TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO-UFOP

  Centro de Educação à Distância - CEAD

  Curso: Administração Pública –

 

 

[pic 2]

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA:

Questões:  

1) Como se relaciona o déficit em transações correntes, do Balanço de

Pagamentos com a poupança externa?

A Balança de Pagamentos de um país é um registro das transações desse país com o resto do mundo durante um determinado período de tempo. A Balança de Pagamentos é composta por duas componentes principais: Correntes que registra as exportações e as importações de mercadorias e de serviços; Capitais onde são registradas as compras e vendas de ativos. A soma destas duas componentes será sempre zero, se a Balança de Transações Correntes for deficitária, o país será obrigado a financiar esse déficit.

2) Relacione saldo em transações correntes, do Balanço de Pagamentos, com necessidade de buscar recursos externos para fechar o Balanço de Pagamentos.

O saldo das transações correntes junto com o balanço de capitais formam a Balança de Pagamentos. Assim, mesmo que o saldo das transações correntes seja negativo, pode ser que o balanço de capitais seja positivo para “fechar” a balança de pagamentos sem a necessidade de recursos externos. E mesmo um saldo positivo nas transações correntes não garante que seja dispensável o recurso externo, pois o balanço de capitais poderia ser mais negativo. Logo a informação do saldo de transações correntes isoladamente não permite decidir sobre a necessidade, ou não, de recorrer à poupança externa.

3) Relacione saldo em transações correntes do Balanço de pagamentos com reservas internacionais do país.

Quando a entrada líquida de capitais não for suficiente para cobrir o déficit de transações correntes, o país tem duas alternativas: perder reservas internacionais ou recorrer aos Capitais Compensatórios. Capitais Compensatórios são empréstimos de emergência, realizados para saldar o déficit total do Balanço de Pagamentos.

4) Utilize os dados da planilha Excel (Síntese Balanço Pagamentos Brasil) disponível na plataforma da disciplina de Macroeconomia e faça um gráfico de linha (duplo) para os saldos de transações correntes e saldo do balanço de pagamentos. Após construir o gráfico relacione as duas variáveis (saldo de transações correntes e saldo do balanço de pagamentos).

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com