TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias Organizacionais

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Estratégias organizacionais

A formulação e implementação de estratégias seguindo oportunidades ou desafios que surgem é fundamental para superar obstáculos e manter uma empresa financeiramente saudável. É preciso ter uma visão de longo prazo e perceber todo o contexto atual para obter vantagem competitiva ao criar valor para os seus clientes e assim conquistar os objetivos planejados.

A seguir trataremos de algumas ferramentas utilizadas por gestores para execução dos planos estratégicos e muito essencial, ainda mais no cenário atual em que vivemos uma pandemia mundial.

O varejo é um dos setores mais afetados nesse crise econômica e política devido a determinação de fechamento das lojas. Portanto o foco do momento é diminuir custos e buscar novas alternativas para gerar receita.

As tendências desse segmento são de aumento no ecommerce, lojas físicas se tornando um lugar de experiências, assim como o conceito do Figital que promove a compra digital com experiência na loja física, economia compartilhada com lojistas e marcas diminuindo custos e viabilizando negócios, economia circular com reformas, reutilização e ainda a refabricação. Investimento em marketing através das redes sociais, com custo baixo comparado à outros veículos de divulgação e promoção.

Segundo as estratégias genéricas sugeridas por Michael Porter em 1980 as empresas devem adotar uma dessas três alternativas a seguir para fornecer um bom ponto de partida: liderança de custo, diferenciação ou enfoque.

Liderança de custo

Considerando a rápida mudança tecnológica, social, econômica ou ambiental é possível desenvolver alternativas para conquistar menores custos de produção e distribuição para oferecer preços mais baixos que os do concorrente.

Trabalhar cada vez mais com as lojas on-line do que físicas já é uma realidade para muitas empresas, e dar ênfase a isso tornou-se necessidade atualmente utilizando-se de novos esforços de vendas e novos mercados.

Diferenciação

A estratégia de diferenciação está relaciona a distinção de produtos e serviços para conquistar desempenho superior aos concorrentes, podendo ser um atendimento diferenciado ou produtos inovadores.

Enfoque

Na estratégia competitiva de foco a empresa se especializa em um seguimento específico ou grupo de compradores restrito, escolhendo a abordagem de diferenciação ou liderança de custos para trabalhar com o nicho determinado.

Na Riachuelo

A empresa aqui analisada tem a possibilidade de trabalhar a estratégia de liderança de custo em determinados produtos mais comuns e muito similares a grande concorrência.

É possível reduzir custos internos utilizando da terceirização em alguns setores como no financeiro, RH, implementar novos métodos de contratação de funcionários, desenvolver e explorar melhor jovens talentos e na integração de outros setores.

Também pode promover a diferenciação em outros produtos, tendo em vista que possui um portifólio bem extenso. Utilizar as duas estratégias para departamentos ou setores diferentes pode trazer alternativas rentáveis à organização.

Matriz Ansoff 

A Matriz Ansoff foi desenvolvida pelo professor e consultor Harry Igor Ansoff e publicada em 1957 pela Harvard Business School.

É uma ferramenta utilizada para analisar e planejar as estratégias empresariais, auxiliando na identificação das oportunidades de crescimento do negócio e analisando também os riscos juntamente com o planejamento de vendas para a criação de novos produtos e a exploração dos mercados.

Ela contempla 4 situações:

Penetração no Mercado: utilizada quando a empresa considera que alguns aspectos de seu produto ou serviço podem ser suficientes para ganhar participação de mercado de seus concorrentes atuais, aumentando seu Market Share.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com