TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Administrativos

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3

1. Passo 1

            Segundo a compreensão do artigo apresentado para o estudo da terceira etapa do trabalho em equipe, se dá a importância e o foco em esclarecer e fazer descobrir líderes que influenciem os liderados de forma a construir um ambiente harmônico com clima favorável para o crescimento tanto da empresa quanto do próprio profissional.            Todos os líderes precisam possuir as seguintes características: ouvir atentamente, desenvolver atitudes positivas e otimistas, cumprir promessas e compromissos, ser sensível às necessidades além de serem sensíveis às necessidades dos outros indivíduos.                                                                                Há também os estilos de liderança, que é a forma como o líder se relaciona com a equipe. São os estilos autocrático, democrático ou liberal. De acordo com o artigo:

        O líder autocrático é centralizador, define os objetivos de seus subordinados, além de escolher o método de trabalho, não deixando que os liderados participem das decisões tomadas. O líder não se envolve pessoalmente com seus colaboradores.

        O líder democrático toma suas decisões com o consenso do grupo incentivando a participação de todos na tomada de decisões. Delega autoridade para que seus liderados sugiram e executem os objetivos traçados, aceitando as decisões do grupo e não se esquecendo de usar o feedback. O líder ensina e todos dividem as tarefas por si mesmo. O líder elogia o grupo e não o individuo, e há muita facilidade de comunicação.

        O líder liberal toma poucas decisões, pois a maior parte delas é tomada pelos seus subordinados que tem ampla liberdade, em virtude da ausência de avaliação de desempenho. O grupo permanece à vontade no trabalho.

        O vídeo apresentado aborda o mesmo assunto que o artigo anterior, que é a Liderança, dando novas ideias de lideres, sendo:

        Líder Coercitivo: liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física.

        Líder Conselheiro: os líderes conselheiros sobressaem na delegação de poderes; eles dão aos funcionários tarefas desafiadoras, mesmo que não sejam realizadas rapidamente.

        Líder Agregador: o líder agregador tem como objetivo manter os funcionários felizes e cria um ambiente hospitaleiro entre eles.

Podemos agregar esse estudo sobre Liderança dentro da Cafeteria, destacando pontos fortes e pontos fracos para a melhoria do relacionamento entre o líder e a equipe:

Pontos Fortes: é importante que se tenha em mente que nenhum estilo de liderança seja considerado errôneo, pois tudo irá depender de cada situação, de cada líder, de cada grupo de colaboradores e do que cada empresa espera alcançar. O principal objetivo é manter os colaboradores felizes criando a harmonia entre eles. Ao criar essa harmonia o trabalho flui naturalmente entre todos, a confiança e a flexibilidade entre os colaboradores é essencial para se obter o máximo nível de eficiência e eficácia nas tarefas a fazer. O líder precisa saber lidar com esses diversos estilos, não somente para a nossa cafeteria, mas às empresas em geral.                                                                                                              

        Pontos Fracos: ao decorrer dos estudos, compreende-se que para a Cafeteria o melhor estilo seria o democrático, pois decide com o consenso dos funcionários, incentivando a participação de todos na tomada de decisões, ótimo. Mas o ponto fraco seria o não estabelecimento correto de tal estilo, o que ocasionaria a falta de comando e indecisões na hora do cumprimento das tarefas. No próximo passo, através das ações das estratégias elaboradas, esse caso será explicado com mais detalhe.

2. Passo 2

 

           Através dos estudos sobre Liderança, conseguimos identificar a melhor maneira que o proprietário da Cafeteria deve liderar seus funcionários, temos três estilos de liderança, sendo: o Líder Autocrático, Liberal e o Democrático. Esses estilos de liderar são completamente diferentes um do outro, e os três são importantes para colocar em prática, pra isso é preciso que o Líder conheça cada um de seus funcionários, pois existirão determinadas situações para adequar a cada tipo.

            A liderança considerada mais correta é a Democrática, porque ele irá exercer seu papel de líder de forma a se interagir com os colaboradores, ajudando, orientando, estando sempre presente, os deixando seguro no ambiente de trabalho, assim fazendo com que todos cooperem, ajude um ao outro. Porém pode existir aquele funcionário que só prática suas atividades quando o “chefe” manda, exige que faça, tendo que assim ser o Líder Autocrático, e temos aqueles funcionários que sempre cumprem seus deveres com qualidade, sem precisar impor que ele faça, aquele que tem suas próprias práticas com o serviço, então é o momento de ser o Líder Liberal, deixando ele respirar, fazer suas atividades sem cobrança, pois sabe que pode contar com esse funcionário.

           Na Cafeteria é muito importante o papel do Líder, mas além de liderar é muito importante ele saber motivar seus funcionários, após conhecer melhor os diferentes tipos de perfis de cada profissional, poderá ser desenvolvida algumas estratégias motivacionais, sendo adequada a cada personalidade da equipe. Preparamos algumas ideias das principais práticas motivacionais que são funcionais de modo geral, como: Criar um bônus no salário para os funcionários que não atrasarem ou faltarem no mês, oferecer cursos e treinamentos sobre a área que trabalham, assim investindo na formação do funcionário, onde o conhecimento dele traz vantagem para empresa, e entre outras diversas ideias que poderão ser estudadas e inovadas durante o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com