TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de organização empresarial do Google

Por:   •  14/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

 (Profa Aline Ferreira)

TRABALHO PARA 2ª AVALIAÇÃO

Google Inc.

Alunos: Caio Ferreira

Davi Ferraz

Rafael Ribeiro

Lucas Kuhn

Caio Pereira

Vitor Cardoso

Carlos Fabrício

Belém – Pará

2015

CAPÍTULO 1: IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

A empresa Google Inc. é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords (um serviço que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos sites de busca relacionados às palavras-chave que o internauta está procurando no motor de busca da página). A Google que hoje figura entre as dez marcas mais valiosa do mundo (Fonte: Forbes – As marcas mais valiosas do mundo.), define-se em seu portal na internet como uma fornecedora de “uma variedade de ferramentas para ajudar empresas de todos os tipos a obter sucesso dentro e fora da web.”

O Google possui subsidiárias espalhadas por todo o mundo,são mais de 70 escritórios em mais de 40 países e sua sede se encontra em Mountain View, Califórnia, conhecida como "Googleplex", um jogo de palavras com o número googolplex e do fato da sede ser um complexo de edifícios.

Embora os escritórios sejam sempre diferentes entre si, as pessoas que os visitam encontrarão algumas características em comum: murais e decorações que expressam a personalidade local; Googlers (como são chamados os funcionários) compartilhando cubículos, cabanas e "huddles"; videogames, mesas de sinuca e pianos; cafés e cozinhas pequenas abastecidas com alimentos saudáveis; ​​e os bons e velhos quadros brancos para as ideias inesperadas.

No Brasil, as subsidiárias são:

Google Belo Horizonte: Google Brasil Internet LTDA, na Av. Bias Fortes, nº 382 6º andar, Lourdes, Belo Horizonte, 30170-010, Brasil, Telefone:+55-31-2128-6800 e Fax: +55-31-2128-6801.

Google Sao Paulo:Google Brasil Internet Ltda, localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477 - 18º andar, São Paulo, 04538-133, Brasil. Fax: +55-11-2395-8401.

CAPÍTULO 2: HISTÓRICO DA EMPRESA

O Google surgiu no ano de 1998 como uma empresa privada, fundada por Larry Page e Sergey Brin quando os dois frequentavam a Universidade Stanford como estudantes de doutoramento. No início a sede ficava na garagem de uma amiga, posteriormente, em 2006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia.

O nome da empresa é proveniente de um erro ortográfico da palavra "googol", o número um seguido por cem zeros, que foi criado para indicar a quantidade de informação que o motor de busca podia processar, o nome também reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web.

Enquanto os motores de busca da época exibiam resultados classificados pela contagem de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página, os dois teorizaram sobre um sistema melhor que analisava as relações entre os sites. Eles chamaram esta nova tecnologia PageRank (depois nomeado Google), onde a relevância de um site era determinada pelo número de páginas, bem como pela importância dessas páginas, que ligavam de volta para o site original

Desde o início, a empresa teve um elevado crescimento que culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas. O Google, atualmente,  oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Google+ e os antigos Orkut e GoogleBuzz. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk. Além de adquirir posteriormente o Youtube, o maior site de compartilhamento de vídeos online. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares da linha Nexus, Motorola e Samsung.

CAPÍTULO 3: ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

O Google desde sua fundação busca ser o "mecanismo de pesquisa perfeito" como algo que "entende exatamente o que o usuário quer dizer e retorna exatamente o que você deseja". A missão declarada da empresa foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" , ou seja, tornar a pesquisa mais inteligente e rápida, para que ele possa entender o que o usuário digita e agradá-lo e forma intuitiva.

Para o Google, ser o melhor é o ponto de partida, não o ponto de chegada. Os fundadores tem consciência de que as metas estabelecidas ainda não podem ser atingidas, pois sabem que é por meio do esforço para alcançá-las que chegarão ainda mais longe do que o esperado. Por meio da inovação e da interação, pretendem pegar o que já funciona bem e melhorar essas coisas, de formas inesperadas.

Seu slogan, inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português. Para o Goolge, é possível fazer dinheiro sem fazer o mau. Sua receita gerada é resultado da promoção de tecnologias de pesquisa para as empresas e da venda de publicidade exibida no site e em outros sites em toda a Web. Ainda mais, a empresa acredita que a publicidade pode ser eficiente sem ser chamativa e o Google descobriu  que anúncios em texto que são relevantes à pessoa lendo atraem taxas muito mais altas de cliques do que anúncios que aparecem aleatoriamente. Assim, qualquer anunciante, seja pequeno ou grande, pode aproveitar esse meio altamente segmentado.

O produto principal da empresa é a “publicidade”. Noventa e nove por cento da receita do Google é derivada de seus programas de publicidade. Em seguida, O motor de busca do Google na web é o serviço mais popular da companhia e o site mais acessado do mundo, indexando trilhões de páginas web, de modo que os usuários podem pesquisar as informações que quiser, através do uso de palavras-chave e operadores.

Além de seus serviços padrão de busca na web, o Google lançou ao longo dos anos uma série de ferramentas de produtividade online. O Gmail, um serviço de webmail gratuito fornecido pela Google. Esse serviço seria o primeiro serviço online de e-mail com um gigabyte de armazenamento e um dos primeiros a manter e-mails da mesma conversa juntos em uma mesma conversa, semelhante a um fórum na Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com