TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestão da qualidade

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitario Anhanguera

Curso de Administração

Nome:Eli Alves dos Santos RA:5823161820

Nome:Renata Silva de Sousa RA:588575152

Nome: Roberta Silva de Sousa RA:588575192

Atps de Gestão da qualidade

 Santo André, 08 de outubro de 2015

Sumário

  1. Introdução
  2. Tabela da Evolução da Qualidade
  3. Tabela de Abordagem da Qualidade
  4. Relatorio descritivo ilustrativo
  5. Os Seis Sigmas
  6. Conclusão
  7. Referência Bibliografica

1. Introdução

Comenta-se frequentemente a respeito da qualidade, então este trabalho será focado ao assunto da Gestão da Qualidade e sua evolução. Considerando o seu histórico e sua perspectiva . Entender o fato o que é qualidade e transportar todo conhecimento obtido no dia a dia.

2. Tabela da Evolução da Qualidade

As Eras da Qualidade:

A clasificação proposta por David Garvin, que classifica a evolução da qualidade em quatro eras, quais sejam: Inpeção, Controle, Estátistico da Qualidade, Garantia da Qualidade e Gestão da Qualidade. Como podem ver a seguir na tabela:

[pic 1][pic 2]

3.Tabela de Abordagem da Qualidade

Garvin (1987), após pesquisar várias definições de qualidade coletadas no ambiente corportivo e na leitura, classificou conco abordagens distintas da qualidade, quais sejam: transcendental, baseada no produto, baseada no usuário, baseada na produção, e baseada no valor. Cada uma dessas abordagens apresenta aspectos diferentes deste complexo conceito - Qualidade. Como exemplifica a tabela abaixo: 

[pic 3][pic 4]

4. Relatório descritivo ilustrativo

Evolução da Gestão da Qualidade

[pic 5][pic 6]

A Gestão da Qualidade vem antes mesmo do século XIX, neste período uma das maiores montadoras de automóveis, a Panhard e Levassor, montava seus veículos atendendo as necessidades dos abastados clientes que a procuravam; não havia dois carros iguais.Naquele tempo, era comum ocorrer o susto dimensional, em que o tamanho de um veículo diferia dastante de outro produzidosob o mesmo projeto, devido á necessidade de ajuste nas peças feitas separadamente por diferentes artesãos, e isto trazia diversos problemas para o desenvolvimento dos produtos.

Veio então a revolução industrial que trouxe nova ordem produtiva, em que a customização foi substituida pela padronização e a produção em larga escala.

O modelo de administração taylorista, também retirou do trabalhador as etapas de concepção e de planejamento, então nessa época surgiu a função do inspetor responsável pela qualidade dos produtos.

[pic 7][pic 8]

Na linha da montagem da Ford, no periódo de 1908 a 1927, saia apenas um modelo de carro, com apenas uma única cor,e com o grande sucesso do carro, concedeu uma grande evolução no conceito de controle de qualidade, então a Ford investiu muito na intercambialidade das peças e na facilidade de ajustes, adotando um sistema padronizado de medida de medida para todas para todas as peças. Com isso, foi difundido em todos os setores industriais, então tornou-se importante investir no desenvolvimento de áreas como a metrologia, sistemas de medidas e especificações, para garantir a intercambialidade das peças.

Nesta época o foco do controle de qualidade ainda era a inspeção, mas já se encontravam elementos importantes do que viria ser o conceito de qualidade.

Em 1924, o conceito de controle de qualidade, deu um novo salto, quando Walter A. Shewart criou os gráficos de controle, ao fundir conceitos de estátisticas á realidade produtivada empresa de telefonia Bell Telephone Laboratories, criando também o ciclo PDCA. Em 1930 o controle de qualidade evoluiu bastante, com o desenvolvimento do sistema de medicda, das ferramentas de controle estátistico, do processo e do surgimento de normas especificas. Neste mesmo período Elton Mayo e a Escola das Relações Humanas fizeram um estudo aliado aos estudos de Malow, Mc Gregor e Herzberg, sobre a motivação humana e teve grande influência nos programas de qualidade no período pós guerra.

Em 1945, surgiu a primeira associação de profissionais da área da qualidade, a Society Of Quality Enginers. Em 1946 foi fundada a American Society for Quality Control (ASQ), que tem participação importante em nomes da área da qualodade, como Joseph Juran. Em 1950, foi criada a associação japonesa de centistas e engenheiros a Japan Union of Scientists and Engineers (JUSE). Em 1951, Juran lançou a publicação Planning and Practicesin Quality Control, que apresentavam um modelo que envolvia planejamento e apuração dos custos. Já Armand Feigenbaum, formulou o sistema de controle de qualidade total, que influenciou fortemento o modelo da ISO. Em 1957, Philip B. Crosby lançou os elementos que criara o proframa Zero Defeito.

[pic 9][pic 10]

Foi criado em 1951, foi criado uma homenagem a Demming, o Prêmio Demming que seria atribuido á empresa que mais se detacasse na área da qualidade de cada ano. No final da década de 1980 surgiu um prêmio similar nos Estados Unidos, o Prêmio Malcom Baldrige (1987), e depois na Europa, o prêmio Europeu da Qualidade (1991), e também no Brasil, Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ (1922).

Taichu Ohno, um dos idealiadores do modelo Toyota, que então ficou conhecida como a produção enxuta ou lean production, sobretudo pela aversão ao desperdício, com isso foi eliminado a inspeção, então precisou desenvolver os trabalhadores na responsabilidade na qualidade o que produziam. Ohno também criou o conceito de melhoria contínua.

Shiglo Shingo também colaborou para a eliminação de desperdícios da qualiadade com a proposição de dispositivos á prova de erros, bem também com o desperdícios de tempo de preparação, com seu modelo de troca rápuda de ferramenta. Kaoau Ishikiwa contribuiu na  formulação do Company Wide Quality Control (CWQC) e na difusão das setes ferramentas da qualidade.

Em 1987, surgiu o modelo normativo da ISO para área da Gestão da Qualidade, a série 9000. Então eliminou os auditores que as empresas matinham, passando a utilizar a certificação e as auditorias de terceira parte. Em 2000, foi feita a terceira revisão da série ISO 9000:2000 que troxe novos elementos, passando a adotar, uma visão da gestão da qualidade e não mais da garantia, introduzindo elementos da gestão por processos, gestão por diretrizes e foco no cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (701.3 Kb)   docx (362.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com