TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual - Gestao do Conhecimento

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Anhanguera

NOME

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Anhanguera

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

2015

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

     Este relatório pretende solucionar por meio do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, e também efetuando o conhecimento organizacional para cumprir os objetivos da Casas Soberba, assim possibilitando o conhecimento da empresa para que possa servir de apoio das ações de restruturação. Este estudo tem o propósito de restruturação da “Casas Soberba”, porque ela foi uma empresa tradicional de muito sucesso, onde sua origem foi atender seus clientes em um longo prazo, com isso, adquirindo filiais espalhadas por todo o interior do Brasil.

Objetivos

     São apresentados melhorias significativas, após identificarmos os erros dentro da organização que tem causado a decadência da empresa. Para isso, nosso objetivo é desenvolver um modelo de inovação partindo do conhecimento pessoal, tentando resgatar a identidade da empresa fazendo-a prosperar novamente.

.

Procedimentos

     Estimular os trabalhos em grupo com a finalidade de socialização para a criação do capital humano.

     Integrar o capital humano (funcionários) com o capital em clientes criando o capital estrutural que é o conhecimento existente dentro da empresa.

     A valorização do capital intelectual para a identificação do conhecimento dos funcionários em cada área da empresa, é através dele que se tem a possibilidade de gerar novos conhecimentos.

                

Desenvolvimento

     Ao montar um plano de ação para uma determinada empresa, trazemos à tona a transformação do conhecimento tácito para o conhecimento explícito, avaliar o processo de cada funcionário dentro da empresa, disseminar a liderança, melhorando os rendimentos, fazendo com o que possam ser responsáveis pelas suas atividades dentro da organização, para escolher a maneira de atingir seus objetivos, os líderes devem expressar uma visão focada no cliente e demonstrar, por meio de seu comportamento constante, seu comprometimento com os clientes, avaliar o desempenho dos funcionários com base nos comportamentos voltados ao bom atendimento do cliente, recompensar os funcionários sempre que realizam esforços especiais para agradar os clientes.

     O propósito do plano de ação para que a empresa possa assumir seus compromissos, primeiramente o gestor teria que apostar na multiplicação do conhecimento. Os gestores terão um treinamento de conhecimento e análise de concorrência, para conhecer seus principais concorrentes por meio de tabelas e gráficos que permitam análises comparativas, uma análise bem feita de marketing para promover mudanças como modificar um produto, melhorar a capacidade da organização de se adaptar às mudanças, com ferramentas de tecnologias da internet, fazer um levantamento para saber se os funcionários estão satisfeitos ou insatisfeitos, com o conceito de encorajamento, atitudes ao ambiente de trabalho e inovação, mantendo-se também atualizado os regulamentos dos funcionários de todos os níveis.

     Em um ambiente de trabalho, o compartilhamento do conhecimento geralmente se refere ao ato de encorajar o compartilhamento de uma experiência, então, o princípio é desenvolver a cultura de encorajar o compartilhamento de conhecimento para os funcionários de todos nos níveis hierárquicos.

     Fazendo uma breve análise da concorrência, foram constatados no conceito da humildade que o nome “Soberba” pode significar um sentimento negativo como orgulho, arrogância e superioridade, então mudando o nome da organização para ‘‘Casas Magnificas’’ pode ter a ideia de grandioso, admirável e excelente, seria um ótimo nome para dar controle aos funcionários, fazendo mudanças na estrutura da organização juntamente com a missão focada em atender e satisfazer os clientes com responsabilidades, oferecendo produtos e serviços de qualidade pelo preço justo conservando os valores familiares, e a visão para ser reconhecida nacionalmente como uma empresa inovadora em produtos e serviços, gerando uma relação de confiança e excelência no ramo de varejo, para consistir em inovação.

     Uma de minhas sugestões seria, a utilização de tecnologia como o uso de chats, vídeos conferencias, redes on-line e banco de dados, propor os quatros diferentes tipos de conversão do conhecimento proposto por Nonaka e Tekeuchi, que são, socialização, internalização, combinação e internalização, criaria tempo e locais para transferências do conhecimento, salas de bate-papo, redes de comunicação baseados no compartilhamento, com isso, influenciaria novas ideias e avaliaria o desempenho ou mapeamento de habilidades para oferecer incentivos, dessa forma poderia desenvolver o conhecimento coletivo, compartilhando em grupo suas experiências, para que todos possam desenvolver o trabalho sem prejudicar o processo da loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (169.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com