TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Administrativos

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1
Processos administrativos e Gestão estratégica

O planejamento, a organização, a direção e o controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas, quando visualizadas para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo.
O processo administrativo é composto de entidades e processos que funcionam juntos, os elementos do processo administrativo, não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior.
O processo administrativo quando visto de uma forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como processo sequencial.
Enfim, todos os processos indicam para liderança de equipes, portanto, é necessário que o gestor saiba trabalhar com sua equipe e motiva-la para que tudo seja realizado com excelência.
A estratégia em si, é necessária para qualquer coisa, principalmente para o funcionamento saudável de uma empresa de forma geral.
Todos conhecem o planejamento estratégico, e ele tem ótima eficiência, mas a gestão estratégica atinge um nível bem superior a ele.
A gestão estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação.
Os conceitos chave da gestão estratégica de empresas são:
-Estabelecer objetivo para melhorar a posição da companhia, em oposição a objetivos genéricos, como o aumento de lucro ou redução de custos.
-Avaliação do desempenho em termos dos objetivos estabelecidos, e disponibilização da informação a quem toma as decisões estratégicas.
-Avaliação e gestão do “capital intelectual”, aptidões e experiência da forma de trabalho das companhias.
A gestão estratégica se resume em poucas etapas, mas que devem ser realizadas com eficiência:
Primeiro passo da gestão, é o diagnostico estratégico, onde são levantadas informações sobre certos pontos a fim de organizar-se para tal e prever resultados esperados. São avaliadas todas as possíveis ameaças e fraquezas.
Em seguida, a empresa fica em prontidão estratégica, ou seja, disponível para qualquer situação que possa direcionar a mudanças positivas ou negativas e possíveis obstáculos.
Então, parte-se para o direcionamento estratégico, onde são solucionados em ordem de prioridade todos os problemas da empresa.
Para que a empresa continue bem, deve continuar a vigilância e sempre ter foco em sua visão.
Concluindo, qualquer empresa que pretende obter sucesso e estabilidade, deve ter uma gestão estratégica ativa, para manter-se sempre a frente de todos os imprevistos, para que quando ocorridos possam ser solucionados e direcionados de forma positiva, sempre, para o bem e estabilidade da empresa.



ETAPA 2
Organização da ação empresarial

O planejamento empresarial representa as decisões que tem implicações diretas nos rumos futuros da empresa. É essencial para a empresa que queira definir o seu futuro de forma próspera, mobilizar recursos em direção aos propósitos de curto e longo prazo, assumir o controle do seu destino, alcançar oportunidades, introduzir a disciplina de pensar em longo prazo, obter compromisso e direcionar asatividades dos colaboradores.
Observar o setor em que a empresa atua é essencial, para isso não podem ficar de fora os aspectos econômicos, sociais, políticos e tecnológicos. O ciclo de vida do setor e os fatores-chave de sucesso são fundamentais para alcançar os planos futuros.
Identificar as competências da organização, o que a organização faz de melhor, em que ponto ela se destaca. Os seus pontos fracos também devem ser identificados e analisados.
A partir desses pontos pode-se partir para a formulação das estratégias. Seguem-se alguns passos:
-Delimitação da missão: Para que a empresa existe, delimita sua atuação dentro do negocio escolhido.
-Definição da visão: Onde a empresa pretende chegar a um determinado prazo definido, a visão é a explicitação do que se idealiza para a organização.
-Definição de objetivos: São importantes para conferir o foco, mas devem ser detalhados (ou desdobrados) em ações menores para não se perderem na generalidade para as diferentes áreas da empresa: marketing, finanças, produção, etc.
As rápidas mudanças que vem impactando as organizações são um desafio a sua gestão administrativa. A relativa estabilidade econômica, a abertura de novos mercados, as reorganizações empresariais e o aumento da concorrência levam as empresas a buscarem novas formas deestratégia que se adequarem a nova realidade.
Muitas empresas encontram dificuldade para se adaptarem a esse cenário, pois implica submeterem sua gestão empresarial a mudanças bruscas e repentinas.Decorrem alterações que afetam sensivelmente a eficiência de seus sistemas de estratégias, implicando na necessidade real de se adaptar a novos conceitos e técnicas que possibilitem mudar as estratégias existentes, para ter um adequado controle das atividades. Isso dificulta a formulação do planejamento, a avaliação de desempenho e a tomada de decisões.
A utilização de mecanismo de estrutura organizacional são fatores que podem promover o desempenho das organizações contemporâneas e emergentes. Buscar formas e modelos estruturais que melhorem o desempenho das organizações e definam uma forma de estratégia ideal, tem sido a preocupação constante dos autores e estudiosos da ciência da Administração.
Independentemente do tamanho da empresa, é necessário estabelecer metas, parâmetros e estratégias para que ela se desenvolva.
É importante ter um plano que direcione as ações tomadas no presente como meio de atingir as metas traçadas para o futuro. O planejamento da empresa requer organização, controles e ferramentas para tomada de decisão, e correção de rumos.
As decisões devem sefundamentar em informações armazenadas, comprovadas e tabuladas dos sistemas integrados que compreendem a gestão de negócios.
Todo o processo de logística é vital para a organização da empresa. Desde a compra, que devem atender as necessidades comerciais e limites financeiros impostos pelo fluxo de caixa, passando pela administração interna de produtos, que precisam atender as expectativas do negocio como um todo, até a entrega com segurança e qualidade para o cliente.
O plano de negócios constitui um meio de manter a estratégia empresarial da empresa atualizada, pronta para alterações administradas de rotas de segurança.
Portanto, é importante a adequação periódica da estrutura organizacional a realidade do mercado em que a empresa atua, para evitar que apareçam fatores que possam comprometer ou prejudicar a sobrevivência do negocio.
Enquanto a empresa estiver funcionando, seus esforços deveram se concentrar na gestão e aprimoramento do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com