TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do livro revolução dos bicho em relação a liderança e burocracia

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ALAGOANA DE ADMINISTRAÇÃO

JOSÉ KAIQUE DE LIMA DA SILVA           R.A.: 68010002402

ADMINISTRAÇÃO 5º PERÍODO

A Revolução dos Bichos

O livro leva a um debate sobre a maneira distinta de cada um administrar uma organização, utilizando diferentes tipos de habilidades. Quando observamos um dos primeiros relatos, onde retrada o proprietário da fazenda e sua maneira de lidar com os animais, observa-se total despreparo para lidar com os mesmo, bem como os seus funcionários, causando uma grande inquietação dos bichos. Pensando em gestão, deve-se lembrar do ponto mais importante para o sucesso nos negócios, as pessoas, elemento essencial para qualquer sistema organizacional. O pessoal deve ser tratado de maneira significante e tem que ser visto como peça chave por seu superior, que devem estar preparado para lidar com os mais diferentes tipos de personalidades dentro da organização colocando em prática suas habilidades de líder. O gestor tem o dever se saber ler sua organização para poder saber se comportar nas situações do momento.

Quando Major faz seu pronunciamento percebe-se a maior característica da liderança, a influencia, com isso ele consegue em um discurso de maneira extraordinária motivar os bichos para uma possível nova realidade para eles, abrindo seus olhos para um futuro mais honesto e menos abusivo. Ele era exemplo na fazenda de responsabilidade por isso era ouvido por todos. Quando o gestor consegue trabalhar de modo que não fica diminuindo ninguém usando o poder do seu cargo para mostrar quem é o chefe e pelo contrário busca o diálogo agradável com seus comandados, zela pela boa convivência e é transparente quanto a atingir resultados, o funcionário o ver com mais respeito e menos temor pelo cargo. Esse gestor ta usando seu poder dado pelo cargo para estar se situando dentro da empresa e se relacionando com os funcionários, destrinchando um pouco mais as opiniões dos mesmos.Esse líder ele escuta mais os outros e essa tranqüilidade em saber ouvir faz com que ele também tenha atenção quando necessário, inclusive para deixar claro que apesar de todo contato entre eles, ali ainda é uma organização e tem normas e procedimentos padrões para serem realizados em prol de alcançar resultados e controles administrativo para tomada de decisão.

Logo após a revolução acontecer e os bichos assumirem o poder da fazenda, Bola-de-neve e Napoleão assumem o postos mais claros de líderes dos bichos, mas também surgi personalidades interessantes como sansão e as três galinhas, que enfrentaram o temido Napoleão para poderem chocar seus ovos e acabaram mortas mas com honra por ter ido atrá do que acreditavam ser o certo. Quem dera se todos os gestores assumissem com mais compromisso a função a eles designada, se doando realmente ao serviço de servir, se empenhando na realização da tarefa juntamente com sua equipe de comandados, estando ali junto, motivando, acreditando, vendo de perto, mas sem deixar os funcionários pressionados demais. Sansão nunca renegou o trabalho sempre se mostrava pronto e concretizava suas ações com competência, ele exercia liderança sem querer pela sua influencia com sua determinação e sempre acreditara ser possível a realização do que fosse designado. Um grande funcionário que foi como conseqüência, líder.  Nas empresas as vezes faltam a alguns gestores assumir riscos, experimentar novos ares. Mudar talvez radicalmente não seja a melhor idéia, mas modificar comportamentos quando de frente para uma nova situação é o diferencial de grandes gestões organizacionais. O fato de arriscar em uma tentativa de criar um novo cenário para a melhor vivência da organização no mercado, faz com que gestores quebrem a cabeça procurando novos caminhos para essa mudança acontecer, mas o importante é colocar em prática. E o gestor tem a  burocracia organizacional ao seu lado para isso, para começar ela já o dar o poder de utilizar seu cargo para assumir o papel de líder e levar todos ao topo do mercado, colocando os novos desafios a vista para todos e influenciar e motivar para atingir esses desafios. Liderança essa fundamentada na boa relação com os funcionários, tem que existir a contribuição mútua  e não apenas salarial, mas também a intelectual, o quão próximo se está da vida dos funcionários, afinal a empresa tira a maior parte do tempo do funcionário, é lá que ele está mais tempo por isso o administrador deve procurar oferecer o melhor ambiente para os mesmos e nisso ele tem que utilizar a própria burocracia para impor regras de convivência dentro da organização e ter um ambiente onde todos sabem o que se pode fazer e onde todos se sintam bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com