TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão da Qualidade

Por:   •  14/11/2021  •  Monografia  •  2.761 Palavras (12 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: On Line

Aluno: Isabella da Silva Alves

Turma: 1021-1_6

Tarefa: Apresentar um Plano de Ação à empresa especializada no fornecimento de insumos

Introdução

Esse trabalho tem como escopo identificar as ações necessárias para superação das questões apresentadas pela empresa Super Insumos, tendo como foco principal a gestão da qualidade e seus processos.

A Super Insumos, empresa especializada no fornecimento de insumos a grandes indústrias, foi fundada no princípio do século XXI e em seus últimos anos de atuação, edificou sua reputação junto às mais importantes organizações industriais do País. Sua história tem sido pautada por ações que denotam sua grande capacidade de inovação, estando apta a encarar os novos desafios do mercado, sempre de forma sólida, profissional e socialmente responsável.

Em 2016, inserida em um Mercado competitivo e cada vez mais exigente, a Super Insumos foi incluída no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos. Essa inclusão se apresentar como um grande desafio para a alta administração da empresa. Desse modo, ciente de que sua inserção no Programa demandaria um crescimento significativo dos pedidos de fornecimento de insumos, a alta adminstração achou por bem aprimorar e buscar melhorias no seu modelo de gestão.

A partir da análise de seu corpo diretivo, firam identificadas várias oportunidades de melhoria de seus processos e várias questões a serem tratadas, quais sejam:

  • insumos não especificados;

  • inexistência de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • auditoria interna necessária a se implantar;
  • metas amplas, estabelecidas apenas de forma geral, mas não individualizada;
  • glosa de lotes com defeitos de fabricação;
  • empregados apáticos, sem estarem inseriodos num planejamento efetivo de valorização;
  • problemas com o extravio de peças, pois muitas se perdem, já que não há rastreamento dessas mercadorias.

Desse modo, considerando as informações apresentadas, este trabalho tem como objetivo principal apresentar um plano de ação, com foco na gestão da qualidade e processos da Super Insumos, a fim de que ela possa ter êxito no contexto a qual foi inserida.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

A gestão da qualidade é uma função gerencial para se garantir a qualidade.  O  ponto focal se manifesta no procedimento de prevenção de problemas, mas outras formas de controle, além das práticas estatísticas, passam a ser  incorporadas  (GARVIN,  1992),  com  o  objetivo  de  atender plenamente o cliente  (CAMPOS,  2004),  de  modo  a  assegurar sua satisfação por muito tempo (ISHIKAWA, 1986).

Historicamente, os elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa mudam  em  resposta  às  constantes  transformações  políticas  e  econômicas  (JURAN,  1990).  Contudo,  o  princípio  comum  em que  se pautam  os  ensinamentos  dos  ‘cabeças  da  qualidade’  é  a  melhoria  contínua.  Em que pese  suas abordagens diferenciarerem-se  em  vários aspectos,  seu  objetivo  é  o  mesmo:  aprimorar  continuamente  o  produto  ou  serviço  por  meio  da  redução  de  variação e melhoria dos processos (MAGUAD, 2006).

Os ingredients básicos, (LÉLIS, 2012) para se fazer uma gestão de qualidade usa-se três elemntos básicos:

  • redação de custos;
  • aumento da produtividade;
  • satisfação docliente.

Desse modo, pode-se dizer que é exatamente isso que a gestão da qualidade propõe – fazer melhor, com menos custo e entregar ao cliente produtos que atendam ou até superem suas expectativas.

Na chamada “Gestão da qualidade”, o que importa é oferecer aos clientes os melhores produtos e serviços bem prestados, de modo que surpreendam os clientes no atendimento de suas necessidades e desejos. E  para  que  isso  aconteça,  a  organização  deve  ter  seu modo de  atuar,  e  assim,  implantar  sistemas  de  Gestão  de  Qualidade,  os  quais  englobam todos  os  processos  internos  em  toda  organização, visando  satisfazer  a  todos  os  seus  públicos:  clientes,  fornecedores,  funcionários, acionistas e a comunidade.

A condição do atributo se refere às particularidades dos produtos e serviços disponíveis,  e  estas  podem  ser  consideradas  tanto  para  os  consumidores,  como também para os clientes internos. As questões atreladas à qualidade não devem  somente  influenciar  a  percepção  dos  clientes,  mas  também deve considerar a condição da qualidade  interna nas organizações, em que o ambiente e as relações interpessoais  proporcionam  desenvolvimento  e  satisfação  aos  clientes internos e a todos que participam da “cadeia produtiva”.

De acordo com ISHIKAWA (1986), a gestão da qualidade é uma função permanente. A administração deve conhecer a cultura organizacional, antes de  decidir  aplicar  os  princípios  da  qualidade,  a  fim  de  obter o melhor resultado  com  o  uso  das técnicas e métodos da abordagem da gestão da qualidade (GAMBI et al., 2015).

A norma ISO 9000, segundo Lélis (2012), regulamenta a gestão da qualidade e lhe propõe oito princípios. Eles representam o alicerce de uma empresa que pretenda construir um verdadeiro sistema de qualidade, senão vejamos:

  1. Foco no cliente: o cliente deve ser a preocupação central das empresas;

  1. Liderança: os líderes devem criar condições para que os funcionários se sintam parte da empresa e trabalhem para alcançar os objetivos organizacionais;
  1. Envolvimento de pessoas: sem o empenho dos funcionários, é impossível falar em qualidade. Por isso, é importante que cada um deles coloque suas habilidades à disposição da empresa e faça sua parte para colocar a qualidade em prática;
  1. Abordagem de processo: cada atividade da empresa é um processo que pode ter impacto no resultado final. Logo, é preciso ficar de olho em todos os processos e verificar se estão mesmo de acordo com os padrões de qualidade;
  1. Abordagem sistêmica para a gestão: não podemos ver os processos como atividades isoladas. Muito pelo contrário: precisamos entender que cada um deles está ligado aos outros, influenciando o desempenho da empresa como um todo;
  1. Melhoria contínua: o aperfeiçoamento da qualidade deve ser sempre o principal objetivo da empresa;
  1. Abordagem factual para a tomada de decisões: as decisões não devem ser tomadas por intuição, mas sim com base em informações e fatos;
  1. Benefício mútuo nas relações com fornecedores: é preciso criar laços de confiança e respeito com os fornecedores. Nas negociações, os dois lados devem ganhar. (LÉLIS, 2012)

As organizações conteporâneas trazem uma concepção da complexidade do homem no contexto das organizações (BATEMAN; SNELL, 2006). Nesse sentido, a apresentação de uma proposta que inclua a utilização da ferramenta benchmarking para superar o desafio de elevar a motivação dos funcionários se torna muito importante.

De acordo com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) (2017), o benchmarking pode ser definido como um “método de comparação de produtos, processos e desempenho de uma organização com outra de referência”.

Considerando que o benchmarking também é usado para proporcionar melhorias dos processos internos na empresa, na qual será possível analisar os métodos utilizados nas várias unidades produtivas, recomenda-se para a Super Insumos o benchmark de processos.

Em um procedimento de benchmarking encontram-se quatro etapas:

  1. Planejar (PLAN): significa definir o que queremos e como faremos para consegui-lo;
  2. Executar (DO): colocar o planejamento em prática, coletando dados para verificar na próxima etapa se o processo (e não o produto) está funcionando como previsto;
  3. Checar (CHECK): verificar se o processo está funcionando como planejado. Caso não esteja, averiguar o que há de errado e criar soluções;
  4. Agir (ACT): colocar em prática as mudanças propostas na etapa anterior, voltando à primeira etapa para corrigir o planejamento (LÉLIS, 2012).

Nota-se que estas fases possuem o conceito da ferramenta PDCA. Este é conhecido por seu  método  de  análise  e  solução  de  problemas,  com sua sigla  para  plan, do, check e action, ou ‘ciclo Deming’ de melhoria.

Pautando-se no que foi apresentado, recomendou-se a realização de um benchmarking com a empresa ITAU UNIBANCO, para poder observer qual seu programa de investimento e valorização seus colaboradores. O ITAU UNIBANCO foi eleito em Segundo lugar, entre as melhores empresas para se trabalhar, no ano de 2021.

Neste benchmarking, observou as seguintes oportunidades de melhorias:

  • criação de uma Unidade que multiplique as práticas e valores da organização;

  • desenvolvimento das altas e medias lideranças;
  • adotação de programas de valorização da equipe;
  • realização de práticas que visam dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal;
  • criação de programas de desenvolvimento professional e humano, benefícios paupáveis e merecimento po atuação na empresa.

A implantação dessas melhorias, o clima organizacional poderá ser medido, por meio de pesquisa, a fim de se checar se as ações foram satisfatórias ou se necessitam de ajustes. Por intermédio dessas mmelhorias, pretende-se ter uma satisfação maior dos colaboradores, tornando-os parte da organização e os valorando adequadamente.

Os problemas existentes na Super Insumos podem ter suas causas identificadas pelo Diagrama de Ishikawa (também chamado diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe) – Segundo Lélis (2012), ele é usado para identificar as causas de um problema. Na hora de construir o diagrama, é necessário considerar os 6Ms, que são as principais causas de problemas: mão de obra (pessoas), materiais (componentes), máquinas (equipamentos), métodos, meio ambiente e medição.

A seguir apresenta-se o diagrama para cada problema apontado pela Super Insumos:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Os   diagramas   supra apresentados   tiveram   como   objetivo   identificar   as   causas   raízes   dos   problemas operacionais da Super Insumos para que assim, seja possível se definir soluções.

O problema de extravio de mercadorias poderá ser solucionado através de um plano de ação montado para o setor de logístico, fundamentado   na   ferrameta   5W2H.   Tal   ferramenta   tem   como   objetivo   a   definição   de   tarefas   eficazes   e   seu acompanhamento. Ela é formada por sete questões essenciais que devem ser respondidas. Sendo as perguntas respondidas é possível elaborar uma estratégia para que a execução e a gestão do projeto ocorram de forma transparente e funcioanal.

Vejamos as sete perguntas:

  1. What? (O que será feito?)
  2. Why? (Por que será feito?)
  3. Where? (Onde será feito?)
  4. When? (Quando será feito?)
  5. Who (Por quem será feito?)
  6. How? (Como será feito?)
  7. How much? (Quanto vai custar?)

Abaixo serão apresentadas as ações criadas usando, através da ferramenta/tabela:

Ação

Responsável

Prazo

Onde

Por quê

Como

Quanto Custa

Realizar Benchmarking com empresa ITAU UNIBANCO

Sérgio Toledo - Ramal: 2020 Logística

sergiotoledo@superinsumos.com.br

01/02/22 a 01/06/22

ITAU UNIBANCO

Empresa   modelo em   logística  

Fazer  contato   para

agenda   de

visita

R$10.000, por empregado

Revisar contratos   com transportadoras e implementar seguro de mercadoria

Cristina Alves - Ramal: 1357 Departamento Jurídico cristinaalves@superinsumos.com.br

01/03/22 a

01/04/22

Super Insumos

Mercadorias     sem     seguro contra   furtos  e roubos

Revisar    os

contratos

R$0,00

Adquirir programa   para inspeção de mercadoria

Erik Sá - Ramal: 1658

Tecnologia da informação

eriksa@superinsumos.com.br

01/03/22

a

01/05/22

Super Insumos

Mercadorias

controladas   por planilha

Rastrear  ERP

no mercado

R$ 20.000,00

Inserir   nas etiquetas informativas  para rastreamento de produto

Erik Sá - Ramal: 1658

Tecnologia da informação

eriksa@superinsumos.com.br

01/03/22

a

01/05/22

Super Insumos

Sem informações   na etiqueta atual

Inserir

comunicação   de etiqueta   com computador   com ERP

R$7.000,00

Criar   unidade   para conferência   de material

Sérgio Toledo - Ramal: 2020 Logística

sergiotoledo@superinsumos.com.br

01/02/22 a 01/08/22

Super Insumos

Pouco   espaço  no atual local para realização   da conferência

Criar   unidade   de conferência

R$ 70.000,00

Criar indicadores de   qualificação de transportadoras

Sérgio Toledo - Ramal: 2020 Logística

sergiotoledo@superinsumos.com.br

01/02/22 a 01/06/22

Super Insumos

Não   se sabe   quais   são   as melhores empresas de transporte   que prestam   serviço   à empresa

Fazer auditorias   nas

Empresas de transporte,

controlando   a qualidade   do serviço.

R$0,00

Realizar teinamento operacional com equipe da logística

Ana Maria - Ramal: 1423

Recursos humanos

anamaria@superinsumos.com.br

01/02/22 a 01/04/22

Super Insumos

Pessoal sem treinamento adequado

Dar treinamento com foco  nas descrições      com atenção    às responsabilidades

R$0,00

Por todo o acima exposto, o uso da ferramenta Seis Sigma se faz necessário, a fim de solucionar os seguintes problemas: insumos sem especificação, inexistência   de   conformidade   na   coleta   de   lixo   industrial   e   glosas   de   lotes   por defeito na fabricação de chapas metálicas. Segundo Lélis (2012), o seis sigma “é um método que tem o objetivo de melhorar os produtos e os processos até reduzir os defeitos a 3,4 peças por milhão”. Ainda segundo o autor, a implantação do Seis Sigma “é realizada quando colocamos em prática projetos de melhoria baseados em um método chamado DMAIC (de‑ fine, measure, analyze, improve, control)”. Esse método é é dividido em cinco etapas, onde cada possuifunção bem específica, senão vejamos:

  1. DEFINIR (define): delimitar o objetivo do projeto de melhoria, mapeando os problemas e apontando oportunidades para resolvê-los;

  1. MEDIR (measure): identificar os pontos críticos do processo e desenvolver medições do desempenho do processo;
  1. ANALISAR (analyze): encontrar as causas dos problemas;
  1. MELHORAR (improve): propor e implementar soluções de melhoria;
  1. CONTROLAR (control): verificar se as soluções implementadas surtiram os efeitos esperados e incorporá-las aos padrões do processo.

Considerações finais

Este trabalho foi pautado em ferramentas da gestão de qualidade para recomendar um plano de ação que proporcionasse a revisão e solução dos problemas apontados na última reunião realizada entre a alta e média liderança da empresa Super Insumos. As ferramentas utilizdas neste relatório foram as de benchmarking, diagrama de Ishkawa, 5W2H e Seis Sigma. Através da utilização dessas ferramentas, buscou-se manter a empresa competitiva e adaptável no relaciomento com seus clientes, fazendo que a organização se rendesse às mudanças. Desta forma, não é demais dizer que a gestão da qualidade possui um protagonismo de relevância para que todas as atividades indicadas possam resultar na satisfação do cliente e quem sabe até superar suas expectativas. Na realidade de um mercado competitivo que se estabeleceu no mundo de hoje, é importante que as organizações estejam em mudança constante e aprimoramento de seus processos para que se mantenham no mercado. Novas demandas de clientes e novos desafios podem surgir a qualquer momento na Super Insumos. A gestão de qualidade possibilita a antecipação das tendências e proporciona a mudança transformadora de uma emrpesa. O resultado dessa gestão, qual seja as práticas pela qualidade total, é um processo contínuo e cíclico que possibilita que as pessoas se tornem envolvidas e focadas nos resultados.

Referências bibliográficas

BATEMAN; T. S.; SNELL, S. A. Novos Empreendimentos.  Administração: novo cenário competitivo. Tradução de Bazán tecnologia e linguística Ldta. São Paulo: Atlas, 2006b;

CAMPOS, V. F. TQC - Controle da Qualidade Total: no estilo japonês. 8ª ed. Nova Lima: INDG, 2004. Qualidade Total: padronização de empresas. Nova Lima: INDG, 2004a;

FGV Portal do Aluno. Atividade Individual. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/358785/Home. Acesso em 08 de novembro de 2021;

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ).  Dicas de Gestão para MPE, 2016. Disponível em: www.fnq.org.br/informe-se/publicacoes/e-books.  Acessado em: 9 nov.  2021.

GARVIN, D.  A. Gerenciando a Qualidade:  a visão estratégica e competitiva. Tradução de João Ferreira Bezerra de Souza. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992;

GAMBI, L. N.; BOER, H.; GEROLAMO, M. C.; JORGENSEN, F.; CARPINETTI, L. C. R. The relationship between organizational culture and quality techniques, and its impact on operational    performance.    International    Journal    of    Operations    &    Production    Management, Bradford, United Kingdom, v. 35, n. 10, p. 1460-1484, 2015;

JURAN, J.  M.; GRYNA, F. M. Controle da Qualidade:  conceitos, políticas e filosofia da qualidade, v. 1. Tradução de Maria Cláudia de Oliveira Santos. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991;

LÉLIS, E. C. (Org). Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012

MAGUAD, B.  A. The modern quality movement:  origins, development and trends.  Total 183 Quality Management & Business Excellence, Abingdon, United Kingdom, v.  17, n.  2, p.  179-203, mar. 2006;

SHIKAWA, K.  TQC -  Total Quality Control:  estratégia e administração da qualidade.  Tradução de Mário Nishimura. São Paulo: IMC Internacional Sistemas Educativos, 1986.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (513.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com