TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares Presenciais

Por:   •  29/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 4

Escola de Educação Profissional SENAC – Rio Grande do Sul

EAD – Educação a Distância

Estudante: Carlos Henrique Duarte da Silva

Matrícula: 66232008547

Unidade: 66 | SENAC RS | SENAC EAD

Componente: Atividades Complementares Presenciais I

Atividade Nº: 1 - O Papel da Qualidade e sua importância estratégia nas organizações

Polo: Camaçari

Local e Data: São Bernardo do Campo 08/10/2023

VIDEO-AULA 1


  • Contextualização com o mercado e perfil profissional:

O profissional formado como Técnico da Qualidade, pode atuar nas atividades relacionadas aos processos da qualidade, desenvolvendo manuais, relatórios e procedimentos para o sistema de uma organização. Ele também realiza auditorias internas e externas, elabora procedimentos e analisa não conformidades de produtos e serviços.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade:

Esse técnico pode trabalhar em empresas dos setores automotivos, alimentícios, saúde, bancos, hotelaria, educação e lojas de revenda de veículos.

O profissional formado em técnico de qualidade, pode atuar em uma empresa de prestação de serviço, na parte de auditorias internas e acompanhando auditorias externas, como inspetor da qualidade, realizando inspeção de resultados obtidos nos processos, aprovando ou desaprovando o serviço, assistente da qualidade de processo, acompanhando os resultados dos processos e participando de grupos de melhoria.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:

As atividades do técnico de qualidade estão entre elaboração de gráficos de dados coletados, elaboração de pesquisas de satisfação dos clientes, inspeção, garantia e gestão de qualidade, elaborar e atualizar os documentos da qualidade, atualização de indicadores da qualidade, realização de testes em amostras de novos produtos ou componentes, acompanhamento da qualidade da matéria prima fornecida. Dentre eles temos as seguintes funções:

∙ Auditor de qualidade: realiza auditoria interna e acompanha auditoria externas para estar verificando as realizações das atividades e adequações das normas.

∙ Inspetor da qualidade: realiza a inspeção dos resultados obtidos os processos e consequentemente aprovação ou reprovação de produtos e serviços.

∙ Assistente de qualidade e processo: é o que acompanha os resultados dos processos e participando de grupos de melhorias.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

A implementação da qualidade traz vantagens para a empresa, trata-se de uma oportunidade de melhoria nos mais diversos aspectos, ela gera diversos benefícios a todo o sistema e o resultado é que a empresa consegue um produto com uma maior padronização e qualidade.

Consequentemente isso gera uma maior rentabilidade aos negócios.

O fornecedor é hoje um parceiro de negócio porque a matéria prima contribui com a entrega de um produto ou de um serviço de excelência, por isso todos devem ganhar nessa relação de troca. Os acionistas contribuem com os investimentos dos seus recursos para obter os lucros.

A sociedade e o meio ambiente contribuem com os benefícios através das instalações de novas empresas em cidades e regiões metropolitanas com o comércio e os serviços, oferecidos nessas regiões a se desenvolverem.

  • Cases de sistemas da qualidade  

TSE Automação Industrial, é uma empresa que atua no segmento de energia e automação industrial. Obtiveram o certificado na ISO 9001 há 5 anos, com isso, a empresa passou a perceber os ganhos ao longo desse período, a certificação serviu para dar destaque ao ganho com o mapeamento de processos, que eram desconhecidos pela maioria dos colaboradores e a atenção com a qualidade do serviço prestado, que agora passam por um rigoroso controle de qualidade documentado.

Fábrica de Móveis: Empresa Moveis Cabral conquistou o ISSO 9001, ganhos com relação a implementação de indicadores de qualidade para todos os setores e efetiva mediação da satisfação do cliente. Com todas as mudanças a empresa conseguiu novos clientes, melhoramos os lucros com a diminuição dos desperdícios de matéria prima e sempre capacitando os funcionários quando há melhorias nos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (193 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com