TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Investimento do Curso de Administração de Empresas

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho da Disciplina Análise de Investimento do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra.

Professor: Gerson do Santos Correia.

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

Introdução

Etapa 1 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Passo 1- Cenário da Economia Brasileira ----------------------------------------------------------------------

Passo 2 - Principais Modalidades de Aplicações Financeiras --------------------------------------------

Passo 3 – Modalidade de Aplicação de Investimento -------------------------------------------------------

Passo 4 – Negócio onde vamos aplicar dinheiro -------------------------------------------------------------

Etapa 2 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Passo 1 -

Passo 2 -

Passo 3 -

Passo 4 -

Etapa 3-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Passo 1 -

Passo 2 -

Passo 3 -

Passo 4 -

INTRODUÇÃO

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

 projeto vai se pagar?

 projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?

 esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

 Payback;

 Payback descontado;

 Valor presente líquido – VPL;

 Taxa interna de retorno – TIR

ETAPA 1- PASSO 1

Fiz uma leitura do artigo, e busquei informações para comparar o ano que estamos de 2015 e até o momento, o IPCA considera a inflação oficial do país ter atingido em março agora de 2015 o maior valor para este mês desde o ano de 2003, os economistas do mercado financeiro elevaram sua estimativa para todo este ano de 6,35% para 6,47%, informações apresentadas pelo Banco Central, por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus.

O documento é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. A alta na expectativa de inflação dos economistas dos bancos para este ano aconteceu pela sexta semana consecutiva. Para 2015, a previsão dos analistas para o IPCA avançou de 5,84% para 6%.

Com o novo aumento na previsão para o IPCA de 2014, a estimativa do mercado financeiro para a inflação se aproxima, portanto, mais ainda do teto de 6,5% vigente no sistema de metas. Nos últimos quatro anos, a inflação tem oscilado ao redor de 6%. Em 2010, somou 5,91%, passando para 6,50% em 2011, para 5,84% em 2012 e para 5,91% no último ano.

Pelo sistema que vigora no Brasil, o BC tem que calibrar os juros para atingir metas preestabelecidas, tendo por base o IPCA. Para 2014 e 2015, a inflação tem de ficar em 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

A perspectiva do mercado financeiro é que a alta de juros, realizada no fim do mês passado pelo Banco Central, não seja a última elevação no ano da taxa básica da economia brasileira – que vem avançando desde abril do ano passado para conter pressões inflacionárias. Para o fechamento de 2014, a previsão dos analistas para a taxa de juros permaneceu em 11,25% ao ano e, para o final de 2015, ficou estável em 12% ao ano.

O reflexo de tudo isso, podemos analisar o que está acontecendo atualmente em nosso país, aumento de todos os lados, da gasolina, energia elétrica, supermercado de modo geral, e o pior de tudo isso quem é o mais prejudicado é a classe mais humilde, apenas podemos manifestar que as coisas em nosso país não estão nada bem, e com esta alta do dólar tudo fica mais complicado, portanto é momento de cautela, acredito que não é um bom momento para investimentos. Esperamos que todo este momento de crise passe, para usufruir dos nossos direitos.

ETAPA 1- PASSO 2

Painel Comparativo:

Tipos de Aplicação Risco Prazo Rentabilidade Liquidez

Caderneta de poupança baixo mensal 0,5% ao mês a cada 30 dias

CDB( Certificado de Depósito bancário) baixo de 1 a 12 meses % 1 a 12 meses

RDB( Recibo de Depósito Bancário) baixo de 01 a 12 meses % 1 a 12 meses

Ações baixo Longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com