TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ameaças e Oportunidades no Ambiente Empresarial

Por:   •  24/8/2018  •  Seminário  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CAUÊ DE SOUZA DIADEMI

FILIPE MATHEUS ARAUJO DE ANDRADE

LUCAS CALEBE SILVA GOMES DOS SANTOS

LUCAS SAN MARTINI VALENTE

LUIZ CÉSAR STHAL

LUIS GUILHERME RODRIGUES DE OLIVEIRA

ATIVIDADE - AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

CAMPINAS/SP

2018


SUMÁRIO

1.        MUDANÇAS TECNOLÓGICAS        3

1.1.        OPORTUNIDADES        3

1.2.        AMEAÇAS        4

1.2.1.        Ser ultrapassado por startups        4

1.2.2.        Ficar preso a tecnologias ultrapassadas        5

1.2.3.        Não entender as novas demandas dos clientes        6

2.        TENDÊNCIAS SOCIAIS        7

2.1.        OPORTUNIDADES        7

2.2.        AMEAÇAS        8

3.        CONDIÇÕES POLÍTICAS        9

3.1.        OPORTUNIDADES        9

3.2.        AMEAÇAS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


  1. MUDANÇAS TECNOLÓGICAS

A transformação digital, promovida pelo surgimento de novas tecnologias e impulsionada pela Indústria 4.0, gera grandes oportunidades de negócios. Assim como tudo, existem pontos positivos e negativos. No entanto, gestores estão bem atentos a estas alterações para tirar proveito máximo a fim de impulsionar o crescimento de sua empresa.

Vamos demonstrar a seguir algumas de várias oportunidades e ameaças presentes nessas mudanças tecnológicas para que você também entenda e possa ter melhor proveito na área.

  1. OPORTUNIDADES

A Quando uma empresa consegue se ajustar e adequar as constantes mudanças tecnológicas, ela pode obter muitas vantagens e novas oportunidades. Ao citarmos o emprego da tecnologia em empresas, a primeira imagem que geralmente vem à cabeça são aquelas fábricas totalmente automatizadas, com linhas de produção formadas exclusivamente por máquinas. Este realmente é um exemplo em que o auxílio tecnológico serviu para a redução de custos, através da diminuição do quadro de funcionários da empresa, e aumento da produtividade, afinal, máquinas podem produzir ininterruptamente. Mas existem diversas outras situações em que o uso da tecnologia pode acarretar nessas duas vantagens. Podemos citar por exemplo os softwares de análise de dados utilizados por empresas de investimentos financeiros que conseguem prever com grande precisão os momentos mais apropriados para comprar ou vender ações, ou até as impressoras 3D que hoje são muito populares e que são capazes de produzir diversos tipos de peças com os mais variados materiais de forma muito mais barata, rápida e fácil.

Outra vantagem que o bom emprego da tecnologia pode trazer é a facilitação, viabilização ou até mesmo criação de algum processo da empresa. Podemos citar novamente o exemplo das indústrias automatizadas; quando no começo do séc. XX Henry Ford aprimorou e popularizou o conceito da linha de montagem, muitos encararam isso com maus olhos, assumindo que a produção em massa implicava que os produtos não eram feitos com a devida atenção, dedicação e cuidado e, portanto, apresentariam qualidade inferior. Naquela época, essa foi uma grande mudança tecnológica que revolucionou a indústria como um todo e criou uma nova forma de se trabalhar. O que vemos hoje em fábricas automatizadas é uma evolução disso, uma facilitação desse processo através do uso da tecnologia novamente. Podemos também citar as máquinas colheitadeiras que mudaram totalmente a agricultura ou até mesmo os aplicativos como o iFood, que possibilitaram que restaurantes não precisassem mais designar um funcionário apenas para atender ligações de pedidos.

Por fim, a tecnologia pode ajudar não apenas no processo principal da organização em si, mas também na forma como ela se relaciona e comunica com o mundo, pois proporciona maior proximidade tanto com os clientes (através de um marketing mais inteligente e eficiente graças às ferramentas de análise de dados do Big Data, ou dos softwares de inteligência artificial que são capazes de atender e dar suporte a um cliente online ou por telefone e solucionar grande parte dos problemas e reclamações sem que seja necessária intervenção humana) quanto com o mercado como um todo, suas necessidades e deficiências, pois hoje em dia é muito mais fácil de se acompanhar e pesquisar esse tipo de coisa através da internet. Seja a empresa uma multinacional bilionária ou um carrinho de cachorro quente de bairro, hoje mais do que nunca é possível globalizar sua marca e alcançar mercados antes inalcançáveis.

  1. AMEAÇAS
  1. Ser ultrapassado por startups

Das características principais da transformação digital, podemos destacar o favorecimento a pequenas empresas ou empreendedores iniciantes. Isso se dá pois ambientes corporativos mais simples e ágeis são capazes de perceber as mudanças do mercado mais rapidamente encontrando o melhor caminho para crescer.

Enquanto companhias consolidadas podem demorar a reagir e, quando percebem, aquela empresa startup se tornou mais rentável do que grandes corporações.

Por isso é importante ter profissionais de olho nessas mudanças, independente do porte de sua empresa. Para isso, algumas empresas investem em startups inovadoras de seu segmento ou chegam a criar seu próprio negócio paralelo, mantendo equipes pequenas, dinâmicas e independentes para acompanhar as mudanças de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com