TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração pessoal

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.974 Palavras (16 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 16

Airton  Aparecido Nunes

8412126466

Alexandro Andrade de Souza

9911152987

Ana Paula Contieri

8073816433

Aureliana da Silva Cerqueira

8407984004

Caroline Dias dos Santos Ferreira

8097918868

Fabiana

 Keli Cristina B. Oliveira

8490241841

 Leticia

Mara Cristina de Souza

8674301209

Maria Aparecida P. Santos

8496212036

Mariane Michelon Novaes

8647282884

N Noelia Chaves Dantas

8240939579

Ronaldo Costa da Silva

8070839017

Simone

Tailen Chrisostomo

8206978581

Talita Ágata Oliveira

9817486374

Thayla Damiazo

Wellington F. de Oliveira

8470239324

Wesley Vitorio Alves

413997187

William Scholl

Zeleide Antonio da Silva

9299545064

FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA

ATPS: Administração de Cargos e Salários

Prof. Esp. Cristiane Diniz

LIMEIRA

2015

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como objetivo abordar um breve histórico sobre administração de cargos e salários e sua adequação na organização. Para que possa existir um ambiente motivador no seio da organização, pessoas integradas e produtivas, são necessários planos adequados de RH, o carro-chefe é o de cargos e salários, sem ele os demais planos não funcionam.

Após implantados cargos e salários devem ser implantados planos de carreira treinamento e desenvolvimento avaliação e desempenho, potencial e planejamento de recursos humanos.

A organização deve ver o salário com a função agregada de motivação e procurar utiliza-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais. Equilíbrios internos e externos.

Através de perguntas realizadas em um motivograma aos discentes do Curso de Tecnologia de Recursos Humanos, podemos verificar quais as necessidades fisiológicas, segurança, socias/afeto, autoestima e auto realização que estão sendo necessárias aprimorar para que haja maior motivação.

Realizado também 12 perguntas através do método Gallup, onde foi verificado o grau de engajamento de cada colaborar este trabalho visa apresentar os pontos onde há necessidade de mudança e propor soluções de administração de cargos e salários, melhorando a motivação e comprometimento dos colaboradores.

Administração de cargos e salários

 Administração de cargos e salários pode ser definida segundo Ana Paula Teixeira Lima, como um conjunto de normas e procedimentos que visam equilibrar, ajustar e tornar justa a política de cargos e salários da empresa.

Muito mais do que equiparar e oferecer salários justos e compatíveis de acordo com a função, complexidade, conhecimento e experiências, podemos dizer que é um gerenciamento que visa melhoria dos trabalhos e resultados positivos na organização, avaliando o desempenho e produtividade de cada funcionário, cargos, planos de carreira a serem traçados ou até mesmo já postos em prática. Mas antes de tudo devem ser feitas análises de cargos e avaliados categoricamente para serem alinhados os salários, conforme os cargos, tarefas, complexidades, tempo de estabilidade e toda uma avaliação minuciosa para tornar justa toda a estrutura e base salarial da empresa.

Todo profissional deve ser admitido com um salário na faixa salarial de seu cargo, assim como todo colaborador, também deve receber um salário diferenciado quando ocupar um cargo maior e de mais responsabilidades e tarefas, como também após o fim da experiência o salário pode ser alterado, ou por promoção vertical, promoção horizontal, transferências de cargo, dentre outros fatores que podem ajudar no reajuste ou na alteração de cargos e salários de uma organização, contando com o apoio e auxílio do departamento de Recursos Humanos, para deixar clara e objetiva toda a política salarial e fundamentos da empresa para adoção de tais políticas.

Além de tornar justo toda remuneração e salários dos colaboradores, com isso a equipe pode sentir-se motivada e disposta sempre a dar o melhor de si, além disso, os colaboradores podem e devem ser recompensados para se sentirem valorizados no que fazem e onde estão atuando, lembrando que recompensas não precisam ser sempre financeiras, mas podem ser bônus, um jantar especial, uma oportunidade de planos de carreira, churrasco, vale compras, viagens, enfim, demonstrar ao colaborador que seu esforço e dedicação faz a diferença na organização, suas habilidades e competências são preciosas aos olhos da organização em que ele está no momento ou almeja estar.

Infelizmente nos tempos atuais ainda existam profissionais que não possuam a dimensão das possibilidades de carreiras existentes nas suas organizações. Desta forma, uma das ferramentas mais atrativas usadas pelas organizações, trata-se do plano de cargos, salários, remuneração e carreira, uma vez que a sua implantação favorece tanto à empresa quanto o trabalhador.

Não planejar adequadamente as estratégias a serem tomadas pode trazer problemas de insatisfação, desmotivação e altos índices de rotatividade, deste modo a implantação e o gerenciamento do plano de cargos e salários devem ser bastante cautelosos, pois o não cumprimento do mesmo, bem como a falta de conhecimento e informação por parte dos funcionários, traz danos a organização, assim feedbacks devem ser constantes aos colaboradores informando-os sobre as competências que necessitam serem desenvolvidas. Ter em mente que os colaboradores desejam crescimento profissional traz a visão de empresa mais atrativa e interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com