TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Mercado Feita Sobre o Restaurante Beira do Lago

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.452 Palavras (14 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo demonstrar a análise de mercado feita sobre o Restaurante Beira do Lago, apresentando um plano de negócios para o mesmo objetivando melhorias e ampliação do estabelecimento, relatando todos os dados que possibilitem ver se as alterações serão viáveis a proprietária do estabelecimento.

Buscando demonstrar uma estrutura analítica do projeto, o cronograma de atividades, objetivando fazer um levantamento de politicas de qualidade a serem implantadas pelo estabelecimento na busca de melhorias que possibilitem o mesmo fazer frente aos seus concorrentes com igualdade de condições.

O estudo realizado tem como base os conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre objetivando uma melhor aplicação dos mesmos em uma situação real procurando demonstrar a importância de o empreendedor fazer uso das ferramentas de gestão de projeto na busca de investimentos que possibilitem um retorno positivo e correndo riscos calculados que não comprometam o futuro do seu empreendimento.


RESTAURANTE BEIRA DO LAGO

Situado próximo ao lago da Usina Hidrelétrica de Itá, as margens da BR 153, pertencente ao Município de Marcelino Ramos no Estado do Rio Grande do Sul, o Restaurante Beira do Lago que teve sua inauguração em 1990, possui um cardápio adaptado para atender a demanda da cidade e seus clientes, bem como está preparado para a clientela oriunda de outras cidades e região.

O restaurante passou por diversas melhorias desde sua fundação até os dias de hoje, conseguindo se manter no ramo em condições de igualdade diante de seus concorrentes, segundo sua proprietária a receita do seu sucesso é sempre inovar, buscar um diferencial em relação aos demais, pois segundo a mesma na década de 90 na redondeza existiam poucos restaurantes um cenário bem diferente em relação aos dias atuais.

Para poder atender sua clientela a proprietária conta com seis funcionários, sendo que três atendem na parte da manhã e três na parte da tarde, seu horário de atendimento é das 08h00min da manha às 23h00min, atendimento este realizado de segunda a sexta-feira. E em seu cardápio está incluído café da manhã, lanches, almoço com Buffet livre e janta com Buffet livre.

PERFIL DO PROPRIETÁRIO

Diante do estudo realizado e da forma como é administrado o Restaurante Beira do Lago, pode-se evidenciar na proprietária um modo de gerenciar que se adapta de alguma forma ao perfil do empreendedor pois toma iniciativa à frente dos negócios, não tem medo de correr riscos e toma decisões importantes no que diz respeito ao andamento do estabelecimento.

A proprietária também tem qualidades de administrador, está buscando administrar o negócio, cuidando para que o mesmo se mantenha no mercado gerando lucros, gerenciando os custos e procurando estar atenta aos concorrentes, procurando atingir metas e objetivos através de um planejamento eficaz e principalmente atendendo com qualidade todos os seus clientes.

Ela também possui uma característica de intraempreendedor, pois busca sempre estar criando projetos de melhorias e renovações, inovando e colocando em prática dentro de seu estabelecimento, criando assim muitas maneiras de se tornar competitiva em relação à concorrência, criando um diferencial que acaba contribuindo para o sucesso de suas vendas e automaticamente gerando mais lucros e a satisfação das pessoas que costumam vir ao seu estabelecimento.

PLANO DE NEGÓCIOS DO RESTAURANTE BEIRA DO LAGO

Plano de negócios é um documento no qual o gestor descreve todos os objetivos do negócio a ser implantado, permitindo assim se visualizar os riscos e do empreendimento na busca de se investir de maneira correta, como demonstra o autor Chiavenato (2007, p.140) cita: “O plano de negócios serve para retratar o  início, meio e o fim de um empreendimento, portanto é imprescindível a revisão continua do documento para mantê-lo atualizado e dinâmico. ’’

Diante da análise de mercado feita pode-se constatar que a proprietária através de seu estabelecimento poderia complementar o seu atendimento disponibilizando para seus clientes um café colonial com diversas opções da gastronomia da região, oferecendo assim mais opções para a sua clientela pela parte da manhã.

Juntamente com esta melhoria poderia ampliar seu negocio investindo na construção de uma pousada, pois já possui um local que permite este empreendimento, por se tratar de uma região turística, aonde as pessoas gostam de passar as férias, ou até mesmo viajantes que necessitam descansar entre uma viajem e outra.

Estas melhorias necessitam de um prazo para acontecerem, pois envolvem reforma e construção também requer um planejamento financeiro aonde devem ser calculados todos os gastos e o retorno para que se torne um investimento viável.

O plano de negócios reúne todas as informações necessárias para que se possa planejar e visualizar todas as etapas de um projeto ou empreendimento, através desta ferramenta é possível visualizar se o negócio é viável ou não para o administrador, pois nele estão evidenciadas todas as finalidades e componentes necessários para que o empreendedor possa visualizar e mencionar os riscos e oportunidades de seu negócio.

Identificação da Empresa

        Restaurante Beira do Lago, situado próximo ao lago da Usina Hidrelétrica de Itá, as margens da BR 153, pertencente ao Município de Marcelino Ramos no Estado do Rio Grande do Sul.

Missão

Valorizar a culinária da região buscando implementar o retorno das tradições da comida gaúcha, oferecendo serviços gastronômicos de qualidade com rapidez e conforto.

Visão

Ser reconhecido em sua região como um dos melhores estabelecimentos gastronômicos, bem como um dos principais pontos turísticos de informação e resgate da cultura local.

IDENTIFICAÇÃO DOS SÓCIOS

O restaurante possui uma única pessoa como proprietária. Portanto não há sócios.

O EMPREENDIMENTO

O empreendimento estudado possui um longo histórico no ramo da gastronomia atuando a quinze anos nesse segmento de mercado e possui uma expectativa de crescimento e ampliação da estrutura física e conquista de novos clientes.

Definição do Negócio

O restaurante está no ramo gastronômico desde 1990, tendo passado por um processo evolutivo ao longo dos anos, atualmente conta com 6 funcionários, tendo projeto para ampliação do mesmo através da instalação de uma pousada e oferecendo além do cardápio oferecido um café colonial com as mais variadas comidas da região.

Histórico

Desde sua inauguração o Restaurante Beira do Lago vem desempenhando suas atividades com qualidade e enorme dedicação, muitos foram os momentos difíceis mas todos superados com muito trabalho e esforço, dedicação refletida na satisfação de seus clientes e nas melhorias e conquistas ao longo de todos estes anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com