TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias Administrativas e Organizacionais Influenciam a Prática

Por:   •  5/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA  
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E

COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES ACADÊMICAS PROGAMADAS

SÃO PAULO

2014

ATIVIDADES ACADÊMICAS PROGAMADAS

.

SÃO PAULO

2014

   As teorias administrativas e organizacionais influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração. Influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio em que elas estão inseridas. Servem como fonte de compreensão e/ou previsão de práticas observadas nas organizações.

       O pensamento administrativo surge com consequência da consolidação do capitalismo e, ao mesmo tempo, do processo de modernização das sociedades ocidentais:

  • Escola clássica – surgimento do capitalismo

Os primeiros estudos sistematizados acerca da administração, dando início a sua demarcação como uma nova disciplina. Principais autores. Taylor, Fayol e Weber.

  • Enfoque comportamental – Crise do capitalismo 1930

A importância do fator humano na administração com a incorporação das dimensões humanas no estudo da administração. Principal autor Elton Mayo.

  • Abordagem Quantitativa – Segunda Guerra Mundial

Desenvolvimento da área da administração em vários sentidos, sendo a abordagem quantitativa um resultado imediato da transposição de técnicas de pesquisa operacional.

  • Teoria dos sistemas – Impactos na Segunda Guerra Mundial

As organizações são vistas como sistemas abertos.

  • Enfoque contingencial – Impacto da Segunda Guerra Mundial

Consolidasse a partir dos conceitos da teoria dos sistemas. Basear-se na concepção da organização como um sistema aberto, em contínua interação no ambiente onde está inserida.

Enquanto a administração científica procurava leis universalmente válidas para administrar de forma eficiente os processos operacionais de trabalho, a gestão administrativa abordou os princípios gerais de administração.

Para Weber, a burocracia é um modelo ideal descritivo cujas características nunca se encontram na sua forma pura a prática. A burocracia busca organizar, de forma estável e douradora, a cooperação de grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada.

Principais disfunções:

  • Incapacidade de resposta e adaptação organizacional;
  • Perda da visão do conjunto dos objetivos organizacionais;
  • Processo decisório lento;
  • Limites de formalização;

   Ainda há princípios que são defendidos por Fayol e válidos na atualidade, entre eles:

Divisão de trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação do interesse individual ao interesse geral, Remuneração do pessoal, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade de pessoal, Iniciativa e Espírito de equipe.

Além de Fayol, muitas metodologias de Taylor são usadas até hoje, um exemplo é a remuneração por produtividade.

As principais ideias defendidas pelos autores representantes das teorias de transição são: partia do pressuposto de que ninguém poderia se realizar como pessoa se não fizesse parte de um grupo. (Mary Parker Follet)

Conclui que uma empresa só pode operar com eficiência e sobreviver quando os objetivos da organização forem mantidos em equilíbrio com os objetivos e as necessidades dos indivíduos que trabalham para ela. (Chester Barnard)

Os experimentos de Hawthome contribuíram com a confirmação da possibilidade de comunicar e interagir, bem como a interação com os pesquisadores, influenciando os ganhos de produtividade. Por outro lado, os grupos informais desempenhavam papel importante em termos de estabelecimento de padrões de produção, prática de punição e lideranças informais.

Principais conclusões dessa escola: A integração social do indivíduo é fator determinante de seu nível de produtividade. O comportamento do indivíduo é determinado pelas normas de funcionamento do grupo a que pertence. As organizações são compostas por diferentes grupos formais que não coincidem exatamente com sua estrutura formal. Uma supervisão mais cooperativa e preocupada com os trabalhadores influencia positivamente a eficiência organizacional. Uma vez reconhecido que a recompensa salarial não é suficiente, surge a política de incentivos psicossociais, com o objetivo de motivar e satisfazer o trabalhador para que esse trabalhe em função do objetivo formal da empresa.

  Preocupada com a relação entre a moral e a produtividade, a Escola de Relações Humanas colocou na motivação a grande possibilidade de levar o individuo a trabalhar para o atendimento dos objetivos da organização formal.

       A contribuição dos estudos sobre motivação e liderança para a administração é propor um conjunto de medidas de mudanças no trabalho e nas estruturas organizacionais de forma a alinhar a necessidade de autodesenvolvimento e realização do ser humano com os objetivos organizacionais.

O período da segunda guerra mundial foi de grande desenvolvimento das ciências exatas, usadas principalmente para mensuração e coletas de informação pelos militares. Esse conhecimento no pós-guerra foi incorporado às organizações e usado principalmente na quantificação de dados que auxiliassem na tomada de decisões.                                                                                                

Pesquisa operacional é um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões administrativas. É usada, sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo da administração.

A abordagem quantitativa, também chamada pesquisa operacional, refere-se ao uso das técnicas matemáticas e quantitativas para a criação e a análise de modelos complexos.

    A teoria dos sistemas contribui com a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feedback que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com