TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de processos administrativos

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3

PASSO 1

Artigo Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional

Sabemos que uma organização deve ter colaboradores motivados e comprometidos, comprometidos para um bom rendimento da empresa. Buscando sempre o seu melhor e agilidades nas delegações designadas para cada um, por esse motivo existem nas organizações a preocupação dos lideres na hora da contratação de novos colaboradores. Para entendermos essa famosa palavra liderança, vamos entender o seu conceito.

Liderança: existem muitos pontos de vista sobre o que é a liderança, porem, o mais correto de se dizer é que, liderança é o modo de como você trata a sua organização e seus colabores, sendo assim em formas de delegações de funções ou para crescimento da organização. E o mais importante que o líder deve sempre saber influenciar pessoas para alcançar os objetivos estabelecidos, possuindo o poder de entusiasmar e persuadir o outro.

Características da Liderança

Podemos identificar vários tipos de características do líder e traços da personalidade.

Traços físicos: como energia, aparência pessoas, estatura e peso.

Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.

Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.

Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

Diferença entre líder e chefe

Liderar não é a mesma coisa que chefiar.

Chefe é aguem que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa, já o líder é uma pessoa que graças à própria personalidade administrativa, dirige um grupo com a colaboração dos seus membros. Assim percebemos que o líder tem seguidores que compartilham as mesmas ideias, procurando buscar o melhor resultado de forma autônoma, o chefe nem sempre lidera e sim tem um poder autoritário nos tipos de liderança.

Sobre os tipos de liderança o foco seria a Teoria Comportamental e seus três estilos: autocrático, democrático e liberal. Cada uma podendo influenciar diferentemente o clima organizacional e o comportamento dos colaboradores.

Um líder autocrático esta sempre dizendo aos seus liderados o que deve ser feito, mais não se envolvendo com pessoas, ou seja, toma as decisões sem querer opinião do grupo, porem, essa atitude frustram os liderados, tonando assim possíveis atitudes de agressividade.

Líder democrático toma decisões em grupo, deixando que a equipe possa decidir as tarefas entre si. Procurando sempre elogiar o grupo e não somente um individuo, tornando assim menos falhas no desenvolvimento doo trabalho.

Líder liberal, aquele que deixa sua equipe a vontade para exercer as atividades e não interfere nas decisões, ele transfere sua autoridade para os subordinados, porem, as pessoas acabam ficando confusas, tornando um clima desgastante podendo proporcionar prejuízos para a empresa.

Vídeo Estilos de liderança

Tipos de lideranças

Liderança Coerciva, aquela que é envolvida pela violência, ou modo de intimidação. Normalmente nesse caso existe entre líder e liderado é instável.

Liderança Conselheira são aqueles que sempre sabem definir a delegação de poderes, eles passam tranquilidade para os funcionários, sabem sempre delegar as funções para cada subordinado, mesmo que essas missões não sejam executadas rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com