TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Administração

Comportamento Organizacional

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

        

Professora Ead: Yaeko Osaki

Pelotas, 25 de abril de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3

CAPITULO 1................................................................................................................4

CAPITULO 2................................................................................................................5

CAPITULO 3................................................................................................................6

CAPITULO 4................................................................................................................7

CONCLUSÃO...............................................................................................................8

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................................9


INTRODUÇÃO

Compreender o comportamento organizacional é um desafio necessário nos dias atuais, o ser humano é, em essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concedem vantagens competitivas. O comportamento organizacional pode ser analisado de forma qualitativa e quantitativamente, através de indicadores de absenteísmo, índice de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis.

Na administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, eficiência e eficácia, mas que possuem significados distintos pois a eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recurso, enquanto a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, é escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma, uma atividade pode ser desenvolvida com eficácia porem sem eficiência e vice-versa.


CAPITULO 1

Definição de Comportamento Organizacional (CO)

Consiste no estudo do comportamento humano, observando as ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações, para alcançar melhores resultados.

Segundo Wagner & Hollenbeck, Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empesas.

Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner definem que o Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.

Sistemas Abertos e Fechados de Comportamento Organizacional

Wagner &Hollenbeck

Geraldo B. Caravantes

Cláudia B. Caravantes

Mônica C. Kloeckner

Sistemas

Sistemas

Abertos

Fechados

Abertos

Fechados

Diversidade de mão de obra

Organização Social

Termostato

Trabalho em equipe

Ser Humano

Relógio

Matéria Primas

Reino Animal

Estruturas

Clientes

Vida Vegetal

Fornecedores

Célula

Concorrentes


CAPITULO 2

Nos tempos de hoje com a tecnologia em alta podemos perceber as inovações nas empresas, para isso as empresas precisam continuar investindo em pesquisas e desenvolvimento, mas nem sempre a pesquisa chega ao mercado porque o ambiente é pouco motivador para inovação. Para criar um cenário encorajador que faça as empresas buscarem inovações é preciso melhorar vários aspectos simultaneamente, entre eles, a burocracia, pois, para se abrir uma empresa no Brasil ainda é muito difícil devido aos financiamentos com juros altíssimos, carga tributaria elevada, muitos impostos, leis trabalhistas arcaicas.

No processo inovador de uma empresa precisamos de pessoas com espirito empreendedor, conectadas com o mundo, sempre procurando estarem bem informadas, e atentas às notícias nacionais e internacionais.

Na nossa percepção o governo Brasileiro não esta preocupado com o crescimento de nosso país, pois não investe o necessário em educação básica, e tão pouco em educação tecnológica, professores e estruturas das escolas.


CAPITULO 3

Ao falarmos em equipe, estamos efetivamente falando de grupo de trabalho que já apresenta características mais aprimoradas, podemos citar um grupo de amigos, que é um dos exemplos mais comuns de grupos informais e que operam dentro ou fora de uma organização.

Observando a figura constatamos que faltou planejamento e comunicação entre o grupo, para este tipo de trabalho em equipe é necessário um líder experiente para comandar as tarefas.


CAPITULO 4

O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas esquemas que o individuo utiliza para representar o mundo e para designar as ações. A adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. O autor descreve dois processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação: assimilação e acomodação, estes dois processos são utilizados ao longo da vida à medida que a pessoa vai progressivamente se adaptando ao ambiente de uma forma mais complexa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (113.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com