TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Marcas e Patentes

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

A vantagem competitiva, pode ser compreendida como um diferencial que a organização possui diante dos seus concorrentes, que a permite ser superior a eles. É qualquer característica do produto ou serviço da organização que os clientes reconhecem como um diferencial. Podemos citar como exemplo, fabricantes de celulares que oferecem aos seus clientes celulares com preços mais baixos que os concorrentes, com qualidade igual ou relativamente menor.

A fonte de vantagem competitiva é a estratégia que proporciona a organização o caminho para que ela possua a vantagem competitiva, ou seja, se a empresa quer vender os produtos mais baratos, ela precisaria produzir em quantidades maiores ou comprar a matéria prima em maiores quantidades para se ter menos custos por unidade.

A) Inovação: A Google adquiriu o Android em meados de 2005, desde essa data a Google vem modificando e aperfeiçoando o Android, hoje ele é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, estando presente em milhares de aparelhos celulares. Existe outra sigla ligada ao Android que é a Google Mobile Services – GMS, que é um conjunto de aplicativos e API’s da Google que incluem os aplicativos da empresa, como o Chrome e o Google Play, para as fabricantes não adianta ter apenas o Android sem ter o GMS, pois, sem ele os usuários não conseguiriam ter acesso ao WhatsApp, Instagram e demais aplicativos. Tanto o GMS quanto o Android são de graça, isso é um motivo para serem tão populares, é com o GMS que ela coleta os dados dos clientes, seja através do Google Maps, do Chrome, e etc, e a partir deles ela tem acessos a quais produtos os clientes estão interessados, onde moram e quais sites acessam e com base nesses dados ela vende espaços publicitários para os clientes corporativos. A vantagem da Google é que a base de informações que ela possui é gigantesca e muito detalhada, devido a sua variedade de forma de recolhimento de dados, permitindo-a cobrar mais caro pelos seus serviços e também por ter inúmeras empresas de diversos segmentos solicitando seus serviços.

Outro exemplo de inovação é a mudança na forma de ganhar dinheiro com vídeos, a Google implementou o Youtube, um aplicativo de graça com uma grande quantidade de conteúdo dos mais variados temas de forma gratuita, tendo como forma de gerar dinheiro para a organização os anúncios e o recolhimento de dados, como citado acima, o que a torna diferente dos concorrentes.

B) Modelo de utilidade: A modificação que a Samsung fez, foi incrementar no mercado de celulares e smartphones um celular com tela dobrável. A Samsung foi a pioneira nesse quesito, a primeira a lançar, em que o celular possui 3 telas, ficando uma tela posicionada por fora, para o uso de apenas essa tela e ao abrir o celular aparecem as outras duas telas. Até esse momento haviam sidos registradas algumas patentes de celulares com telas dobráveis, porém, foi a Samsung que foi a pioneira no lançamento. A vantagem que a empresa leva com isso é que ela se torna diferente dos concorrentes e ganha mídia por ser a pioneira na invenção e se essa modificação vingar, ela provavelmente será referência, tornando a marca mais conhecida e forte no mercado.

Normalmente as empresas fabricantes de celulares utilizavam como padrão uma ou duas câmeras na parte traseira do celular e na parte da frente do aparelho, mais uma ou duas câmeras. A Asus lançou como modificação um celular com apenas uma câmera dupla que faz a função da câmera frontal e da traseira, ela fica posicionada na parte traseira, mais quando a câmera frontal é ativada a câmera faz a rotação para a parte da frente do aparelho. Com essa modificação a organização traz um diferencial para seus produtos, mostra que ela está ativa, a empresa ganha market share e melhora sua marca e pode aumentar seus lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com