TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Dissertativa Inovação Empreendedorismo

Por:   •  14/7/2020  •  Dissertação  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

IBMEC ONLINE

RODRIGO SCURA

ATIVIDADE DISSERTATIVA 03

SÃO PAULO

2019

        

O empreendedorismo é um comportamento associado a liderança, iniciativa e descobertas de alguém que está disposto a correr riscos para oferecer um serviço ou um novo produto para o mercado. A inovação está associada ao ato de criar algo novo que se difere de padrões anteriores e que precisar ser viável, sustentável e dar retorno financeiro. No mundo corporativo o empreendedorismo e a inovação quando combinados se tornam uma estratégia de grande valor para o sucesso nos negócios em mercados cada vez mais competitivos em que as empresas precisam se diferenciar para atrair seus clientes seja com a criação de algo novo ou promovendo renovação de antigos padrões.

Refletindo sobre o que vem primeiro, se o empreendedorismo ou a inovação, na minha visão não há uma regra clara, mas o empreendedorismo muitas vezes pode vir primeiro devido a uma necessidade em função de momento econômico em que o empreendedor se encontra, por exemplo, um período de carências de vagas de empregos. Entendo que se o empreendedorismo não estiver combinado com planejamento, estratégia e aliado a uma cultura organizacional de inovação, pode tornar o negócio insustentável a longo prazo frente aos competidores, sendo esse um dos motivos de índices elevados de empresas sendo fechadas logo nos primeiros anos de operação. Em outros casos, a inovação vem primeiro e está relacionada a um esboço ou rascunho de uma ideia do inovador que depois poderá ser transformada em produto final pelo empreendedorismo através de suas ferramentas e conhecimento de mercado que permita alcançar ganhos econômicos e sociais. Em resumo, a inovação sem empreendedorismo pode ser tornar apenas uma ideia sem propósito, já empreendedorismo sem inovação em um negócio sem perspectiva de futuro.

Como vimos na sala de aula, em modelos de negócios como a relação universidade-empresa (UE) ou a tripla hélice a inovação é buscada através de trabalhos desenvolvidos dentro das universidades que oferecem ambientes adequados para a pesquisa e desenvolvimento dos projetos e as empresas investem nessas instituições através de patrocínio com objetivo de alcançar serviços e produtos inovadores para aplicarem no mercado. É importante que as empresas também incentivem internamente seus funcionários a desenvolver perfis empreendedores inovadores, mas para isso é necessário oferecer um ambiente adequado à criatividade, comunicação e gestão eficaz das iniciativas criadas.

Este perfil empreendedor inovador, de pessoa que pensa fora da caixa, é cada dia mais procurado pelas empresas como vantagem competitiva e são muitos exemplos de funcionários com esse perfil trilhando carreiras de sucesso. O texto da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, através de uma entrevista com a administradora Rosana Marques, nos traz um perfil de alguém com essas características de empreendedora inovadora. A Rosana começou como estagiária, mas seu perfil de pessoa muito curiosa, disposta a aprender estudando a teoria, praticando os conhecimentos na vivência com as diversas as áreas e sempre com foco total no cliente foram fundamentais na ascensão de sua carreira dentro da empresa SEG. A empresa que oferece serviços de saúde ocupacional está em um mercado de grande competitividade e necessita de profissionais com a mentalidade da Rosana. A empresa oferece condições para o funcionário desenvolver seu senso de inovação através de ambientes para estudo e salas adequadas e voltadas para a criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (220.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com