TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps-ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS a Centro

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

TÍTULO: ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS a Centro

RELATÓRIOPARCIAL

TAUBATÉ /SP

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO________________________________________________________________03

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ______________________________________________04

2.1. Gestão de Desempenho______________________________________________________04

2.2. Treinamento e desenvolvimento___ ____________________________________________04

2.3. Administração de cargos, salários e benefícios_____________________________________05

2.4. Gestão do Conhecimento_____________________________________________________07

2.5. Educação Corporativa________________________________________________________07

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS____________________________________09

3.1. Análise e interpretação dos dados (treinamento e desenvolvimento)____________________09

3.2. Análise e interpretação dos dados (Gestão de Desempenho)__________________________10

3.3. Análise e interpretação dos dados (Administração de Cargos, Salários e Benefícios)________11

3.4. Analise e interpretação de dados (Educação corporativa)_____________________________11

3.5. Análise e interpretação dos dados (Gestão de Conhecimentos)_________________________12

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________________________________ 13

BIBLIOGRAFIA_________________________________________________________________14

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir tem como objeto o estudo de uma empresa da área de saúde, a Clínica de Exames Cardiológicos (Centro Cardiológico Vida), que passa a ser afetada pelas transformações nas formas de gestão e também de concorrência do mundo globalizado atual.

O desafio deste trabalho foi identificar e relatar a importância da implantação de uma política e gestão de Recursos Humanos bem planejada e estruturada, visando investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas proporcionando assim, vantagens para a organização, que passa então a contar com colaboradores devidamente qualificados e capacitados.

Outra questão de grande importância é o Planejamento Estratégico, pois este persiste na busca pela qualidade e produtividade, indo de encontro a competitividade do mercado. Os colaboradores passam então a ser considerados como novos empreendedores do conhecimento, passando a ter iniciativas pessoais em busca de melhor capacitação e crescimento pessoal dentro da organização.

A área de recursos humanos visa atualmente à valorização de pessoas, deste modo, há uma grande necessidade de saber como selecionar, treinar e desenvolver grandes líderes, incentivando e reconhecendo o desempenho de cada colaborador. Segundo Sovienski e Stigar (2004) o desenvolvimento de habilidades e competências são importantes, tanto para o gestor como para o colaborador, pois envolvem elementos da personalidade das pessoa aplicados à sua práxis profissional. Representa então um processo de integração entre as características individuais e as qualidades requeridas para missões profissionais específicas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta parte do trabalho iremos aboradar temas importantes para administração de Recursos Humanos, ferramentas e métodos desenvolvidos visando o sucesso da organização e seus colaboradores para acompanhar o desenvolvimento do mercado através do conhecimento, gerando motivação e plano de carreiras dentro da empresa.

2.1. Gestão de Desempenho

Segundo Gramigna (2007) uma competência é o “repertório de comportamentos que algumas pessoas ou organizações dominam melhor que as outras, os que a tornam eficazes e competitivas em determinadas situações”, a gestão por competências como também é conhecida é muito utilizada, pois aumenta a produtividade e satisfação de seus colaboradores, onde todos trabalham em busca do melhor resultado, pois identifica pontos fracos e fortes, afim da melhora. Através da Gestão por competências, é possível mostrar ao colaborador o que a empresa deseja, quais são as estratégias da organização para que juntos, busquem o resultado esperado. Todo este estudo é feito através de comportamentos, atitudes e habilidades de cada setor e de cada colaborador. Onde seu comportamento mostra o perfil, as habilidades mostram seus conhecimentos e as atitudes como ele se comporta em seus atos dentro da empresa.

2.2. Treinamento e Desenvolvimento

Para Chiavenato (2004), é difícil separar o comportamento das pessoas aos das organizações, visto que as pessoas são na realidade o principal ativo das organizações, podendo assim aumentar ou reduzir as suas forças e fraquezas. Dessa forma o treinamento, pode agregar mais valor ao processo de desenvolvimento dessas pessoas, tornando-as mais capazes e elevando seu grau de motivação.

É evidente que as organizações perceberam que a força interior das pessoas é fundamental para o funcionamento do sistema com o qual a empresa trabalha, e também são responsáveis por torná-las racionais, inteligentes e inovadoras perante as decisões que são tomadas. Ricieri (2009) relata que as pessoas não eram valorizadas, mas atualmente essas são reconhecidas como colaboradores, parceiras, e também como importante diferencial competitivo, sendo capaz de impulsionar uma organização ao sucesso quando são motivadas.

As organizações bem-sucedidas nos dias atuais investem em programas de treinamento, pois estas sabem que o capital humano é essencial para o sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com