TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestao de qualidade

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 1

Gestão de qualidade consiste no conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade que por sua vez engloba o planejamento o controle a garantia e a melhoria da qualidade uma das classificações temporárias mais adotadas é a proposta por David Garvin que classifica a evolução da qualidade a inspeção, o controle estatístico do processo. A garantia de qualidade tem como principal objetivo estabelecer um diferencial competitivo, ou seja, garantir um lugar diferenciado para a organização.

Passo 2

Os sistemas de gestão de qualidade são programas especialmente feitos para certos setores de ação produtiva, incluindo o setor administrativo a fim de proporcionar melhorias na ação de produção e também no produto. No século passado a ordem produtiva era focada na customização, com a revolução industrial o foco passou a ser a padronização e a produção em grande escala, mas o controle de qualidade era limitado à inspeção e às atividades restritas.

Com o passar dos tempos nascem então o sistema de Controle de Qualidade Total (CQT) que abordava a qualidade desde o nascimento do produto até a chegada nas mãos do cliente. Posteriormente nasce o gerenciamento total de qualidade o crescimento da qualidade foi passando da fiscalização para o controle estatístico da qualidade, segurança da qualidade e gestão da qualidade.

Qualidade é a analogia às exigências, e é sinônimo de perfeição. Contudo quando falamos de qualidade se torna difícil significado mais dominante, pela sua complexidade e a sua subjetividade. As organizações precisam dos seus clientes e necessitam de ser a melhor em atender às suas necessidades, e atingir suas expectativas.

Para isso as organizações têm como responsabilidade saber e conhecer quais são as necessidades dos seus clientes, falar suas expectativas tanto para o lado interno da empresa quanto para o lado externo e mais importante, com isso a organização pode saber como está sua satisfação de atendimento de acordo com o serviço ou produto que a empresa oferece aos seus clientes, desta forma a mesma se torna mais sólida e cada vez mais competitiva no mercado maximizando assim o lucro.

Os clientes buscam pelo menor preço, mas com alta qualidade e isso se torna um desafio para as organizações que cada vez mais tem que procurar melhorar na qualidade dos seus produtos ou serviços oferecidos aos seus clientes, mas aliado também a baixos custos de produção tornando-se assim a melhor no seu ramo de segmento de mercado.

Portanto no mundo atual de hoje a qualidade e de suma importância para as empresas, pois o mercado a cada dia que passa está mais exigente e seus clientes sempre buscando por produtos de alta qualidade, mas com preços mais em conta, e isso e de suma importância, pois desta forma os clientes detêm o poder de fazer com que as organizações se adéqüem as suas respectivas necessidades de acordo com o produto ou serviços prestado. Então a boa qualidade é uma coisa determinante para o sucesso das organizações num mercado que é cada vez mais competitivo e avassalador.

Passo 3

Existem alguns pontos importantes relacionados à gestão de qualidade, sendo elas: Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Diagrama de Dispersão, Fluxograma, Gráfico de Controle, Brainstorming e 5W1H o PDCA também é uma ferramenta da qualidade, que é utilizada no controle do processo para solução de problemas implantação de projetos e para melhorar o gerenciamento das diretrizes.

Demonstrar a técnica do PDCA juntamente com as ferramentas da qualidade adequadamente empregadas pode levar as empresas a obter melhorias em seus processos industriais, trazendo como conseqüência melhore seus resultados econômicos.

Tendo quatro fases:

• P Planejar; é a seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria, com medidas claras para obtenção de resultados.

• D Fazer; fazer a implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso.

• C Verificar; verificar a análise dos resultados obtidos na execução do plano e se necessário a avaliação do plano.

• A Agir; caso tenha obtido sucesso o novo processo é documentado e se transforma em um novo processo padrão.

Passo 4

A gestão de qualidade surgiu na época da antiguidade juntamente com os artesões, pois foi através deles que a gestão de qualidade começou a dar os seus primeiros passos, pois os artesões já naquele tempo já apontavam sinais de como seria as diretrizes da gestão de qualidade, eles eram responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com