TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da Lei Sox nas empresas brasileiras

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 9

Aplicação da Lei Sox nas empresas brasileiras

São Paulo

2017 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. ORIGEM DA LEI SOX 5

2. METAS E SUAS ESTRUTURAS 6

3. O IMPACTO DA LEI NO BRASIL 9

4. APLICAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS 11

5. CONCLUSÃO 12

6. REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

O filme apresenta a ascensão e declínio do sistema financeiro de um país, especificamente dos Estados Unidos, motivado pela frenética busca do lucro a qualquer preço num sistema capitalista.

O grande efeito demonstrado na postura do governo não intervindo nas ações praticadas pelos grandes representantes do sistema financeiro e agindo com total indiferença diante de resultados lamentáveis e catastróficos remete ao conhecido dito popular que sempre a corda arrebenta do lado mais fraco. Neste caso específico, o povo norte americano que enfrenta grande taxas de desemprego e a população de outros países sofrendo os reflexos da crise desse grande representante da América do Norte por pertencerem a um mundo globalizado onde qualquer efeito com características individuais é sentido globalmente.

1. ISLÂNDIA – UMA VÍTIMA DO SISTEMA E PRIMEIRO PAÍS A DECRETAR MORATÓRIA

Até o ano 2000, a Islândia era considerada por sua população um bom lugar para suas famílias viverem.

Mas o que mudou a partir dessa data?

Desemprego em alta escala como reflexo de uma crise que se iniciava. Crise gerada por uma política de desregulamentação do governo que acarretou consequências desastrosas tanto para o meio ambiente tanto quanto para a economia. Como exemplo podemos apontar a permissão pelo governo da instalação de fábricas de empresas multinacionais como a Alcoa para fundição de alumínio que exploraram fontes de energia geodésica e hidrelétrica do país.

Ao mesmo tempo, os bancos Islandsbanki, Kaupþing e Glitnir, os três maiores do país, foram privatizados pelo governo caracterizando o maior experimento da desregulamentação financeira já produzida. O resultado da especulação praticada e que tomou o controle financeiro foi desastroso, destruindo financeiramente o país.

Esses bancos adquiriram externamente em cinco anos o montante de US$ 120 Bilhões representando dez vezes a economia do país. Essas instituições criaram fundos de renda fixa e avisavam seus correntistas a tirar o dinheiro de suas contas para aplicarem nesses fundos.

A Bolha criada conduziu a uma alta de preço dos imóveis e das ações que chegaram a um alto fator de cotação. Os órgãos fiscais do governo não protegeram e nada fizeram para auxiliar a população. Pelo contrário, 1/3 dos fiscais financeiros foram trabalhar para os bancos posicionando-se ao lado daqueles que claramente lhes trariam melhores resultados financeiros particulares.

2. A CRISE AMERICANA E SUAS FAÍSCAS

Esta é a data, Setembro de 2008.

A maior crise financeira global desencadeada pela falência do maior banco de investimento dos EUA, o Lehman Brothers e da maior agência de seguros do mundo, AIG. Alcançou um resultado catastrófico gerando uma recessão global deixando 30 Milhões de pessoas desempregadas e dobrando a dívida nacional americana. Originária das ações de uma indústria sem controle, a financeira.

Com objetivo de entender o desenrolar dessa crise, voltemos alguns anos na história.

2.1 Percurso ao longo do tempo

No período entre o final da Primeira Guerra Mundial e o início de 1929, os EUA viveram uma época de prosperidade e otimismo caracterizada pelo aumento de salários, da capacidade produtiva e do consumo individual.

Disfrutava liderança absoluta ocupando lugar de destaque nas finanças mundiais diante da posição adquirida de nação credora de grande parte das dívidas contraídas pelos países aliados.

O decorrer desses anos de glória marcava a existência de um liberalismo econômico extremo em que o Estado estava ausente de qualquer intervenção nos mercados, a chamada desregulamentação.

2.1.1 O momento negro da bolsa de Nova Iorque (The Black Thursday)

O crac da bolsa de Nova York iniciou em Outubro de 1929 projetando o desenrolar de um colapso financeiro dramático e de recessão econômica sem precedentes. O maior mercado de valores do mundo afundou e desencadeou uma crise conduzindo à depressão dos anos trinta. Os valores das ações das empresas começaram repentinamente a cair levando os investidores a querer vende-las porém não existiam compradores. Essa queda de preços gerou investimentos menores que conduzia a diminuição da produção e consequente desemprego.

A redução nas importações impactou a economia de outros países que viram seus produtos encalharem impulsionando-os para a porta de entrada da crise. Sofriam os mesmos efeitos de sua credora, ou seja, a falta de liquidez nos bancos e industrias, acompanhavam o encerramento de atividades de empresas e aumento de desemprego e consequente decréscimo substancial do consumo.

Toda economia mundial foi abalada, exceto a URSS que estava imersa em seu próprio sistema econômico baseado no controle estatal da economia.

Considerada a maior crise sofrida pelo sistema capitalista ao longo da história e caracterizada pelo fim de um período de bonanza econômica e desenvolvimento industrial e político republicano.

2.1.2 A era Roosevelt e o New Deal

Franklin Delano Roosevelt do partido democrata assumiu a presidência dos EUA em Março de 1933.

Em seus discursos eleitorais, defendia a ideia de que a crise teve sua origem nos EUA devido a especulação desenrolada nos anos de prosperidade e justificava a crise europeia pela retirada de capital americano. Assim, eleito, entendeu que o sistema financeiro era incapaz de corrigir sozinho os problemas provocados pela liberdade econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com