TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Finanças corporativas e valor

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]




LISTA DE FIGURAS[pic 14]

Gráfico 1: Carga Tributária por setores, como proporção do PIB 2012.............6


LISTA DE TABELAS[pic 15]

Tabela 1: Dados contábeis da empresa pesquisada..........................................6

LISTRA DE GRÁFICOS [pic 16]

Gráfico 1: Participação percentual de cada elemento na formação dos custos das atividades da empresa estudada................................................................12


1 INTRODUÇÃO

Pretendeu-se por meio deste estudo realizar pesquisa e dissertar a respeito das seguintes temáticas: A importância da Matemática Financeira para a gestão empresarial, o papel da contabilidade no contexto das organizações, dissertar sobre a situação tributária do Brasil, assim como o impacto dos tributos nas operações empresariais; realizou-se pesquisa sobre uma empresa da região de Gurupi-TO que considerou-se relevante para o desenvolvimento da região, do ramo de serviços e os impostos incidentes sobre sua atividade, pesquisou-se sobre juros simples e compostos em cálculo de empréstimos e financiamentos, exemplificação e dissertou-se sobre Equivalência de  capitais e sistemas de amortização.

        

2 DESENVOLVIMENTO

Para obter sucesso o gestor organizacional precisa ter domínio de uma imensa gama de conhecimentos, que por sua vez instrumentaliza a sua gestão e os processos de tomada de decisão, especificamente, ter conhecimento sobre Matemática Financeira é relevante devido está a todo tempo lidando com finanças por meio da movimentação de fundos, cálculo de custos, captação e realização de investimentos, etc.  

Gitman (2002) destaca a importância da Matemática Financeira no rol dos conhecimentos que o administrador empresarial precisa ter domínio para obter sucesso na gestão organizacional, visto que, trata-se de instrumentalização para análise de decisões de financiamento e também de investimento, já que é necessário captar recursos de fontes seguras e legais, assim como é necessário realizar a aplicação correta, todos esses processos exigem conhecimento de Matemática Financeira devido aos riscos que são assumidos.

Nessa perspectiva,  a Matemática Financeira apresenta instrumentalização própria para o processo de tomada de decisões pelos administradores empresariais, ofertando técnicas já testadas e que permitem a realização de simulações e prospectivas que são utéis a avaliação de circunstâncias relativas as alternativas existentes.

Sobre o papel da Contabilidade no âmbito da gestão das organizações sabe-se que é de ofertar instrumentalização para a avaliação das movimentações financeiras e patrimoniais em uma entidade estão intimamente ligados à contabilidade, pois os registros feitos de forma correta é que transcrevem a veracidade do bem em questão.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, Gitman (2002, p. 42), “contabilidade é um sistema de informações e de avaliação destinado a seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade”.

Conforme Gitman (2002, p. 43) “o sentido da Contabilidade se situa em ser uma ferramenta útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo como foco principal a entidade”. Assim, a Contabilidade assiste o gestor organizacional nas ações que necessita realizar a manipulação de capitais da empresa, seja no aspecto financeiro e patrimonial, permitindo fazer projeções e retrospectivas a respeito das finanças da organização.

A Contabilidade auxília a administração empresarial, principalmente em relação a lidar com a carga tributária nacioanal, que por sua vez é considerada complexa e densa.

A situação tributária do Brasil encontra-se legalmente constituída no Código Tributário Nacional em seu art. 3º, subscrito, apresenta Tributo como:

Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção ou ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Tributos assim são entendidos como sendo uma prestação pecuniária, compulsória, que tem previsão legal e é cobrada por meio da atividade administrativa em que a empresa encontra-se vinculada (CTN, art. 3º).

Ainda pode-se entender a respeito do art. 3º do CTN, que o pagamento de tributos independe da vontade do devedor, por isso é de natureza compulsória.

Nos artigos. 113. § 1º, 139 e 142, do CTN encontra-se previsto multas caso o contribuinte não pague os tributos cabíveis a sua pessoa, seja ela física ou jurídica, no caso das empresas o não pagamento de tributos pode acarretar prejuízos imensos tais multas, suspensão do registro de funcionamento, entre outros.

No Brasil uma alta carga tributária incide sobre as atividades comerciais, além de que também existe uma complexidade de sua normatização, exige que as empresas façam um prévio planejamento tributário para que consigam ter sucesso junto à competitividade existente no mercado contemporâneo.

A carga tributária sustenta os serviços governamentais ofertados à população e incide sobre as atividades e movimentações financeiras realizadas por pessoas físicas e jurídicas no Brasil.

A seguir tem-se um retrato da contribuição tributária por setor no ano de 2012 no Brasil, em relação à arrecardação total do Estado Brasileiro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com