TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps processos administrativos

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8
  1. ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS

Segundo (Chiavenato,Id Alberto) A palavra “administração” tem sua origem no latim (ad = direção para, tendência, e minister = comparativo de inferioridade; o sufixo ter; subordinação ou obediência, isto é aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem a palavra administração, significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. Essa velha conotação de supervisionar ou de só tomar conta de alguém empreendimento ou pessoas esta hoje ultrapassada e obsoleta. As organizações em geral e as empresas em particular precisam muito mais do que isso.

Para compreendermos o significado que a palavra administração tem, e sua variável no decorrer histórico vai comentar um pouco sobre o inicio dos tempos,

A administração foi se desenvolvendo desde antes de cristo, mais ou menos 3000.a.C, com a civilização suméria, depois foram as pirâmides do Egito, as transações comerciais da babilônia e assíria, as estratégia dos militares da China, a democracia e ética na Grécia, a organização do império de Roma, a organização e distribuição de cargos religiosos da igreja católica, várias contribuições dos artistas renascentistas, tanto que no século VX vimos a grandiosidade de Veneza como uma cidade de negócios, Maquiavel e suas ideias de administração polêmicas, no século XVI Lutero e suas ideias protestantes também contribuíram e muito com a administração e seu desenvolvimento, ao entrarmos mais profundamente na história é possível ver como eles tinham muitas noções de praticas administrativas como: procedimentos burocráticos, planejamento, controle, gerência, estratégia, doutrina, democracia como forma administrativa, ética, interesses comuns e vários outros conceitos.

A revolução industrial foi o essencial para o desenvolvimento e surgimentos dos grandes pensadores das escolas e teorias da administração. Vejamos:

Escola Clássica:

Administração cientifica: onde principal pensador era Frederick Winslow Taylor, esse estudioso se destacou por seu estudo dos tempos e movimentos, essa escola deu destaque para tarefas o aumento da eficiência dos trabalhadores em fazer mais por menos padronização do modo de trabalho.

Outro participante dessa escola é Henri Fayol segundo (Maximiano PLT pag.55) Administrar para Fayol é planejar, organizar, executar, liderar e controlar.

Para ele também tem destaque muito importante o papel dos gerentes dentro de uma empresa.

Escola neoclássica pelo que se entende é uma ramificação das ideias da escola clássica só que seu objetivo é dirigir fazer funcionar os conceitos idealizados por esses pensadores. Seus principais integrantes foram Pierre Du Pont e Alfred Sloan.

Esses são o principal conceito sobre administração para chegar a administração dos tempos atuais, onde além das influencias de todos esses pensamentos ideias e conceito, ainda sofre grande influencia de tecnologias cada dia mais avançadas, e grandes companhias onde o objetivo é a lucratividade a globalização o conceito de administração viverá mudando conforme a influencia dos tempos em que se vive.  

  1. A Teoria Comportamental da Administração:

Na administração, utiliza-se a teoria comportamental, com o objetivo de avaliar o comportamento individual e coletivo do ser humano, em relação ao relacionamento em grupos, motivação dos colaboradores, trabalho, entre outros dentro das organizações.

Através deste conhecimento, as organizações conseguem encontrar diversas soluções para problemas dentro e fora da empresa, avaliar as necessidades, tomar decisões e até mesmos traçar estratégias.


2- ENFOQUE SISTÊMICO

O pensamento sistêmico é a ferramenta que lida com a complexidade. O enfoque sistêmico possibilita visualizar a interação de componentes que se agregam em totalidades ou conjuntos complexos e não só com a eficiência fabril.

Entender a multiplicidade das causas e variáveis dos problemas complexos, criar soluções para complementar e integrar os conhecimentos especializados da administração cientifica.

Porém o gerente que atacar questões de eficiência sem considerar as implicações da poluição, do comportamento humano e muitas outras, simultaneamente, negligenciar o desempenho da organização, certamente estará criando problemas em vez de resolvê-los.

O ponto de partida do enfoque sistêmico é a ideia de sistema. Cientistas e filósofos há muito vem trabalhando com a ideia de sistema, para ajudar a entender e dar soluções complexas para problemas complexos. Sistema é um todo complexo organizado, é um conjunto de partes ou elementos que forma um todo unitário ou complexo.

Um conjunto de partes que interagem e funcionam como todo. Qualquer entendimento da ideia de sistema compreende: Um conjunto de entidades chamadas partes, elementos ou componentes. Alguma espécie de relação ou interação das partes. A visão de uma entidade nova e distinta criada por essa relação, em um nível sistêmico de analise.

Com o pensamento sistêmico, passa-se a ter uma visão ampla do sistema, tendo que ampliar os limites da situação que a empresa está vivenciando, analisando as diferenças e a capacidade de liderança de cada um, aplicando na empresa, motivações, para que seus colaboradores passam a ter confiança na empresa.

  1. ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO

Escola Clássica da Administração:

A Escola Clássica de Administração Científica foi à primeira escola da área, criada com o principio legitimo a personalidade racional em oposição à personalidade tradicional dentro das empresas.

Max Weber desenvolveu três personalidades humanas:

  • Carismática
  • Tradicional
  • Racional-legal
  • Carismática

Era a personalidade de cada ser humano que eram vistos como líderes, profetas, guerreiros, entre outros.

  • Tradicional

Era a personalidade base nos costumes religiosos e crenças de uma sociedade, administradas pelos feudais e patriarcas.

  • Racional-legal

Era mais utilizada no sistema industrial. Visavam como melhoramento à parte do sistema industrial, teve início no Século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com