TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão da Qualidade

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ADMINISTRAÇÃO

8º SEMESTRE - TURMA: A

GESTÃO DA QUALIDADE

ADRIANA APARECIDA LIMA DE FARIA – RA 1107314361

ADRIANO GONÇALVES DE MOURA – RA 1135331942

ALEXSANDRA CRISTINA SANTOS – RA 2504056336

BRUNA DA SILVA SANTOS – RA 1110297529

CRISTIANE GAEM FERNANDES – RA 2504023311

LEANDRO ALMEIDA SOARES – RA 2504095284

PROF. NELSON LIMA

SOROCABA

NOVEMBRO/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

GESTÃO DA QUALIDADE; PERSPECTIVA ESTRATÉGICA DA        

QUALIDADE E FATOR DE LIDERANÇA ESTRATÉGICA        

ERA DA INSPEÇÃO        

ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO        

ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE        

ERA DA QUALIDADE TOTAL        

QUANTIFICAÇÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE        

GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE        

MODELOS NORMALIZADOS DE SG (ISO9001, 14001 E TS16949) E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS        

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO        

FERRAMENTAS PARA GESTÃO DA QUALIDADE        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

A qualidade sempre esteve presente na vida do ser humano, pois sempre vem buscando a melhoria contínua, o aperfeiçoamento e realização.  Vimos na história que desde início já havia qualidade quando era utilizada a agricultura para a sobrevivência. As técnicas da qualidade existiam desde a época dos egípcios que usavam sistemas de medição das pedras usadas na construção das pirâmides.

Qualidade está relacionada à necessidade de cada indivíduo, estilo de vida, serviços ou produtos podem influenciar diversos fatores para superar as expectativas dos clientes e de suas exigências. Por isso hoje as empresas não só verificam o produto final e sim toda a cadeia de fabricação certificando que cada setor está adepto a qualidade a fim de eliminar erros e problemas ocorridos nos processos.


GESTÃO DA QUALIDADE; PERSPECTIVA ESTRATÉGICA DA

QUALIDADE E FATOR DE LIDERANÇA ESTRATÉGICA

Hoje vimos que muita coisa mudou a nossa sociedade passou por vários tipos de era da qualidade sendo elas: era da inspeção, a era do controle estatístico, a era da garantia da qualidade, a era da qualidade total e pôr fim a atual era da gestão estratégicas da qualidade e podemos dizer que temos um mercado mais competitivo e clientes mais exigentes e com isso o cliente veio tomando sua forma cada vez mais rigorosa com a linha de produção e seu produto final.

[pic 1]

http://meganakas.blogspot.com.br/2011/10/evolucao-tecnologica-do-homem.html

[pic 2]

[pic 3]


ERA DA INSPEÇÃO

Desde que o homem começou a manufaturar produtos para seu próprio uso, ou seja, usado do artesanato para ganhar o seu sustento e controlava todo o processo: concepção, projeto, escolha da matéria-prima, fabricação e controle da qualidade. Com o surgimento do mercado, o homem trabalhava com seus artesanatos e ele mesmo vendia os seus produtos, sendo assim, ficando mais perto do consumidor e assim a inspeção de seus produtos era diretamente com seus clientes, vendo os defeitos e exigindo como queria seu produto.

E essa proximidade entre produtor e consumidor permitia que o retorno fosse imediato sobre a qualidade de seus produtos. Entre o século VX e XVIII surgiu à possibilidade de mecanizar o trabalho e produzir um bem em massa. A produção de bens em massa viabilizou pelos preços reduzidos por unidade, e assim houve a ampliação do mercado.

Com a Revolução Industrial as empresas dividiram o processo industrial e surgiu o trabalho de supervisionar o e controlar as atividades que antes eram dos artesãos, com esse aumento da produção, os artesãos deram lugar aos operários não especializados. Nesse período, a quantidade de erros e desperdícios sem falar nos acidentes de trabalho era muito elevada.

No século XX, surgiu algo que mudou e revolucionou o mundo atual que foi a indústria automobilística em 1913 com o Henry Ford. Com essa indústria foram criadas novas funções na qual era necessário coordenar tarefas e surgirão os trabalhadores indiretos, sendo: Inspetores de qualidade, especialistas em reparos, supervisores e engenheiros de produção e foram adotadas técnicas de controle de qualidade, por exemplo, técnicas de amostragem.

ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO

O pioneiro na aplicação das estatísticas ao controle da qualidade, conhecido como o pai do controle estatístico, Walter A. Stewart. Toda análise derivou do conceito do controle estatístico, conhecido como CEP – Controle Estatístico de Processo, com isso os problemas de produção podiam ser identificados com o uso das cartas de controle.

A segunda guerra mundial consagrou esse controle, pois eram exigidos pelos organismos de compras das forças armadas das grandes potências mundiais.

O modelo de Stewart baseia-se na execução cíclica e sistêmica de quatro etapas na análise dos problemas (Plan P), (Do D), (Check C), e (Act A), o famoso PDCA.

Em 1951, Armand V. Feigembaum defende a ideia de que prevenção dos defeitos ao invés de correção veio influenciar profundamente os estudos e a prática na qualidade, e isso foi chamado de Controle de Qualidade.

ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE

Com o término da segunda guerra mundial, a guerra fria fez com que a questão Qualidade ganhasse nova dimensão. Neste período estudos mostravam que os problemas da falta de qualidade eram por falhas gerenciais e não técnicas.

Entre 1950 e 1960, vários trabalhos foram publicados no campo da qualidade, o interessante dessa era, é que foram inclusos além da prevenção e técnicas das ferramentas estatísticas, também conceitos e técnicas gerenciais.

ERA DA QUALIDADE TOTAL

Nesta era o foco passa a ser o cliente, tornando-o o centro das atenções, pois era necessário satisfazer e com certeza ir mais além, superar suas expectativas, com isso toda a empresa se torna responsável pela qualidade e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (553.5 Kb)   docx (281.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com