TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

1. Definição das teorias

A) Abordagem Clássica

A preocupação de Taylor era em aumentar a produtividade e a eficiência no nível operacional das empresas. O foco de Frederick era dividir o trabalho, a tarefa e separar os cargos, sendo assim a Administração Cientifica parte de baixo para cima, das partes (operários) para o todo (organização). A ênfase da teoria era a tarefa.

B) Pirâmide de Maslow.

A ideia de Maslow era que os seres humanos vivem para satisfazer suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica.

Necessidades fisiológicas: é a base da Pirâmide, onde estão as necessidades básicas como a fome, descanso, exercício, etc.

Necessidades de segurança: o segundo nível, que são os elementos que faze o indivíduo se sentir seguro como a permanência no emprego, ou que reflitam favoritismo ou descriminação.

Necessidades sociais: o terceiro nível da Pirâmide são as necessidades de participação, associação, aceitação por parte do companheiro, etc. Tornando-se resistente.

Necessidades de Status ou Estima (ou Necessidade do ego): a quarta etapa da Pirâmide, que pertencem a duas classes - a necessidade de amor-próprio, que são autoconfiança, realização, etc. E a necessidade relacionada a própria reputação, que são status, aprovação, etc.

Necessidades de auto - realização: é o topo da Pirâmide, é a necessidade de cada um realizar seu potencial, atingindo seu objetivo.

C) Teorias X e Y

Essas duas teorias foram criadas pelo psicólogo americano Mc Gregor na década de 50, este foi um dos pensadores mais influente na área das relações humanas.

Na Teoria X o trabalhador não tinha ambição de crescimento, eram seres mandados pelos seus superiores. Eram seres limitados, não tinham criatividade, nem motivação para desempenhar

outras funções. Esses trabalhadores eram tratados como preguiçosos, trabalhavam por obrigação. Esses trabalhadores só realizavam as suas tarefas se fossem mandados, ao contrário não produziam ou realizavam as suas tarefas.

Já na Teoria Y, é o oposto, são trabalhadores que passaram a buscar conhecimentos agregando na empresa ideias novas. Estes trabalham motivados, em busca de alcançar o seu espaço profissionalmente, não era necessário o uso da autoridade para a realização do trabalho, tratam o trabalho como algo natural, dessa forma foi necessário a empresa criar meios para que o funcionário desse o seu melhor, por exemplo, participações e influências na tomada de decisão.

Essas duas teorias serviram para a descobertas de outras teorias posterior, por exemplo a teoria Z, que é a teoria usada nos dias atuais. .

D) Os dois fatores

Os dois fatores é uma teoria desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, que tem por objetivo identificar o que causava satisfação e insatisfação dos funcionários dentro de uma empresa.

Para isso desenvolveu pesquisas, e entrevistas no qual dividiu estes relatos em dois fatores, motivacionais (o que agradavam) e higiênicos (o que desagradava).

Fatores higiênicos são segundo Frederick o ambiente no qual trabalham, o salário, oportunidade de crescimento, clima organizacional, politicas da empresa, etc. Para Frederick esses fatores são suficientes para a desmotivação das pessoas dentro de uma organização.

E os fatores motivacionais define na participação dos funcionários na decisão dos resultados, liberdade de desenvolver as suas tarefas, plano de carreira dentro da organização, o ambiente de trabalho, etc.

De acordo com os estudos de Herzberg, conclui se que o ambiente e as condições de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com