TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Administrativos

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO

02

2.

GESTÃO CONTEMPORÂNEA DA QUALIDADE

03

3.

HISTORIA E EVOLUÇÃO DA QUALIDADE

03

4.

O CONTROLE DA QUALIDADE

04

5.

OS PROGRAMAS E A GESTÃO DA QUALIDADE

05

6.

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

06

7.

LEAN MANUFACTURING

07

8.

OS CUSTOS DA NÃO QUALIDADE

09

9.

TENDÊNCIAS PARA A GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE QUALIDADE

10

10.

CONCLUSÃO

11

11.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

12

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho faremos uma abordagem sobre Gestão Contemporânea da Qualidade, onde falaremos sobre a importância da qualidade nos produtos, da importância da diminuição do custo de produção, diminuição dos desperdícios e em questão de empresas de prestação de serviços o bom atendimento ao cliente.

Mostraremos que para a empresa a maior preocupação deve ser a gestão da qualidade, quanto menor o custo em um produto de qualidade, maior será a satisfação do cliente.

A qualidade sempre esteve presente, antigamente era um diferencial no mercado, mas hoje em dia não mais. Cada vez mais as empresas estão cuidando de seus produtos, tentando detectar o maior numero de defeitos para assim conserta-los antes de serem entregues.

Assim veremos que a gestão de qualidade esta dividida em setores, onde cada empregado terá sua função para em conjunto serem alcançados os objetivos da empresa. Com a competitividade do mercado, os consumidores começaram a dar preferências para produtos com credibilidade. Tornando a qualidade um critério essencial de vendas.

  1. GESTÃO CONTEMPORÂNEA DA QUALIDADE

“Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente”.

(Deming).

A qualidade dos produtos e serviços não podem mais ser vistas como um diferencial dentro das organizações, e sim como condição básica para manter-se na competitividade do mercado. Os consumidores antes de comprar eles pesquisam e analisam os produtos a serem adquiridos, sempre querendo produtos com a melhor qualidade.

Quanto melhor as características dos produtos, mais alta a sua qualidade. A qualidade dos produtos e serviços requer investimentos para serem alcançadas e mantidas.

As deficiências compreendem as falhas no desenvolvimento do projeto, sejam produtos ou serviços.

Aos olhos dos clientes, quanto menor as falhas nos produtos, melhor a qualidade do ponto de vista da ausência de deficiências. Isso significa:

  • Maior eficiência dos recursos produtivos.
  • Maior satisfação do cliente com o desempenho dos produtos e serviços.
  • Custos menores de inspeção e controle.
  • Tempo menor para a colocação e consolidação de novos produtos no mercado.

Para Juran (2002) “Qualidade é ausência de deficiências, ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade.”.

  1. HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA QUALIDADE

Para Maximiano (2000), a ideia de qualidade foi discutida pelos filósofos gregos, que pensaram no ideal da excelência. Segundo esse pensamento, a excelência é a característica que distingue pela superioridade. Qualidade, como sinônimo de excelência, significa o melhor que se consegue fazer. A ideia de fazer bem-feito da primeira vez é a tradução de excelência.

A qualidade do produto sempre esteve presente na vida do homem, desde o plantio dos alimentos até a escolha das pedras para fazer as armas, sempre selecionando adequadamente os produtos a serem usados e fabricados.

Antes do século XX, o gerenciamento de qualidade baseava-se em dois princípios: inspeção dos produtos pelo consumidor e a confiança que era depositada no artesão. Com a revolução industrial o gerenciamento da qualidade passou a ser supervisionado conforme a administração cientifica de Taylor.

        

[pic 1]

  1. CONTROLE DE QUALIDADE

As empresas faziam o controle de qualidade não apenas de seus próprios produtos, mas também dos materiais recebidos de seus fornecedores, assim criando o método da qualidade assegurado (ou qualidade garantida). Tornando possível a utilização das cartas do controle estatístico que previa quando uma produção saia do controle, diagnosticando a ocorrência de defeitos aleatórios ou sistemáticos.

O controle estatístico da qualidade, que se baseia na amostragem. Em um lugar de inspecionar todos os produtos, seleciona-se por amostragem certa quantidade para inspeção.

Os cientistas americanos, Shewhart, Dodge e Roming ajudaram muito, eles tornaram possível detectar os problemas dentro da produção e tomar as melhores decisões para assim fazer a melhoria do produto. Assim, os consumidores começaram a dar preferências para produtos duráveis. Tornando a qualidade um critério essencial de vendas.

À medida que as indústrias cresciam em tamanho e sofisticação, a responsabilidade pela qualidade dividia-se em tamanha sofisticação. A qualidade é composta de estágios tais como: planejamento, organização, controle e liderança. Tanto qualidade quanto manutenção são de total importância, porque cada empregado tem a sua função que será responsável para alcançar os objetivos dentro da organização. A engenharia tornou-se responsável pela especificação e pelos critérios de aceitação. A produção, pela fabricação e a inspeção pelos testes e verificação do produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (665.5 Kb)   docx (396.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com