TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração das Disponibilidades

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  1.265 Visualizações

Página 1 de 2

Administração das disponibilidades

Faz-se administração do disponível ou de caixa para que uma empresa tenha um bom desempenho, utilizam-se do uso de gestão de Caixa e são aplicadas estratégias para que se diminuam os ciclos de caixa e os ciclos operacionais, é claro, não interferindo no comportamento financeiro da empresa. Estas estratégias são caracterizadas por um maior giro de estoque, cobranças de duplicatas a receber a serem cobradas em um menor tempo e possivelmente o pagamento das duplicatas a pagar com um prazo mais extenso. Utilizando estas estratégias, a empresa poderá aumentar a sua rentabilidade, reduzir os seus ciclos e a necessidade do aporte de capital de terceiros.

Ciclo operacional.

O “CO” ou ciclo operacional é o período de tempo desde a compra de matéria prima ou de mercadorias a serem revendidas até o pagamento relativo á venda dos produtos fabricados.

O processo de Ciclo Operacional é composto por prazos médios.

Dentre esses temos o prazo médio de estoque e são subdivididos em:

  1. De matéria Prima – que corresponde da aquisição da matéria prima até o inicio da produção.
  2. De fabricação e produção – que se trata do tempo de duração da produção.
  3. De estoque de produtos acabados – que se trata do fim da produção e do início da venda dos produtos.

Também dentro do ciclo operacional temos o período médio de recebimento, estes são compostos pelo espaço temporal entre a venda dos produtos e o recebimento das vendas.

As empresas apresentam um ciclo operacional diferente que devem estar de acordo com a atividade-fim da organização. Desta maneira, algumas empresas apresentam vários ciclos operacionais em um ano, podendo haver outras com um ciclo operacional superior a um ano.

Ou seja, o ciclo operacional é a soma do período em que a empresa comprou o produto e o mesmo ficou armazenado em estoque, acrescentando o período em que a empresa demorou a receber o valor pelo produto vendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com