TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de processos administrativos

Por:   •  4/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.598 Palavras (27 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 27

Introdução

(Etapa 01, Passo 01, Item 1.2)

O objetivo desse trabalho é mostrar como o Planejamento está incluso, não só na vida de um administrador ou na vida de toda uma organização, mas também se inclui na vida de cada pessoa, pois “tudo que queremos adquirir, é na base do planejamento”.

Neste desafio são apresentados, tipos de planejamento e suas definições, como o planejamento estratégico, tático e operacional, (Bibliografia “CHIAVENATO, Idalberto. Administração”, em comparação com outras duas fontes bibliográficas, que são; “de FREEMAN, R. Edward e STONER, James A. F. O Planejamento E Administração Estratégica” e “LACOMBE, Francisco e HEILBORN, Gilberto. Administração, Princípios E Tendências”), assim mostraremos como o planejamento é definido por esses autores.

Será feita uma analise de dois artigos: “SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. Site Planejamento Estratégico. Disponível em: <http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2>. Acesso em: 25 set. 2012.”, que aborda a questão de que, um bom empreendedor tem que ser um bom visionário do futuro, e “SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro. Site Artigos.com. Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-econtrole-751/artigo/>. Acesso em: 25 set. 2012.”, que mostra como um administrador deve estar preparado para novas tecnologias do futuro.

(Etapa 02, Passo 02, Item 1)

Em nosso projeto, queremos expandir a área verde da entrada da cidade e conservar as espécies vegetais do cerrado, através do plantio de árvores no canteiro central, para que seja possível diversificar a quantidade de árvores, melhorar a qualidade do ar e proporcionar conforto térmico através de sombras.

Este parâmetro visa diminuir a carência de áreas verdes in loco, devido ao paisagismo alterado em decorrência do crescimento urbano acelerado. O projeto terá uma abrangência local, para atender a comunidade da cidade e os visitantes que a frequentam.

(Etapa 01, Passo 01)

FALCULTADE ANHANGUERA

CAMPUS VALPARAÍSO DE GOIÁS

Planejamento.

Definições e tipos de planejamento.

Pesquisa comparativa com outras duas fontes bibliográficas.

Analise de dois artigos sugeridos.

Considerações finais.

Valparaíso de Goiás.

2013

Desenvolvimento

(Etapa 01, Passo 01, Itens 1 e 1.1)

Planejamento é uma função administrativa por onde se determina, de forma antecipada, os objetivos e a melhor maneira possível de alcança-los. Pode-se dividi-lo em três níveis distintos: o Estratégico, o Tático e o Operacional.

O Planejamento Estratégico é um processo de decisões que são tomadas, de formas deliberadas e sistêmicas em meio a empreendimentos que afetam ou deveriam afetar em longo tempo. O administrador deverá estar voltado para tarefas primárias que estão relacionadas ao mercado, identificando as ameaças ambientais e oportunidades para empresa.

O Planejamento Estratégico está voltado para um horizonte temporal futuro, de longo prazo, a complexidade das ações para o futuro são sua dificuldade básica. Suas características fundamentais são: ser projetado em longo prazo; estar voltada para as relações entre empresa e ambiente de tarefa e envolver a empresa como um todo. Possui sete etapas:

1. Determinações dos objetivos que são os propósitos da empresa; que em conjunto estabelecem a razão de ser ou existir, se agrupa em quatro categorias: o Lucro, a Expansão da Empresa, a Segurança e a Autonomia ou Independência. Possui os Shareholderes e Stakeholders que tratam de objetivos organizacionais e globais da empresa. A Administração Por Objetivos (APO), ferramenta pela qual, gerentes, superiores e subordinados definem metas e responsabilidades em grupo.

2. Analise Ambiental; é por onde a empresa procura conhecer e diagnosticar fatores ocorridos dentro da empresa, que envolvem os seguintes aspectos, analise ambiental geral e analise ambiental de tarefas. Porter propõe quatro modelos de analise ambiental: ameaças em novos entrantes, poder de barganha dos compradores, ameaças de produtos substitutos e intensidade da rivalidade entre concorrentes.

3. Analise organizacional interna; fazer analise das condições internas da empresa e dar o diagnostico, seus aspectos estão na missão e visão organizacional, recursos empresariais disponíveis, competências atuais e potenciais, estrutura organizacional, tecnologia, pessoas e culturais.

4. Formulação e Alternativa; são estratégias feitas a partir dos padrões rotineiros ou altamente criativos, dependendo da situação dando preferências a estratégias ativas e passivas dos ambientes, interno e externo, da empresa.

5. Elaboração do Planejamento; é como a empresa deverá ser operada, e está voltada para “como fazer”, e diagnosticar “o que há no ambiente” e “o que temos na empresa”. Apresenta sete fatores conhecidos como sete “S”, a saber: staff, style, skills, systems, structure, shared valus e superordinate goal, diante desses fatores a empresa determina como irá se comportar diante de oportunidades e desafios.

6. Implantação de Execução; etapa que o administrador deverá executar, transformando em realidade, seguindo os passos: participação das pessoas, comunicação intensiva, preparação prévia do pessoal, reforço continuo, avaliação sistêmica e recompensas por resultados.

7. Avaliação dos resultados que são alcançados de maneira continua e ininterrupta do planejamento estratégico.

O Balanced Scorecard (BSC), foi criado por Kaplan e Norton, como um sistema de avaliação organizacional, teve sua representação equilibrada e organizada com base na tabela de cinco perspectivas: do Financeiro, do Cliente, dos Processos Internos, do Aprendizado e do Crescimento.

O Planejamento Tático está relacionado a nível intermediário da empresa. Ele é caracterizado por: ser um planejamento de processo permanente e continuo; se preocupa com a racionalidade das tomadas de decisões; seleciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com