TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostra dos 4P'S DE MARKETING

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.932 Palavras (24 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ–UNIVALI

RELATÓRIO MOSTRA 4 P’S:

Capa para Vassoura LimPlim.

Tijucas

2018

  1. PRODUTO

Segundo Kotler (1995, p.190) produto é “qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo” satisfazendo assim um desejo ou necessidade. Vale ressaltar que produtos não são apenas bens tangíveis, segundo o mesmo autor “os produtos incluem produtos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações, ideias ou combinações desses elementos”.

  1.  Qual a necessidade que o produto atende?

O LimPlim atende a uma necessidade de segurança, por meio da Hierarquia de necessidades de Maslow

Para Kotler “Segundo Abraham Maslow as necessidades humanas são organizadas hierarquicamente em ordem de importância são necessidades: Fisiológicas, de segurança, sociais, de autoestima e de auto realização”, sendo assim a necessidade de segurança “é o segundo grupo de necessidades mais elementar. Referem-se à estabilidade ou manutenção do que se tem, seja segurança da vida, de objetos ou de conhecimento.”

  1.  Como esta necessidade foi identificada?

As acadêmicas em sua totalidade donas de casa verificaram que não existe produto no mercado que seja voltado para a limpeza de pequenos e estreitos lugares na casa, com características ideais para se lavar na máquina. Atualmente com casas e apartamentos conjugados o espaço da lavanderia se torna cada vez menor impossibilitando a dona de casa de possuir uma vassoura para cada necessidade, ou seja o produto que desenvolvemos é prático, podendo ser guardado como qualquer pano de copa/limpeza.          

                                                                                                                                                                       

  1.  Quais as características do produto básico?

Capa de pano para vassoura ou rodo com botões.

O LimPlim pretende ajudar a dona de casa na limpeza dos pequenos lugares (atrás ou ao lado da geladeira, embaixo do sofá ou cama) em que infelizmente pequenos insetos se escondem promovendo segurança ao seu lar. E por ser um saco de pano pode ser várias vezes reutilizado podendo ser lavado na máquina sem preocupações já que seus botões de pressão além de promover um design mais moderno ao saco garante que mesmo depois de muitas lavagens ele poderá ser preso na vassoura perfeitamente.

“Produto básico que diz respeito à seguinte pergunta: o que o consumidor está realmente comprando? [...] benefício básicos que os consumidores buscam na compra” (KOTLER,1995, p.190)

  1.  Quais as características do produto real?

Limplim é uma capa de pano para vassoura confeccionado em algodão estampado (2 estampas disponíveis), com botões de pressão para melhor aderência na vassoura, possibilitando a lavagem na máquina juntamente com outros panos de limpeza. Seu tamanho 38 cm x 24 cm, garante o caimento perfeito em todas as vassoura de estilo tradicional existentes no mercado. A capa estará disposta em uma embalagem transparente com a etiqueta fixada na mesma.

Para Kotler (1995) “o produto real é o produto tangível em si, inclusive aspectos como características, estilo, qualidade, marca e embalagem.”

  1.  Quais as características do produto ampliado?

Além de promover a limpeza correta dos pequenos lugares onde pequenos insetos gostam de se esconder, na etiqueta do produto está impresso o SAC (Serviço de atendimento ao consumidor) em que o indivíduo pode fazer sugestões, tirar dúvidas ou efetuar reclamações. O produto também conta com as mídias sociais que fornece um canal direto com a empresa.

“O produto ampliado é constituído do produto real acrescido de vários serviços gratuitos, como garantia, instalação, manutenção e entrega” (Kotler, 1995)

  1.  Seu Produto (no caso de produto de consumo) pode ser caracterizado como sendo de:

() Conveniência

(x) Comparação

() Especialidade

Por que...      

 O comportamento de compra: O consumidor compra com menos frequência, faz pesquisas quanto as marcas, qualidades e estilo.

O preço será: Preço baixo, acessível a todos.

A distribuição: Ampla e variada, em lojas de departamento, supermercados e lojas materiais de construção.

A promoção: Feita por meio de propaganda televisa, assim como nas mídias sociais da empresa, distribuição de panfletos nos pontos de distribuição para os clientes.

  1. Seu produto (no caso de produto industrial) pode ser caracterizado como sendo:

 () Materiais e peças

() Itens de capital

 () Suprimentos e serviços

Por que?

O LimPlim trata-se de um produto de consumo.

  1. Quanto aos atributos do Produto

A) Quais elementos/fatores conferem qualidade ao produto?

O Limplim é fabricado com material de algodão que resiste ao uso frequente sem perder sua potencialidade de limpeza, os botões de pressão 100% plástico são os mesmos usados em roupas garantindo uma lavagem segura na máquina sem preocupações. Devido seu caimento perfeito na vassoura a limpeza dos pequenos e estreitos lugares é rápida e eficaz.

“Qualidade é a capacidade do produto de desempenhar suas funções. Inclui durabilidade geral, confiabilidade, precisão, facilidade de operação e de consertos” (Kotler,1995)

b) Como esta qualidade foi definida?

        O algodão é o mais utilizado nas limpezas domésticas por garantir absorção e aderência, tanto da água quanto sujeira respectivamente. O botão de plástico foi a escolha mais adequada para o ajuste da capa já que é comumente usada em roupas, mantendo seu nível de aderência mesmo depois de muitas lavagens tanto na máquina quanto na mão.

c) Por que esta qualidade deverá satisfazer o mercado que será atendido?

        Os clientes hoje procuram produtos que atendam suas variadas necessidades ou seja, as casas antes com áreas de serviços com muitos metros quadrados hoje estão geralmente conjugadas com a cozinha impossibilitando a dona de casa de possuir muitos materiais ou vassouras de limpeza. E como o produto traz a proposta de conseguir limpar pequenos lugares aonde antes seria impossível limpar o chão sem tirar o móvel de seu lugar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (383.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com