TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias Administrativas

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 13

Teorias

Administrativas

Nomes:

Pedro Soares de Moraes

Luís Felipe Mauro

Felipe Freitas

Eduardo Velasco

Gabriel Rodrigues

Vitor Dias

Índice

* Introdução

* Teoria das relações humanas

* Teoria Comportamental

* Mudança Organizacional

* Teoria Estruturalista

* Teoria Neo Estruturalista

* Teoria da Contingência

* Conclusão

* Bibliografia

Introdução

A Revolução Industrial foi o evento que proporcionou o inicio e o desenvolvimento da Administração como ciência baseada apenas em cada vez maior especialização do trabalho humano.

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, veio à ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

* Teoria das relações humanas

* Teoria comportamental

* Teoria do desenvolvimento organizacional

* Teoria estruturalista

* Teoria neo-estruturalista

* Teoria da contingência

Teoria das relações humanas

Surgiu no período da grande depressão de 1929, tendo como característica o estudo da parte sentimental.

Se produtiva do trabalhador, buscando entender as relações das mesmas. O foco deixa então de ser apenas a questão produtiva.

A partir deste momento as decisões dentro das empresas levam em consideração seus funcionários e suas necessidades para com o trabalho.

Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Foi professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, ele dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.

A experiência de Hawthorne foi realizada por George Elton Mayo e seus colaboradores em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro Hawthorne tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção. Com os primeiros resultados, a pesquisa logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes de trabalho, da rotação do pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários.

A experiência foi dividida em quatro partes, mas a mais importante foi a segunda. Na segunda fase houve diversas mudanças nas condições de trabalho, aumentando ou diminuindo intervalos, mudando as formas de pagamento, entre outras coisas, e obtiveram resultados variáveis na produção, logo após cancelaram todas essas mudanças e notaram que os trabalhadores produziram ainda mais, pois os mesmos tinham formado conexões, era o início de uma equipe.

Teoria Comportamental

A Teoria Comportamental demonstra a variedade de estilos de administração que estão à disposição do administrador. Esses estilos moldam as formas de conduzir as pessoas, a divisão do trabalho e a organização das atividades.

Teoria X:

Nesta teoria parte-se de um principio onde os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho necessitando sempre de ordens superiores, acompanhadas de punição, elogio, dinheiro etc.

Os princípios básicos da Teoria X são:

* Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;

* Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;

* O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades têm ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

Teoria Y:

Esta teoria é totalmente oposta a x. Na y, os trabalhadores são encarados como pessoas responsáveis e competentes. Assim, as empresas proporcionam meios para que deem o melhor de si, como participações e influencia nas tomadas de decisões.

Os princípios básicos da Teoria Y são:

* O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;

* O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura;

* Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com