TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Conceitual dos parâmetros que compõem os seis Cs do crédito

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade em equipe

Matriz de tarefa individual

Disciplina: Administração Financeira:  Avaliação do Desempenho Empresarial

Módulo:

Aluno: Cibele Borges

Turma: ONLINECORP0-NEGFIN01-1_AFADEEAD_1017

Tarefa:

Descrição e análise conceitual dos parâmetros que compõem os seis Cs do crédito

O Crédito cumpre um importante papel no desenvolvimento socioeconômico do país e é o principal fator gerador de receitas das Instituições Financeiras. O processo de concessão de créditos segue a política determinada por cada Instituição, a partir de uma expectativa de retorno do capital emprestado e das probabilidades de inadimplência, à qual dá-se o nome de Risco de Crédito.

O Risco de Crédito é o principal risco ao qual os Bancos estão expostos, podendo impactar negativamente o resultado, a rentabilidade e a liquidez da instituição. Com o intuito de mitigar este risco, as Instituições desenvolvem instrumentos de avaliação e análise de seus clientes, em especial quanto à sua capacidade de honrar o compromisso assumido.

O principal modelo, amplamente utilizado por todas as instituições, é o modelo dos “Cs do Crédito”, criado por Weston e Brigham em 1972, previa a avaliação do cliente em cinco áreas:  Caráter, Capacitação, Capital, Condições e Colateral. No Brasil agrega-se, ainda, o item Conglomerado como a 6ª variável de análise (PIRES, 2016). Nesta etapa do estudo, abordaremos as características dos C’s de Caráter, capacidade e capital.

O primeiro “C” avaliado é o caráter e está relacionado à intenção do cliente em honrar seus débitos, bem como à sua índole, idoneidade e reputação. São considerados na análise o histórico de atrasos e de pagamentos, tanto em sistemas internos quanto em órgãos de proteção ao crédito.  O cadastro bem elaborado e com informações fidedignas e atualizadas é ponto de partida para a mitigação de riscos e a correta identificação do tomador. A idoneidade de pessoas jurídicas também considera, entre outros aspectos, a composição do seu quadro societário, atividade econômica e participação em grupo empresaria (MENDONÇA, 2002).

A capacidade de pagamento e seu potencial gerador de receitas é analisado no “C” da capacidade. Nesta etapa da análise, é importante a aplicação das políticas de “Conheça o seu cliente”, para que seja possível identificar não apenas o potencial gerador de receitas como também a habilidade de gestão e controle de gastos. O relatório de visitas é um subsídio importante para basear a análise, pois através dele é possível observar in-loco as condições de operação do cliente e sua estratégia organizacional (ROCHMAN, 2014). A análise cruzada de dados como patrimônio, relacionamento e movimentação bancária também é importante para avaliar o potencial do cliente e limitar a exposição excessiva ao risco.

O “C” Capital referem-se à estrutura de capital e análise econômico-financeira do cliente, tais como endividamento, liquidez, lucratividade, fluxo de caixa, entre outros. Os demonstrativos financeiros e relatórios contábeis subsidiam a análise empresarial, enquanto os documentos comprobatórios de renda embasam o estudo da pessoa física (CERBASI, 2015).

Os 6 C’s do Crédito fornecem importantes subsídios ao processo decisório de concessão de crédito e tendem a reduzir os riscos de crédito envolvidos no negócio. Os parâmetros de análise e o apetite de risco são definidos pela política de crédito de cada instituição, proporcionando maior aderência às exigências legais, reduzindo os riscos de inadimplência e melhorando a lucratividade das instituições.

Referências consultadas

CERBASI, Gustavo. Como aplicar o conceito de risco na análise de Crédito? Parte I. Disponível em: http://www.cavalcanteassociados.com.br/utd/UpToDate092.pdf Acesso em 11 dez 2017.

MENDONÇA. Luis Geraldo. Elementos a serem considerados na concessão de crédito ao consumidor. Dissertação de mestrado - Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/4097/000308581.pdf> Acesso em 10 dez 2017.

PIRES, Bruno Arruda. Gestão no Risco de Crédito.  Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/academico/gestao-no-risco-de-credito/98458/> Acesso em 04 dez 2017.

ROCHMAN, Ricardo Ratner. Crédito, Serviços e Captações. In: CLOVIS DE FARO, Org(s). Administração Bancária: uma visão aplicada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (857.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com