como disciplina.

        A estratégia de marketing mais efetiva já implementada em toda a história do capitalismo industrial foi proposta por Henry Ford com a produção do modelo T o mais vendido de todos os tempos. Quando as vendas atingiram a marca de 10 milhões de automóveis produzidos, não fazia sentido diferenciar os produtos em um mercado de consumo em expansão, então o foco da empresa daquela época era totalmente voltado para a produção.

      Nos Estados Unidos a década de 1920, a produção em massa gerava o produto massificado e o consumo e massa levava a um aumento da produção. Pois, nesta época havia uma grande variedade de produtos disponíveis ao mercado consumidor.

     No entanto o marketing ainda não era desenvolvido como disciplina. As estratégias eram até então formuladas e implementadas empiricamente. Pois a palavra de ordem nas organizações industriais era a eficiência na produção.

Portanto no passado, o marketing de massa partia da premissa de que todos os consumidores eram iguais, possuíam as mesmas necessidades e comportamentos iguais. Hoje essa premissa aplica-se apenas a poucos tipos de produtos. Onde é chamado de marketing uma a um. Essa abordagem parte da premissa de que cada cliente é única, possuindo gastos e necessidades específicos. Desta forma a estratégia de marketing consiste em customizar o produto de forma que cada cliente tenha sua satisfação garantida.

10.1.3 Orientação para o cliente

        A organização tem que saber que para conseguir sobreviver no mercado competitivo sua principal fonte de sucesso é o cliente, seu foco tem que ser totalmente na necessidade dos clientes, eles devem ser o centro de atividades da organização. Sendo assim a empresa que não foca em atender as necessidades de seus consumidores está direcionada ao fracasso e eventualmente a retirada de suas atividades do mercado, por isso o Marketing é uma das ferramentas mais importantes dentro da organização e deve ter uma posição de destaque, que não deve se conter somente no Departamento de Marketing mais sim em todos os departamentos.

        Na era da produção em massa as organizações tinham preocupação maior nos produtos, mas hoje em dia o produto deve ser visto como apenas um meio de satisfazer a necessidade dos consumidores, uma vez que a organização identifica a necessidade ela pode trabalhar encima disso juntamente com o Departamento de Marketing para alcançarem um produto que os satisfaça.

Como diz Peter Drucker, o propósito da organização é a satisfação do cliente, sua recompensa é o lucro.

10.1.4  Processo de administração de marketing


Este processo que é considerado um apoio à organização é essencial para seu desenvolvimento, pois, por meio dele que a organização cria valores para seus consumidores, começando a atingir ao público alvo e buscando meios de se destacar. Tendo o foco principal nos consumidores a organização faz a identificação de suas necessidades para atingir as metas e fidelizar os clientes, é o elo entre o que a empresa produz e a informação que chega até o cliente final.

Com a análise ambiental é onde se dá início ao processo, ajuda a empresa a especificar o mercado pretendido para tomar as decisões mais concretas, com foco no mix de marketing.

Os fatores a serem analisados são:

Consumidores: É o foco do marketing, pois, através da descoberta de suas necessidades, compreensão de hábitos, atitudes e comportamento de compras a organização saberá como agir, assim definindo a estratégia de marketing que atinja o que o consumidor deseja.

Organização: Analisar as competências internas ajuda a organização a identificar seus pontos fortes e fracos, sabendo quais decisões tomar para atingir o grau de satisfação dos consumidores.

Concorrentes: A organização tem que analisar seus pontos fortes e fracos, para que suas fraquezas não sejam maiores que suas forças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (155.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com