TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps processos administrativos

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Este trabalho tem por objetivo mostrar que o planejamento é uma das principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo a partir do momento quase deseja obter sucesso empresarial. O bom Administrador é aquele que consegue ver o que a maioria das pessoas não enxerga, ele vai bem além, planeja e tomam decisões que podem transformar o mundo, ele deve se preparar e ter uma visão sistêmica buscando sempre novas alternativas. São necessários profissionais capazes de desenvolver habilidades essenciais, pois será através de suas decisões que a organização alcançará os objetivos almejados, caso contrário, o administrador poderá colocar em risco o futuro da organização.

Etapa 3: Processo Administrativo e Direção de ação empresarial.

3.1 – Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional e estilos de liderança.

Direção é função de administração relacionada a todas as atividades organizacionais que envolvem a interações entre gestores e trabalhadores. Dirigir significa orientar esforços individuais ao propósito comum, mas a sua direção envolve orientação, motivação, comunicação e liderança com os trabalhadores, é a busca de objetivos comuns com a organização.
Cabe também a essa função desenvolvimento de boas funções de trabalho e resolução de eventuais problemas que possam aparecer. A direção é um elemento essencial para consolidação de boas relações entre trabalhadores, administradores e organização, por isso, é uma das mais importantes e exigentes funções da administração.

No artigo podemos verificar três estilos de liderança, sendo eles, autocrático, democrático e liberal de acordo com os três estilos citados podemos verificar:
Autocrático apenas delega tarefas, não é participativo, não escuta opiniões, apenas determina uma tarefa e exige que seja cumprida da forma em que solicitou bem parecido com o líder coercitivo como mostrado no vídeo um líder autoritário, estúpido com seus funcionários e chegam a provocar medo nos mesmos.

Democrático trabalha em grupo, incentivam os colaboradores permitindo opiniões, idéias e ajuda na tomada de decisão, que também possui semelhança com líder conselheiro que se preocupa com seus colaboradores, procura ajudá-los quando percebem desmotivação ou dificuldade, e semelhante também com o líder agregador uma vez que se preocupa com a harmonia do grupo, faz questão de participar de confraternizações, sendo assim, o líder democrático, conselheiro, e agregador, com seus métodos criam certo tipo de amizade com seus colaboradores que conseqüentemente aproxima o funcionário da empresa que contribuem melhor com metas e objetivos da mesma.
Liberal confia em seus colaboradores, delega tarefas e exige apenas o resultado final, o líder liberal deixa seus funcionários à vontade na execução de tarefas, porém se torna ausente deixando para seus subordinados a função que na verdade é sua a de tomar decisões, não elogia e só comenta uma atividade no caso de perguntarem.

3.2 – Identificar o melhor tipo que o proprietário da Cafeteria poderia exercer para manter a frente do seu próprio negócio. Definir quais seriam as melhores estratégias motivacionais a serem trabalhadas com os funcionários. Definir quais seriam as melhores estratégias de comunicação interna e externa que a Cafeteria poderia adotar para destacar frente à concorrência.

Após a leitura do livro identificamos do capítulo 13 do livro identificamos que o tipo de liderança indicado para o proprietário da cafeteria é o participativo, considerado democrático por excelência e que possui quatro ótimas características como;
Processo decisório – cabe ao gestor responsável, que após resolvido encaminha o processo somente para que o líder controle os resultados.
Sistema de comunicação – o líder (proprietário) faz investimentos em sistemas que contribuí para eficiência e flexibilidade.
Relacionamento interpessoal – todo trabalho é realizado em equipes, normalmente funcionários gostam de ser ouvidos e contribuir com sugestões para melhorias no ambiente de trabalho, que com isto os tornam também responsáveis pela melhoria feita.
Sistema de recompensa e punição – é muito raro ocorrer punições e quando ocorridas são decididas também em grupo. Recompensas são feita com freqüência.
O sistema quatro participativo foi o escolhido porque de acordo com o desfio proposto proprietário e os funcionários da cafeteria encontram-se desmotivados, embora a cafeteria esteja passando por uma fase ruim, os funcionários antigos permanecem na empresa e todos precisam trabalhar em equipes, sugerir idéias, sendo assim, com o plano estratégico desenvolvido para restabelecer a cafeteria, podemos contar com o comprometimento de cada colaborador, uma vez que poderão contar com uma liderança participativa que além de trabalhar em equipe se preocupa com a mesma buscando atender o objetivo da empresa com o objetivo de cada funcionário.
Definir quais seriam as melhores estratégias motivacionais a serem trabalhadas com os funcionários.
Empresas que valorizam os funcionários valorizam na verdade a si mesma, a empresa socialmente responsável além de respeitar os direitos trabalhistas, procuram fazer mais pelo funcionário, estabelece um contato mais direto com seus colaboradores, procura ouvi-las e atende-las na medida do possível.
De acordo com a legislação (auxílio-refeição, cesta básica, convênio médico) são obrigações básicas de todo empregador, independentemente do número de funcionários.
Se a empresa pôde oferecer plano de seguro e de saúde aos funcionários, o ideal é disponibilizar uma variedade deles, de forma a permitir que cada escolha o plano adequado a suas necessidades e às de sua família.
Programa de participação nos lucros, o funcionário tem participação nos lucros da empresa de acordo com seu desempenho, é possível simplesmente decidir pelo pagamento de um bônus, baseado no alcance de uma meta de desempenho previamente determinada.
Pesquisar entre os funcionários quais aspectos da vida deles dificultam a concentração e o desempenho profissional, tentar estabelecer metas que não interfiram na vida pessoal e familiar dos funcionários. Você vai se surpreender ao descobrir quantos convive com os mesmos tipos de preocupação e necessidade. Na maioria das vezes, problemas pessoais de funcionários podem ser resolvidos sem prejuízo para a empresa; ao contrário, com ganhos de produtividade decorrentes da atenção com que a empresa trata seus funcionários.
Proporcione condições para que os filhos dos seus funcionários possam ser acolhidos em creches de boa qualidade próximos à residência.
Uniformes e roupas adequadas devem compor a boa apresentação dos funcionários, o que não só estimula a auto-estimar de cada um, como compõe o ambiente de trabalho digno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com