TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade gestão da qualidade

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3
  1. É uma ferramenta que descreve as etapas que compõem uma determinada atividade da empresa. Sendo assim, quando se apresenta um problema é mais fácil na identificação do mesmo. Os símbolos são padronizados e qualquer pessoa pode entender as fases das atividades.
  2. Folha de verificação é uma tabela na qual se registra informações sobre problemas de um produto ou serviço. Sua finalidade é identificar falhas na qualidade de determinado produto ou serviço.
  3. Histograma é uma opção para se saber a frequência com que determinado comportamento ou falha se repete. É utilizado principalmente quando se tem muitos dados.
  4. O gráfico de Pareto é um gráfico de barra que ajuda a classificar as causas dos problemas em essenciais (ou vitais) e em secundárias (triviais). Segundo Juran 80% dos efeitos derivam de 20% das causas. Logo se deve concentrar a melhoria nos 20% do que no processo todo, e o gráfico de Pareto auxilia a encontrar a discrepância.
  5. O diagrama de correlação serve para se utilizar em situações que se deseja saber a relação de uma variável com a outra, ou seja, um problema com sua possível origem.  A partir da coleta de dados das possíveis causas e o problema faz se o gráfico comparativo para se ver a disposição das informações podendo as mesmas se distanciarem (inversamente proporcional), se aproximarem (diretamente proporcional) ou ainda ficarem distribuídas sem nexo de modo que não dê para desenhar a reta. Pode se utilizar com métodos estatísticos.
  6. Porque é usado para investigar a causa de um problema.  Ele parte do pressuposto que maior parte dos problemas de uma empresa tem a ver com os 6M’s da cadeia produtiva: medição, materiais, mão de obra, máquinas, métodos e meio ambiente.
  7. É importante devido mostrarem com clareza se as coisas estão ou não sob controle. A partir de uma reta mestra o gráfico se disporá de limite de controle superior e limite de controle inferior. Os dados deverão então estar entre estes patamares, e quanto mais próximo a linha mais as coisas estão sob controle.
  8. São eles: diagrama de afinidades, que é uma maneira inteligente de identificar mudanças que precisam ser feitas para melhorar o serviço; Diagrama de relações, é muito útil quando precisamos encontrar as causas de um problema bem complicado; Diagrama em árvore, (formato de árvore) o objetivo principal fica no tronco, de onde saem os galhos, onde se encontram os meios utilizados para chegar ao objetivo principal; Diagrama do processo decisório, é mais focado na prevenção e seu objetivo é prever o que pode acontecer no futuro; Diagrama de atividades ou diagrama das setas, serve para planejar e acompanhar projetos, especialmente para que os prazos sejam cumpridos.
  9. Utilizaria a partir da identificação dos pontos fracos e fontes de erros analisar as possíveis saídas e a melhor decisão a ser tomada quanto as prioridades levando em consideração os recursos disponíveis.
  10. Através dos métodos dos critérios, que são os princípios que escolhemos para orientar nossas decisões; e o método das relações de causa e efeito, estabelece as prioridades considerando a relação de uma solução com a outra.
  11. Serve quando queremos observar a relação entre vários fatores, ou ainda quando queremos ver uma questão de pontos de vista diferentes.
  12. Ele organiza de forma produtiva todos os instrumentos que estudamos até agora, facilitando um bocado nossa vida na hora em que precisamos resolver um problema. Ele muito se assemelha ao ciclo PDCA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com