TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

André E suas Dúvidas

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

BACHARELADO EM DIREITO

JÉSSICA COUTINHO

RAMON VITOR FALCÃO

A PROMOÇÃO DE ANDRÉ

Feira de Santana – Bahia

Abril – 2015

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

A PROMOÇÃO DE ANDRÉ

Trabalho apresentado a Faculdade Anísio Teixeira, como um dos requisitos de avaliação da 1ª Unidade do 7º semestre do curso de Direito. Disciplina: Fundamentos da Administração. Empresarial.
Professor Orientador: Arivaldo Brito.

Feira de Santana – Bahia

Abril – 2015

A PROMOÇÃO DE ANDRÉ

Por onde André deveria começar? O que você acha?

O que deveria fazer para começar bem em um ambiente organizacional de cunho jurídico?

Suas principais dúvidas estão relacionadas com os seguintes desafios:

• Quais as tarefas a serem desenvolvidas pelo Departamento?

• Qual a estrutura e a distribuição de cargos.

• Como deveria lidar com os subordinados.

• Qual o contexto ambiental de sua atividade.

• Como contribuir para a competitividade de sua empresa.

Como você poderia ajudar André em sua iniciação à Administração como Gestor?

A PROMOÇÃO DE ANDRÉ

Segundo Jules Henri Fayol, “Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. É nesse contexto administrativo que encontramos André, uma pessoa que se acostumou ao método fordista de trabalho, aquele que era especialista em atividades mecânicas da empresa, André teve inicialmente se libertar dos antigos dogmas, do formalismo das petições. “Trabalhar seu potencial para algo mais amplo, diferente, inovador e apaixonante: “lidar com a diversidade do ser humano”, no sentido de criar estratégias para instigar cada um deles, a desvelar o que tem de melhor no sentido de habilidades e potencialidade. Para isso necessita ter noções eficazes e eficientes de administração para organizar e gerir seu Departamento.

Estudos sobre a racionalização da produção já eram uma preocupação desde o século XVIII, “o Século das Luzes”, tem início com o pai da Economia Clássica, Adam Smith, passando pelo estudo de ”tempos e movimentos” sugeridos por Mill, para incrementar a produção da época.

Os fundamentos da Teoria Geral da Administração foram criados pela primeira vez pelo engenheiro americano Frederick Taylorcom a obra Shop Management e pelo engenheiro grego educado na França, com a obra AdministracionIndustrielle Et  Generale, obras que tiveram impacto  na estrutura organizacional das empresa.

Essas teorias receberam valiosas contribuições de seus seguidores sempre buscando alcançar maior eficácia na produção, como Gautt, Gilbreeth,Harrington e Henry Ford, fundador da Ford, idealizador da produção através de linhas de montagem. Ainda temos Lilian Gilbreeth, precursora da psicologia aplicada ao trabalho que defende que boas oportunidades para os empregados gera aumento de produtividade.

Portanto, será necessário a André estudar o novo ambiente para melhor gerenciara equipe que lhe foi confiada. Voltado para a ideia de que o aumento da produtividade e o sucesso de qualquer empresa dependerão fundamentalmente de como o gestor se posiciona frente aos seus colaboradores. O processo de escolha da opção mais adequada inicia-se com o diagnóstico das necessidades internas da empresa.

Será necessário permitir-lhes o desenvolvimento de atitudes de mútua solidariedade entre os diversos setores. Determinando a importância do setor jurídico como instrumento de apoio a gestão fornecer informações necessárias dar autonomia para tomadas de decisão conjuntas.

A estrutura dos cargos deve estar vinculada ao modelo de negócio da empresa; será preciso organizar a equipe por matéria do direito, por exemplo: determinada matéria jurídica, que atendam as unidades da empresa-cobrança, contratos, cartão de crédito etc.-Organizar um grupo de advogados generalistas e outro de especialistas.

Perceber a necessidade de se oferecer um programa de capacitação a todos, criando planos de treinamento, para que favoreçam o desenvolvimento das habilidades e dos novos conhecimentos inerentes ao exercício pleno das funções e atividades diárias. 

Promover, um ambiente de trabalho agradável e propício para que todos possam desenvolver suas atividades e habilidades de forma a potencializar a utilização de instrumentos favorecendo com isso a economia de tempo e consequentemente um sistema de delineamento das rotinas de trabalho.

Definir claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, incutindo neles a importância da participação de cada um, para alcançar o sucesso efetivo do negócio, bem como da equidade do grupo em termos de qualificação profissional e do seu próprio currículo.

Adotar ações que garantam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, oferecendo benefícios adicionais, como confraternizações e momentos de lazer, dentre outros que favoreçam um melhor aproveitamento de suas potencialidades e afinidades, coadunando com os interesses da empresa, etc.

 

Manter um ambiente mais participativo e agradável, tendo isto como prioridade, pois é imprescindível esse tipo de ambiente favorável a todos, de forma a proporcionar melhor rendimento na realização do trabalho demandado.

Contudo é preciso compreender que, “diferentemente de um escritório de advocacia, no qual a atividade-fim do negócio é a própria prática do Direito, o papel do departamento jurídico não passa de atividade-meio para que a empresa possa atingir sua atividade-fim (negócio)”.MATOS, (2008),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com