TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps processo administrativos

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

1 ETAPA

INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse trabalho é desenvolver o tema planejamento de forma que fique bem explicito suas definições e implicações dentro de uma organização, o planejamento é o lado racional de uma ação que possibilita perceber a realidade, avaliar determinadas situações antecipando-se aos resultados esperados, trata-se de um importante aliado dos gestorese companhias é também o processo administrativo que visa planejar, organizar, coordenar e controlar favorecendo assim o processo de tomada de decisões.

1-Passo

DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO

Trata-se de uma importante ferramenta administrativa que proporciona a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo e tem papel fundamental na tomada de decisões, pois possibilita uma prévia avaliação dos caminhos a seguir para o alcance de objetivos futuros. Ao fazer umplanejamento bem elaborado a organização tem a oportunidade de utilizar seus recursos de forma eficaz, ter visão ampliada do mercado ao qual o negocio se destina a identificar os pontos fracos e fortes do negocio, delegar de forma antecipada funções e obrigações aos seus colaboradores fazendo assim um bom uso dessa ferramenta.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: é uma área do planejamento empresarial feito alongo prazo e que facilita a gestão e auxilia na definição dos objetivos e estratégias para alcança-los sendo assim parte fundamental do empreendedorismo exige certo tempo entre o inicio e os resultados e considera o futuro em termos parte da missão da organização.

PLANEJAMENTO TÁTICO: esse planejamento é feito ano a ano e buscaotimizar uma determinadaárea da empresa na busca de um resultado. É um planejamento diferentepara cada área da empresa esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é o desdobramento em diversos planos táticos esse planejamento tem um tempo de duração mais curto que o estratégico e todo planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: possui um prazo curto ainda mais que o planejamento tático, ou seja, é um planejamento diário que trata de cronogramas e tarefas especificas envolve os gerentes e responsáveis pela realização de planos. Coloca em pratica cada um dos planos táticos dentro da empresa por ser a ultima etapa de planejamento o operacional deve ser um plano mais detalhado que os outros dois, tentando explicar cada tarefa isoladamente.

Podemos então concluir que os planejamentos estratégicos, táticos e operacionais trabalham juntos, cada um tem um escopo dentro da empresa e seguem uma ordem:

ESTRATEGIA-TÁTICA-OPERAÇÃO.

  1. PESQUISA COMPARATIVA

De acordo com (Chiavenato LIVRO-TEXTO DA DISCIPLINA) o planejamento representa a primeira das funções administrativas por ser exatamente a que serve de base para as demais funções como: organização, direção e controle é a função que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcança-los da melhor maneira possível trata-se de um modelo teórico para a ação futura o planejamento lida com o futuro começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia, ou seja, o planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.

Já na definição de (Maximiano 2004) entende-se por planejamento a atividade de se definir um futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro desejado será alcançado é essencialmente um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver alternativas, o autor também afirma que o resultado do processo de planejamento é a preparação de planos, e esses planos são o registro das decisões resultantes do processamento de dados, afirma ainda que dependendo da abrangência e do impacto que tem sobre a organização, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégicos, funcionais e operacionais.

Plano Estratégico: que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente. Plano Funcional: também chamados de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e financias. Plano Operacional: que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetos estratégicos ou funcionais.

Para Drucker o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, é uma previsão baseada em probabilidades. é criado pelos executivos que tomam decisões que comprometem o futuro recurso corrente de tempo e dinheiro. As durações desses compromissos estão crescendo sem parar em: estratégias e tecnologia, marketing, manufatura, desenvolvimento de funcionário. Ao fazer o planejamento deve ser perguntar “O que é mais provável que aconteça”? “e” O que já aconteceu “o que irá criar no futuro?”.Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcança-las ela tem claramente definido por que ela existe, o que faz, e aonde quer chegar o planejamento não assegura o sucesso nem elimina os riscos, mas ajuda a detectar as ameaças antes que lhe causem prejuízos. A antecipação às mudanças torna-se cada vez mais indispensável para as organizações contemporâneas.

2 - passo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste trabalho foi desenvolvido o tema planejamento como uma das principais ferramentas administrativa, planejar é primeiro passo do processo de administrar. No artigo veja o futuro antes dos outros de Roberto Shinyashiki observamos que a arte da visão é fundamental para identificar oportunidades onde os outros só veem problemas também constatamos que pessoas empreendedoras fazem uso dessa arte para identificar possibilidades e isso as torna pessoas especiais. Já no artigo o desafio do administrador do futuro de Paulo Barreto Santos, vimos que a globalização no mundo dos negócios é um fenômeno irreversível e um profissional que almeja sucesso em sua carreira necessita esta sempre estudando e se adequando as mudanças.Ao finalizar nossa pesquisa concluímos que o ato de planejar é um ponto fundamental para o sucesso das organizações um planejamento eficaz é indispensável para o processo de tomada de decisões o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com