TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo segredo de luisa

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

O dicionário de lingua portuguesa Aurélio nos descreve a palavra empreendedorismo da seguinte forma:

Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”

Empreendedorismo, na minha opinião é um palavra que abrange vários significados positivos em relação a pessoas que possuem a ousadia e facilidade para resolução de problemas e situações complicadas, na maioria das vezes relacionadas em ambientes organizacionais.

Empreender é saber enxergar as boas oportunidades e  transformá-las em algo que satisfaça todas as expectativas e principalmente ajude a chegar ao objetivo desejado da forma mais simples e objetiva possível. O empreendedorismo é essencial em todas as organizações e em todas as comunidades.

O perfil de um empreendedor

Um empreendedor é aquele indíviduo que sabe a hora de agir, não espera as coisas acontecerem e são pró-ativos. Um empreendedor mantém a sua motivação acima de qualquer coisa e busca utilizar das melhores formas suas idéias e consequentemente cria planos de ações imediatas para que estas idéis não fiquem apenas no papel e sim sejam executadas para que os objetivos sejam alcançados, portanto, medo é uma palavra que não existe em seu vocabulário, pois sempre está pronto para dar fim aos projetos iniciados. Um empreendedor é ousado, inovador, sabe ouvir e falar, sabe trabalhar em equipe e principalmente perservera para que tudo seja resolvido da melhor forma possível.

No livro O Segredo de Luísa de Fernando Dolabela, foi visto vários conceitos de empreendedorismo a começar pela madrinha da personagem Luísa, mulher forte, batalhadora e empreendedora. Fernanda, possuia um empreendimento que atendia a diversos públicos e era o ponto mais visitado da cidade, o Sereia Azul, assim descrito no livro, era um local onde várias pessoas se reuniam para desfrutar de um pouco de tudo.

“Construiu considerável patrimônio e notoriedade na cidade, reunindo em uma só loja — o Sereia Azul — serviços e comércio de variadas naturezas: salão de beleza e barbearia, loteria, pequena mercearia com petiscos de surpreender o mais habituado cliente, armarinho e corretagem de imóveis. Organizava e animava festas para crianças.” (Dolabela; Fernando, 2008, p.26).

Fernanda influenciava Luísa de todas as formas possíveis, pois, seu perfil empreendedor e independente fascinava a afilhada de forma que no futuro, iria servir de espelho para seus planos e projetos. Segundo o livro, existem estudos que todo empreendedor tem alguém em que se espelhar, e Fernanda era esse alguém para Luísa.

“O empreendedorismo é um fenômeno cultural, ou seja, empreendedores nascem por influência do meio em que vivem. Pesquisas mostram que os empreendedores têm sempre um modelo, alguém que os influencia. Apesar de a família não ter tradição em negócios, Luísa tema madrinha Fernanda como modelo.” (Dolabela; Fernando, 2008, p.25).

Como descrita pelo autor do livro, Luísa possuia vários atributos e qualidades, etre elas, uma das principais caracetristicas empreendedoras, o otimismo,  sabemos que é muito importante ser otimista, pois o resultado positivo de um empreendimento não esta ligado apenas nas boas caracterististicas já citadas anteriormente, e sim na capacidade de o individuo ser otimista, pois devido a esta capacidade primordial no perfil empreendedor, torna que o mesmo saiba lidar com situações difíceis sem se perguntar  o que pode dar errado e sim o que pode ser feito para que a situação seja resolvida.

“Luísa era atraída pelo novo, pelo inusitado. Observadora perspicaz, sabia ver coisas onde ninguém nada notava, sempre por um ângulo otimista.” (Dolabela; Fernando, 2008, p.31).

Luísa era uma pessoa determinada, logo vimos que seu perfil era de uma menina de atitude, porém, submissa as vontades de seu pai, estava fazendo algo que não acreditava que pudesse ser seu futuro, que era ser dentista. Desde sempre quis ter sua empresa e alimentava esse desejo em seu coração a cada dia que passava. Um certo dia percebeu que a Goiabada Cascão servida por sua tia em Sereia Azul provocava grande euforia em todos que provavam e aí viu uma grande oportunidade de seguir o seu sonho de se tornar empresária. Mesmo sabendo que todos seriam contra sua decisão, Luísa continuou com esta idéia na cabeça e a estudou por dois anos, até que finalmente decidiu contar, primeiramente a sua madrinha, sobre seus planos para a goiabada cascão.

Fernanda logo de cara foi contra a idéia de sua afilhada onde alegou que a mesma não tinha entendimento algum sobre como se tornar empresária, não tinha capital inicial, mas mesmo assim Luísa continuou a persistir e finalmente, depois de muita conversa, estava conseguindo chegar onde queria.

“— Meu Deus, Luísa. Você não entende nada de negócios. Você acha que sua idéia é a primeira, que somente você foi iluminada por Deus! Ora, várias pessoas em Ponte Nova já tentaram isso. O Zitinho, apesar de toda a experiência no comércio e da grana preta que investiu, não ganhou um tostão. Você acha que é tudo muito fácil. Para chegar onde estou, o que não é muito, tem uma vida de trabalho por trás. Você ainda não tinha nascido quando comecei a vender abacate de porta em porta... Depois, consegui, Deus sabe como, um lugar de caixa na mercearia do Pepê... Luísa respirou aliviada. Fernanda mordera a isca. Estava falando de si mesma, repetindo a ladainha mil vezes recitada, sempre com orgulho e vaidade: como começara, como sofrera, como nada fora de graça, mas fruto do seu trabalho e, é claro, das suas qualidades e da graça de Deus.” (Dolabela; Fernando, 2008, p.45).

Depois de convencer sua madrinha sobre sua ideia de criar um empresa de distribuição de Goibada Cascão e exportar para fora do país, Luísa sabia que tinha um longo caminho pela frente, como convencer seus pais e noivo e estudar e conhecer mais sobre o assunto. Foi ai que Luísa voltou a Belo Horizonte (lugar onde cursava Odontologia) mesmo que nas férias para tentar amadurecer a idéia e seguindo o conselho de Fernanda, procurar por pessoas que pudessem ajuda-la a entender melhor sobre os assuntos empresariais. Luísa começou a fazer pesquisas sobre o produto, foi ao supermercado e pela primeira vez comprou Goiabada Cascão para analisar a qualidade, embalagem, a forma com que os fornecedores se comunicavam com o cliente através da forma visual, enfim, teve a idéia de oferecer a sua irmã que se preparava para um vestibular e morava com ela. Teve a idéia de oeferecer sem que a mesma soubesse que a Goiabada não era de Fernanda para que ela provasse e através de sua reação, Luísa iria comparar a aceitação e se há alguma diferença em relação aos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com