TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia Hidrográfica Como Unidade de Planejamento

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

CAMPUS JOÃO PESSOA – PB

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

O SIG SENDO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO UMA UNIDADE DE PLANEJAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL

DANILO DE ABRANTES BEZERRA

JOÃO PESSOA – PB

2015

                                                                                  Sumário

1. Introdução3

2. Referencial Teórico6

3. Considerações Finais 9

4. Referências .........................................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

Os impactos ambientais, não são eventos dos dias de hoje, que tem se revelado de modo expressivo a necessária mudança de conduta perante o meio ambiente. Assim, torna-se imprescindível a evolução natural, no qual a sociedade tenha procurado bem-estar, a qualidade de vida e ao crescimento econômico. Visto que, para isso, utilizam-se recursos naturais, ora por meio de ações antrópicas que ocorre desperdício de um recurso limitado, ora por falta de planejamento ou gestão adequada, afim de que sejam garantidos os direitos para todos.

A água é recurso mais importante para a manutenção da vida. O homem deu a água diversas utilidades, desde lavar objetos ou alimentos até gerar energias através das hidrelétricas. Ou seja, é um recurso que vai muito além do que simplesmente matar a sede, mas infelizmente muitas vezes ela não é valorizada. Por isso, estudos voltados para melhor compreensão da dinâmica hidrológica, das diversas fontes hídricas, das características geológicas, assim como das feições morfológicas são indubitavelmente necessárias para geri-los de maneira tal, que os impactos sejam os menores possíveis.

Nas ultimas décadas o homem vem se conscientizando que a água é um bem finito e que sem ela não podemos nos desenvolver e muito menos viver. A preocupação surgiu quando se percebeu que a escassez do recurso hídrico provoca danos tanto ao meio ambiente quanto o próprio ao ser humano. A disponibilidade de água limpa é potencialmente um dos problemas mais importantes que a comunidade mundial terá de enfrentar nos próximos anos. A atenção para os recursos hídricos merece importância, pois a água doce existe em pequena escala, perfazendo 2,5 % do total presente no planeta e boa parte dessa porcentagem encontra-se poluída devido as ações humanos, ou inutilizáveis como é o caso das calotas polares. É importante ressaltar que nos moldes do desenvolvimento econômico atual, grande parte da água ainda é utilizada de forma irracional e não sustentável. Este fato agrava-se ao passo que ocorre a distribuição heterogênea dos recursos hídricos, e como a comunidade global está difundida. Consequentemente, constata-se que a água não se encontra a disposição e com qualidade para atender a todas as necessidades humanas. Além disso, a elevada variabilidade das precipitações pluviais, cada vez mais tem ocorrido períodos de secas e enchentes, que ocasionam impactos negativos na produtividade de culturas, alagamentos e disseminação de doenças veiculadas pela água. Por conta disso, é de grande importância o entendimento da dinâmica da água no solo, do balanço hídrico e da bacia hidrográfica como unidade de gestão. O manejo inadequado dos recursos naturais tem como consequência a crescente degradação desse meio. Assim sendo, a gestão de bacias hidrográficas vem se aprofundando, pois ela é considerada a unidade para o planejamento e conservação do ambiente natural e urbano.

Diante de tantos problemas, o homem foi forçado a criar soluções e planejar a criação de uma forma racional de como se utilizar a água.

De acordo com Rodriguez, Silva e Leal (2011)

“A noção de totalidade ambiental em bacias hidrográficas deriva da necessidade de uma compreensão sistêmica, de sustentabilidade e de complexidade, onde a água deve ser entendida em um contexto de relações espaciais considerando os componentes e processos ambientais e as ações humanas.”

Esta abordagem implica em uma maior utilização de ferramentas computacionais de análise, que sejam capazes de manipular grandes quantidades de dados e gerar novas informações e conhecimentos, a serem usados no processo de gerenciamento e tomada de decisão. O Sistema de Informações Geográficas (SIG) é, provavelmente, dentre as ferramentas de suporte à decisão, aquela que mais se adequa a este enfoque sistêmico de gerenciamento de recursos naturais, dada as suas características de integração e manipulação de grandes quantidades de dados espaciais e alfanuméricos. O Brasil tem adotado a bacia hidrográfica como uma unidade de planejamento do uso e manejo de recursos naturais, procurando integrá-la à questão da ocupação urbana e sua dinâmica.

A propósito deste tema, é fundamental contextualizar a importância do uso e aplicação de questões associadas em parâmetros, tais como a delimitação da área e reconhecimento do ambiente físico da bacia como visão estratégica do planejamento; a bacia como célula de análise integrada, que permite a conexão entre a organização espacial dos grupos sociais e os aspectos do ambiente físico; e a aplicabilidade de legislação específica, para esta unidade hidrográfica quanto à gestão e gerenciamento.

Segundo Magalhães Júnior (2007):

“A gestão da água deve ser incorporada a um processo mais amplo de gestão ambiental integrada, sendo valorizado o princípio de uso das bacias hidrográficas como unidades de intervenção e a adoção da abordagem sistêmica nas análises das interações ambientais e na busca por respostas e soluções para problemas específicos.”

As bacias hidrográficas são uma das principais unidades de estudo e modelo de gestão dos recursos hídricos, pois, a partir delas é possível elaborar planejamentos territoriais que evitem ou minimizem tanto os problemas sociais (decorrentes das enchentes, deslizamentos), quanto os problemas ambientais (desmatamentos, poluição, aterros das nascentes etc.) tão comuns nos dias atuais. Entende-se por bacia hidrográfica, a área drenada por um rio principal e seus afluentes, que pode ser delimitada a partir das cotas altimétricas estabelecidas pelos divisores de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (70.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com